Se você não sabe o que é machine learning então é hora de aprender, principalmente no que diz respeito ao marketing digital.
Machine learning (ML), em português aprendizagem de máquina, é uma das manifestações mais incríveis e generalizadas da inteligência artificial. ML é um programa com a capacidade de otimizar, de forma independente seus próprios processos, analisando e agindo sobre os dados gerados por suas próprias atividades.
Modernizar seu marketing digital com o machine learning
Empresas que atuam com marketing digital estão focando no aprendizado da máquina para encontrarem padrões em dados e usarem as informações derivadas dessas análises para preverem ações futuras.
O aprendizado de máquina pode ser usado de diversas maneiras, incluindo:
- A capacitação de assistentes de voz, comando de voz.
- Chatbots cognitivos
- Aprimorando os mecanismos de recomendação
- Reduzindo a fraude
- Guiar carros auto-dirigidos.
- E entre outras.
Veja o caso do Inbound marketing, tem o foco em atrair clientes com conteúdo útil e relevante. Refere-se a fazer conexões calorosas, nutrir relacionamentos e fazer as coisas de uma forma mais pessoal e mais amigável. Ou seja, entregar a mensagem certa à pessoa certa no momento certo faz toda a diferença.
Entregar conteúdo super-personalizado em escala pode parecer contraditório, mas não é: apenas olhe empresas como Amazon, Netflix, Spotify. Então, qual é o segredo para fazer isso em escala? Essas empresas usam as informações certas, a inteligência certa e as ferramentas certas.
A Era da Assistência
Estamos na "Era da Assistência", como foi reforçado no evento Google Marketing Next 2017, na qual os consumidores esperam que as empresas, mais do que estarem presentes quando eles precisam, querem que antecipem as suas necessidades.
Se você tem interesse em colocar o machine learning para trabalhar em seu marketing digital, você pode usá-lo para reforçar as suas principais ações de marketing, com uma plataforma de automação de marketing já com AI (Artificial Intelligence) você consegue implementar suas estratégias e ações de marketing muito mais efetivas.
Personalize as informações que você tem
O machine learning permite que as organizações analisem e aprendam mais rapidamente a partir de dados de alto volume, variados e detalhados, seja estruturado, não estruturado ou semi-estruturado. Essas tecnologias podem ajudar as organizações a revisarem sua estratégia de análise na web.
Concentre-se em perceber o conceito de inteligência digital, ou seja, integrando análises web com outros dados e análises para obter uma visão abrangente dos clientes.
O machine learning pode parecer futurista, mas este cenário sustenta as interações inteligentes e eficientes o que beneficia os clientes e o negócios. As equipes de marketing podem se adaptar e evoluir através da exposição a novos dados rapidamente e podem acelerar a capacidade de uma empresa de atualizar de forma inteligente os processos existentes sem ser limitada pela velocidade dos seres humanos.
Veja abaixo 2 exemplos de aplicação:
Estratégia de Conteúdo
Gere mais tráfego com menos conteúdo. Estratégia de conteúdo usa a aprendizagem de máquina para entender os temas com os quais os motores de busca associam seu conteúdo. Você verá sugestões de tópicos úteis e métricas detalhadas, como competitividade e relevância, que ajudam você a aprimorar sua estratégia de SEO nas áreas de conteúdo corretas.
Predictive Lead Scoring
Forneça os melhores leads para a sua equipe de vendas acompanhar. Com a ajuda do aprendizado de máquinas, o Predictive Lead Scoring constrói um modelo personalizado e marca cada contato em seu banco de dados, dizendo-lhe quem é mais provável que compre. Por já estar conectado a diversos fontes de dados, como seu CRM, site, e-mails e contas sociais, não requer instalação e sua análise é mais precisa.
Fonte: HubSpot
Quer aprender mais sobre machine learning e como ele está mudando as técnicas de marketing digital? Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente nossos artigos em sua caixa de e-mail.