A ferramenta de previsão de vendas (forecast) da HubSpot é uma das mais interessantes para gestores que querem ter um controle e poder analítico muito maior sobre sua operação de vendas.
O forecast da HubSpot possibilita uma visão em tempo real do desempenho de cada vendedor, seus resultados parciais em relação às metas estipuladas e, o mais importante: quantos negócios estão ativos no Pipeline (em negociação) e quão próximos estão de serem fechados.
Isso dá aos gestores insumos para poderem (1) analisar com profundidade cada vendedor, (2) prever desempenhos e (3) propor ações rápidas para atingir o resultado esperado antes do fechamento da semana, mês, trimestre, semestre ou ano.
Como funciona o modelo de previsão da HubSpot
A ferramenta de forecast da HubSpot oferece uma previsão sobre todos os negócios ativos registrados na plataforma e quais suas probabilidades de fechamento em cada mês do ano.
Por padrão, a HubSpot utiliza as propriedades:
- “Etapa do Pipeline” que está atrelada com a probabilidade de fechamento;
- “Valor do Negócio” para definir a receita;
- E a “Data de Fechamento do Negócio” para agrupar a previsão de fechamento por período.
Com isso, a HubSpot cria “Categorias Prevista”, que são:
- Não previsto (Negócios perdidos)
- Pipeline (Negócios com baixa probabilidade de serem fechados)
- Melhor Caso (Negócios com probabilidade moderada de serem fechados)
- Alocar (negócios com alta probabilidade de serem fechados)
- Negócio Fechado (Negócios que foram fechados no período previsto)
As categorias previstas são configuradas automaticamente pela plataforma, mas podem ser modificadas de duas maneiras:
- Usuários com acesso à edição dos Negócios na HubSpot, podem alterar individualmente cada Negócio na propriedade “Categoria Prevista”.
É importante ressaltar que este processo manual é pouco eficiente, além de poder ser overwritten (sobrescrito) por uma mudança na etapa do Negócio que aumentará ou reduzirá a probabilidade de fechamento e, consequentemente, alterará a categoria prevista. - Usuários com acesso à edição da ferramenta de Previsão podem configurar como as categorias previstas são organizadas. Para ver o passo a passo, veja o tópico abaixo “Personalize a previsão”.
A ferramenta de forecast é essencial para que os gestores possam conversar com cada membro da sua equipe de Vendas e identificar onde são necessários mais esforços para atender às suas metas.
O forecast da HubSpot, na prática
O recurso de previsão de vendas da HubSpot está disponível para usuários Sales Hub Professional ou Enterprise, e Service Hub Professional ou Enterprise. Ele pode ser acessado rapidamente, através do menu superior da plataforma, em Vendas>Previsão.
Ao selecionar a funcionalidade, uma janela se abrirá conforme a imagem abaixo. Após a imagem, sinalizamos o que cada uma das colunas representa.
- NOME - Coluna que organiza os nomes e equipes selecionadas
- CUMPRIMENTO DA META - Coluna que organiza o valor total dos pedidos de cada usuário e quão próximo estão da meta estipulada
- TOTAL - Coluna que organiza o valor total dos pedidos de cada usuário
- PIPELINE - Coluna que organiza o valor total dos pedidos com pouca possibilidade de fechamento
- MELHOR CASO - Coluna que organiza o valor total dos pedidos com possibilidade média de fechamento
- ALOCAR - Coluna que organiza o valor total dos pedidos com muita possibilidade de fechamento
- ENVIO DE PREVISÃO - Previsão manual preenchida por gestores ou vendedores - a depender da permissão configurada
- Nome da equipe selecionada
- Nome de cada usuário e equipe pertencente
- Meta definida para cada usuário, soma total de pedidos fechados e distância da meta estipulada (barra)
- Soma total de pedidos previstos para fechamento de cada vendedor
- Soma de todos os pedidos do vendedor que estão em etapas do pipeline considerados com pouca possibilidade de fechamento
- Soma de todos os pedidos do vendedor que estão em etapas do pipeline considerados com possibilidade média de fechamento
- Soma de todos os pedidos do vendedor que estão em etapas do pipeline considerados com muita possibilidade de fechamento
- Previsão manual de cada vendedor sobre valores fechados na data estipulada.
Personalize a previsão
O cálculo de previsão de fechamento, categorizado como PIPELINE (pouca possibilidade de fechamento), MELHOR CASO (possibilidade média de fechamento) e ALOCAR (alta possibilidade de fechamento), é feito automaticamente pela HubSpot, com base nas configurações do Pipeline de Vendas.
Ao criar um Pipeline, cada etapa aumenta as possibilidades de fechamento e é zerada quando o negócio é considerado perdido. No entanto, você pode configurar a probabilidade de fechamento que a etapa representa no processo comercial.
No pipeline abaixo, as etapas foram manualmente criadas para representar um processo comercial personalizado.
Para refletir exatamente como cada etapa aumenta a probabilidade de fechamento de um negócio, alteramos os valores de “Probabilidade de fechamento do negócio”, em Configurações>Negócios>Pipelines. O resultado foi esse:
- Além dessa possibilidade, você também pode personalizar diretamente a ferramenta de previsão. Para isso, basta seguir esse passo a passo.
- Selecione o ícone “⚙” (Configurações) no canto superior direito do Menu
- No menu lateral esquerdo, selecione Objetos > Previsão
- Em seguida, clique em “Pipelines” e selecione o pipeline que deseja configurar
- Clique na caixa de opt-in “Automatizar as categorias de previsão”
A partir de então, você pode escolher quais etapas do Pipeline selecionado representam as categorias Não Previsto (sem possibilidade de fechamento), Pipeline, Melhor Caso, Alocar e Negócio Fechado.
A HubSpot oferece controle total para os gestores da operação, que podem prever com muito mais facilidade o sucesso do seu time e promover estratégias para lidar com situações abaixo das expectativas - sem ter que esperar o fechamento do ciclo.
✨ DicaPro: Os gestores que querem fazer análises minuciosas podem contratar o recurso adicional "Relatórios" da HubSpot.
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