Já se foi o tempo em que as empresas de finanças perguntavam “Por que devemos integrar o SMS nos negócios?”. A questão agora é “Como podemos integrar o SMS Marketing em nossa fintech de serviços financeiros?”.
O serviço de mensagens móveis teve um grande crescimento nos últimos anos e o SMS se tornou uma peça-chave no ciclo de vendas e aumento de rentabilidade.
De acordo com um relatório da Global Mobile Money, até 69% dos usuários utilizaram seu dispositivo móvel para realizar uma atividade bancária, enquanto 66% realizaram alguma forma de transação diretamente de seu dispositivo.
As médias e grandes empresas do setor financeiro estão começando a adotar a onipresença da tecnologia móvel e estão integrando o SMS em suas comunicações.
Afinal, os envios de SMS são benéficos para todas as áreas de Marketing, Vendas e Suporte. Por exemplo:
- Marketing: enviar ofertas e promoções'
- Vendas: enviar informações de produtos e transações aprovadas;
- Suporte: reportar atividades na conta e direcionar links de ajuda.
- Notificações: alertar sobre nível de saldo, enviar notificações de pagamento e lembretes de reuniões.
💡 Você sabia? Além da conformidade regulatória, a retenção de clientes é o maior desafio que as fintechs enfrentam. De acordo com um estudo, os custos de aquisição de clientes de banco de varejo giram em torno de US$200. Com o cliente médio gerando cerca de US$150 em receita a cada ano, a empresa precisaria reter esse cliente por mais de um ano e meio apenas para recuperar os custos.
É por isso que as empresas com visão de futuro entendem os benefícios de manter clientes a longo prazo.
Para melhorar a experiência, e para acompanhar as inovações tecnológicas, adicione a opção dos clientes usarem SMS.
⚠ Leitura obrigatória para quem quer usar o SMS em seu arsenal de Marketing:
👉🏼Saia do básico: 3 ideias de disparos de SMS que vão além das promoções
👉🏼 3 dicas de como fazer Marketing para Fintechs com WhatsApp e SMS
Três dicas para fazer SMS Marketing em sua fintech de serviços financeiros:
1. Conecte-se com os clientes em seu canal preferido!
O mobile banking permite que os clientes solicitem informações rapidamente direto de sua plataforma favorita. Por ser uma maneira eficiente e eficaz para manter clientes atualizados, você pode aproveitar e oferecer o envio das mensagens instantâneas também, para:
- Promoções: envie ofertas e promoções via SMS.
- Programa de fidelidade: compartilhe insights e benefícios em programas de fidelidade.
- NPS: obtenha feedback e solicitação de suporte através da disponibilização de links com formulários.
- Renovações de política: envie lembretes ou divulgue apólices de seguro com cotações e links.
Além disso, ao enviar o SMS usando integrações com os sistemas da fintech via API (Application Programming Interface) — mecanismo que permitem às aplicações interagirem entre si —, é possível personalizar as notificações e enviá-las em tempo real, oferecendo uma melhor experiência ao cliente.
O Xoom, um provedor de transferência digital e membro PayPal, ajuda os consumidores a enviar dinheiro, pagar contas e recarregar o celular pré-pago de qualquer lugar do mundo. A empresa envia ao remetente e ao destinatário uma confirmação em SMS na forma de um alerta de transação em tempo real, o que elimina a necessidade de acompanhamento adicional entre as partes. Essas atualizações de SMS provaram ser um recurso de muito sucesso para médias e grandes empresas de fintech.
2. Melhore a jornada do cliente com informações contextuais!
O contexto é a chave para criar ótimas conversas e experiências excepcionais, além da melhor padronização da sua comunicação.
Quando os clientes recebem mensagens personalizadas especificamente para eles, é provável que prestem atenção. Na verdade, o conteúdo personalizado supera o conteúdo generalizado em 42%.
Portanto, certifique-se de incluir personalização em seu marketing. As organizações financeiras inovadoras estão aproveitando os dados do cliente de dentro do CRM (software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) para melhor responder às suas necessidades e criar pontos de contato mais personalizados.
As mensagens SMS personalizadas podem ser enviadas a partir do histórico do contato, informando-os sobre oportunidades de investimento de acordo com seu perfil, detalhes de empréstimos ou lembretes com deadlines de pagamento.
Com uma boa plataforma de disparos em massa de SMS, você pode habilitar automaticamente o envio de mensagens customizadas, diretamente do CRM.
3. Escolha um parceiro de comunicação confiável!
O setor financeiro é um dos setores mais examinados pelos reguladores.
Portanto, quando se trata de oferecer uma comunicação sob demanda, utilize soluções que atendam às necessidades de personalização, privacidade, segurança e conformidade.
Os bancos e fintechs de serviços financeiros podem ter a segurança de incorporar recursos de SMS com a Twilio, líder mundial em comunicação na nuvem.
A NA5 integra a Twilio com a HubSpot, eleita como plataforma líder em Automação de Marketing para grandes empresas.
Com a plataforma NA5, médias e grandes empresas podem enviar SMS em massa com a tecnologia da Twilio em fluxos de automações no CRM da HubSpot. Sua fintech poderá:
- Realizar os disparos em massa com super velocidade;
- Analisar o status de entrega dos SMS (powered by Twilio Messaging Insights);
- Combinar os envios de SMS com outras ações nas réguas de relacionamento, como envios de e-mails, exibição de anúncios, criação de tarefas de ligações, etc.
Através da nossa solução integrada, você conseguirá atender os requisitos do setor de serviços financeiros, com tecnologias confiáveis e de alta qualidade.
Isso é especialmente importante para as comunicações transacionais.
Transforme sua comunicação com disparos de SMS.
Os serviços de SMS em massa são altamente benéficos, pois ajudam a obter um valor agregado e vantagem sobre o mercado, que pode ficar saturado em um ritmo muito rápido.
O imediatismo, conveniência e a natureza pessoal das mensagens oferecem às instituições financeiras a oportunidade perfeita para se conectar com clientes em todo o mundo.
Intensifique sua comunicação usando SMS para construir relacionamentos dinâmicos e interativos ao longo de toda a jornada do cliente — envolvendo, encantando e, por fim, retendo seus clientes.
Contrate soluções confiáveis e reduza o tempo de fechamento de novas vendas, gere valor para sua empresa e obtenha mais lucros!
É a verdadeira transformação digital na comunicação do sistema financeiro.