Em diversas consultorias que oferecemos para médias e grandes empresas de todo o país, notamos que uma pequena dúvida sobre o valor dos negócios no Pipeline da HubSpot tem gerado dores de cabeça para gestores e analistas.
Esta é uma dúvida especialmente comum entre dos gestores de vendas e RevOps que utilizam o Sales Hub Professional ou Enterprise, combinado com a ferramenta de Produtos (dentro de Negócios) com venda única e recorrente:
"Como é possível atualizar automaticamente o valor do Negócio (Deal) considerando oportunidades que incluem produtos (ou serviços) de pagamento único com outros recorrentes?"
É justamente sobre isso que falaremos hoje, e te ajudaremos a resolver um problema que pode fazer você perder horas buscando uma solução, em menos de 5 minutos.
O problema
A dor de cabeça é gerada pela seguinte questão: quando um Negócio (Deal) no Pipeline de Vendas possui produtos de venda única e venda recorrente, o valor total do Negócio não considera todos os meses de pagamentos recorrentes que o cliente fará. Ou seja, o valor do Negócio na HubSpot, não reflete a realidade da transação entre a empresa e o cliente.
Bom, vamos sair um pouquinho do teórico e mostrar como isso acontece na prática. Neste exemplo, cadastrei 3 produtos e os vinculei a um Negócio. Os produtos são:
- Produto #01 - com custo de R$ 2.000 em uma compra única;
- Produto #02 - com custo de R$ 5.000 em uma compra única;
- Produto #03 - com custo de R$ 1.000 em compras recorrentes com vigência de 12 meses.
Portanto, o valor total acordado no negócio é de R$ 19.000.
No entanto, na apresentação do Negócio no Pipeline da HubSpot, você verá o valor de R$ 8.000.
Isso acontece porque, nas configurações padrão da HubSpot, a soma total do Negócio considera apenas a soma dos preços líquidos da compra no primeiro fechamento. Mas, não se preocupa não, tá? É super rápido para mudar essa configuração!
Você só precisa seguir estes passos:
- Clique no ícone “⚙” (engrenagem) no canto superior direito da plataforma HubSpot;
- Em seguida, no Menu lateral à esquerda, vá para Gerenciamento de Dados > Objetos > Negócios;
- Em Valor de Negócio Padrão selecione a opção que melhor se adequa à sua operação.
Conheça as opções e diferenças:
- Total que vence no fechamento (antigo) - Método padrão que soma apenas o valor do fechamento e não considera o valor recorrente;
- Valor Total do Contrato (TCV) - Soma de todos os produtos únicos e recorrentes vinculados ao negócio;
- Valor Anual do Contrato (ACV) - Valor do negócio para os próximos 12 meses;
- Receita Anual Recorrente (ARR) - Valor do Negócio, considerando apenas os produtos recorrentes. Se o produto recorrente não tiver um prazo estipulado, a HubSpot considerará que são 12 meses e apresentará a soma no Negócio;
- Receita Recorrente Mensal (MRR) - Soma de todos os valores recorrentes vinculados ao negócio, dividido pelo número de meses de cada produto;
- Entrada Manual - O valor não aparecerá no Pipeline até que alguém insira os números corretos na edição do Negócio.
E voilà! As alterações são automaticamente feitas em todos os Pipelines da HubSpot. Não é possível selecionar diferentes padrões para cada Pipeline.
No entanto, vale ressaltar que essa forma de exibição não limita os relatórios disponíveis. Ao criar relatórios personalizados com base em Negócios, por exemplo, você pode selecionar as mesmas propriedades apontadas acima, independentemente das configurações do Pipeline.
Veja na imagem que todas as propriedades estão disponíveis à esquerda no gerador de relatórios da HubSpot. Além disso, usando o nosso modelo de Negócio com o valor de R$ 19.000, os dados mostraram que:
- O valor de fechamento foi de R$ 8.000;
- O valor total foi de R$ 19.000;
- E o valor de receita anual recorrente (que considera apenas a compra recorrente), foi de R$ 12.000.
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