A forma como os clientes consomem produtos e serviços vem mudando radicalmente após a adoção da internet em larga escala. Ainda que muitos empreendedores reconheçam essa transformação, diversos deles ainda não perceberam que, ao mesmo tempo, também devem mudar suas ações de marketing e de vendas para que as empresas encontrem — ou sejam encontradas — por seus clientes.
Recentemente, a Hubspot, empresa líder em Inbound Marketing e plataforma de vendas, divulgou o lançamento do seu mais novo sistema de Customer Relationship Manager (CRM), uma ferramenta capaz de aprimorar a atuação de qualquer negócio na web. Ficou curioso para saber o que esse recurso pode fazer por sua organização? Então confira agora mesmo nosso post e saiba como vender mais e melhor com essa solução:
Gerenciamento de contatos
Assim como qualquer outro programa de CRM, o novo software da Hubspot permite que as empresas gerenciem seus contatos — pessoais ou empresariais — e registrem históricos de compras e interações já realizados. Mas qual é, então, seu diferencial?
Um dos grandes diferenciais do HubSpot CRM é a possibilidade de personalizar esses campos, filtros e colunas, facilitando, assim, a inserção de dados exclusivos do seu negócio pela equipe de vendas. Personalização e segmentação, sabe-se muito bem, são chaves para o sucesso de qualquer negócio!
Linha do tempo
Aproveitando-se da forma como as pessoas vêm interagindo nas redes sociais, o novo Hubspot CRM tem como um dos seus maiores destaques a visão dos clientes e prospects em formato de linha do tempo, o que facilita — e muito! — a navegação.
Nesse recurso, todas as interações da empresa com seus consumidores — seja por telefone, e-mail ou pelo próprio site — ficam registradas na linha tempo, permitindo, assim, uma busca bem mais organizada, já que se apresenta em ordem cronológica.
Comunicação em um clique
No novo Hubspot CRM, sua empresa também pode entrar em contato com um cliente por e-mail ou telefone com apenas poucos cliques. E como bem se sabe nos dias de hoje, quanto menos cliques, melhor!
Além disso, essas interações ficam todas devidamente registradas, fazendo com que a equipe de marketing e de vendas não precise atualizar no sistema cada pequeno esforço realizado com os clientes. Automatização garante maior produtividade e eficiência!
Notificações convenientes
Grande parte do processo de vendas na web tem o e-mail como ponto de contato, não é verdade? Por isso, outro recurso extremamente útil do Hubspot CRM é a notificação de leitura das mensagens enviadas aos consumidores e prospects.
Com essa ferramenta, a equipe de vendas saberá avaliar com precisão o momento mais inteligente para tentar retomar um contato — e o que é melhor: já devidamente informada sobre o conhecimento ou não da oferta!
Aproveitamento das redes sociais
O novo Hubspot CRM também permite que sua empresa puxe informações de contatos a partir das redes sociais, tanto de indivíduos quanto de empresas, o que facilita a obtenção de dados demográficos, além, claro, de informações sobre as preferências e os hábitos dos consumidores do seu negócio.
Se quanto mais informações acerca de seu público a organização tem, mais fácil passa a ser conseguir fechar uma venda ou construir um relacionamento mais próximo com ele, imagine só as maravilhas que esse recurso vai poder fazer pelo seu negócio!
Integração contínua
Como vimos no início deste post, o processo de vendas vem se modificando radicalmente com o massivo uso da web, fazendo com que canais virtuais — como o site e o blog, por exemplo — ganhem uma importância crescente.
Pensando nisso, o Hubspot CRM também tratou de se integrar com o site da sua empresa, o que permite monitorar melhor a jornada dos leads desde o topo do funil de vendas até o fechamento de uma compra. É a história de cada contato sendo construída junto com a sua!
Não se esqueça, ainda, de que todas essas informações reunidas em um só lugar também facilitam a geração de relatórios de vendas cada vez mais completos e precisos, possibilitando uma análise profunda das campanhas e outras iniciativas de marketing conduzidas pela empresa. Com isso, seu negócio pode aprender com o passado e traçar estratégias cada vez mais assertivas para o futuro! Parece promissor, não concorda?
Agora comente aqui e nos conte qual dos recursos trazidos pelo Hubspot CRM chamou mais sua atenção e pareceu mais vantajoso de acordo com as peculiaridades da sua empresa! Compartilhe suas impressões conosco e participe da conversa!