O WhatsApp é provavelmente o canal de comunicação mais usado em todo o planeta. Nessa fase crucial de adaptação digital, a integração do WhatsApp com o CRM está sendo a alternativa da maioria das empresas e os benefícios são vários: o salvará de muitas dores de cabeça, aumentará a produtividade da equipe e o ajudará a otimizar a comunicação com seus leads e clientes. Quer saber como a integração WhatsApp + HubSpot pode revolucionar o seu negócio? Vamos começar!
Não esqueça de dar uma olhadinha nesses conteúdos incríveis:
➡ Como a HubSpot implementou o WhatsApp na sua operação (Case de sucesso) ⬅
➡ A chave do sucesso: 4 motivos para integrar o WhatsApp ao CRM ⬅
➡ Como captar leads pelo WhatsApp ⬅
📊 WhatsApp + HubSpot
A maioria das empresas já estão recorrendo ao atendimento de WhatsApp, mas muitas delas ainda não estão integrado diretamente a um bom CRM externo que centralize todas as conversas. Ou, muitas vezes, as empresas optam por um CRM interno mais robusto, mas geralmente eles apresentando muitas falhas e acabam deixando diversos detalhes sobre o cliente e processos de fora. Isso porque não está conectado a um software verdadeiramente inteligente para transformar suas vendas. E acaba causando uma consequências bem infeliz para as organizações: a perda de grandes oportunidades.
Com um bom CRM, você vai ter um desempenho muito melhor do seu time, justamente por conta do excelente histórico de relacionamento do contato com sua empresa.
O conceito geral é que um WhatsApp que não esteja integrado diretamente ao HubSpot já é bem mais limitado, seja a automação, as conversas, o tempo de atendimento: tudo vai necessitar um levantamento de informações repetidas já você provavelmente não vai ter muita informação centralizada em um software maior. A inteligência é muito mais frágil.
Como você já deve saber, a HubSpot veio para solucionar isso. O software é uma ferramenta de destaque mundial, e seu forte é justamente esse: ser um CRM verdadeiramente inteligente e all-in-one: marketing, vendas e serviços.
📲 Seus atendimentos nunca mais serão os mesmos
Com a integração NA5 Plataforma junto do WhatsApp + HubSpot, são inúmeras possibilidades que você explorar: direcionar conversas por WhatsApp para cada área de atendimento através do chatbot, criação de automações de WhatsApp diretamente nos workflows da HubSpot, histórico completo das conversas na timeline do contato e muito mais. Seus atendimentos por WhatsApp nunca mais serão os mesmos.
Sem contar que, com diferentes membros da equipe usando suas contas pessoais do WhatsApp para interagir com os clientes e responder às suas dúvidas, é difícil acompanhar a operação. Ao integrar o WhatsApp com o CRM, você pode fornecer a todos os membros da sua equipe uma comunicação centralizada. Isso manterá todos os membros da equipe na mesma página e garantirá que eles sejam atualizados com os diferentes problemas dos clientes e forneçam as melhores soluções em tempo ideal. Além disso, isso centralizará toda a comunicação empresarial e aumentará a eficiência nas operações com o cliente.
Ofereça a melhor experiência para seus clientes e funcionários
Graças à Plataforma NA5 ainda dá para ir mais longe: você consegue atualizar os dados do CRM sem precisar sair da tela de atendimento. Como as conversas de WhatsApp e o histórico do contato aparecerão na mesma tela, a integração possibilita que você crie automações que atualizam as propriedades do contato no CRM da HubSpot, e pode fazer manualmente com o seu agente também: a partir de respostas para as suas perguntas feitas no WhatsApp.
Crie conversas no WhatsApp através dos fluxos de trabalhos da HubSpot
Basicamente, as conversas por WhatsApp vão gerar ações automáticas em todo ecossistema da HubSpot. Com as automações de WhatsApp nos workflows do CRM, dá para criar tickets, tarefas de acompanhamento do vendedor, envio de e-mails e muito mais. Tudo depende de como sua empresa pretende desenvolver os fluxos de conversas com os leads e clientes.
Aproxime-se verdadeiramente dos seus contatos
Ah, e com os workflows, você também consegue desenvolver conversas e inserir mensagens de WhatsApp de acordo com as Réguas de Relacionamento da sua empresa, para aprofundar o seu relacionamento com seus contatos em uma comunicação totalmente eficiente. Com isso você terá históricos fresquinhos de todas as interações com sua empresa e a experiência desses contatos vai ser totalmente única e customizada.
Todas as conversas serão salvas para você analisar depois
Com todas as suas conversas em um mesmo local, será muito mais fácil ter controle do que seus agentes fizeram de certo ou errado, para estudar melhor as oportunidades (e perdas) ao otimizar abordagens futuras, desenvolver fluxos de conversas, avaliar os atendentes; e de uma forma geral, transformar os resultados do seu time. Você terá uma visão completa (através do dashboard e relatórios de atendimento dos agentes e vendedores) das conversas em andamento, tempo da fila e agentes livres. Ou seja, você vai acompanhar de perto toda sua operação.
Gere leads e qualifique-os automaticamente
Toda lead que iniciar uma conversa por WhatsApp será automaticamente registrado como contato na HubSpot se for a primeira vez que ele entrar em contato com a empresa. Junto a isso, todos os contatos serão qualificados através da automação do ChatBot. Você poderá descobrir efetivamente se o cliente em potencial pode comprar seu produto ou serviço e definir os possíveis obstáculos. Se eles atenderem às qualificações, esse prospect qualificado será automaticamente encaminhado para um vendedor real.
Você irá customizar suas conversas para sua empresa se envolver com seu cliente, gerar leads e avaliar todos os prospects em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Informação é poder 💪🏼
Adicione o WhatsApp ao seu HubSpot sem esforço e sem conhecimento técnico com a NA5 Conversas! Na plataforma você terá uma infinidade de possibilidades: automações inteligentes, atendimento rápido, contextualizado, especializado e agentes muito mais eficientes e preparados.
A NA5 é Parceira Oficial da HubSpot no Brasil. E o NA5 Conversas utiliza a integração oficial do WhatsApp Business API (oferecida pela Twilio) para integrar todas as conversas de Whatsapp e SMS ao CRM da HubSpot, em uma verdadeira central Omnichannel para sua empresa ter todas as informações centralizadas, com segurança e com possibilidade de segmentações e automação de marketing.