O WhatsApp é uma das ferramentas mais relevantes para empresas brasileiras criarem um relacionamento próximo com seu público, oferecem seu atendimento ao Cliente e até criar um canal de vendas. Mas você sabe como captar leads pelo WhatsApp?
No artigo dessa semana, vamos responder essa pergunta 😉
Aprenda como utilizar o WhatsApp Business API, integrado ao CRM, para aumentar seus leads e gerar novas oportunidades para o seu time de vendas.
Não esquece de dar uma olhadinha nesses conteúdos incríveis:
➡ Como a HubSpot implementou o WhatsApp na sua operação (Case de sucesso) ⬅
➡ 4 dicas para montar um template de WhatsApp Business infalível ⬅
➡ 5 cuidados que todo Diretor Comercial precisa ter na gestão do Whatsapp ⬅
WhatsApp é um CTA (call-to-action) extremamente atrativo – seja no online ou offline
Uma das formas mais eficientes e vantajosas para as empresas captarem leads é através da disponibilização de códigos promocionais que podem ser enviados para o número de WhatsApp da sua empresa.
Além do mais, a disponibilização de um telefone para contato via WhatsApp funciona como um “CTA passivo” para captar leads – principalmente se ele estiver integrado ao CRM – e que funcionam todas as variáveis de peças publicitárias: tanto online quanto offline.
Por exemplo:
- Em peças online: "Clique aqui e fale conosco via WhatsApp."
- Em peças offline: "Envie “OLÁ” para 0XX11 9999-9999"
As peças offline são mais desafiadoras na captação de leads, certo? Mas, por exemplo, em publicidade em rádios e televisão, que naturalmente focam em campanhas de awareness, pode usar o WhatsApp como um canal de contato. E esse canal de contato é bem melhor do que chamadas como “acesse a página www.nomedaempresa.com.br/produto” ou até no uso de QR Codes, que ainda não são muito comuns na cultura digital brasileira.
Sem contar que, em plataformas online, redes sociais e sites também – como o WhatsApp é uma fonte de contato muito mais intimista e presente no dia a dia dos usuários – o público se sente mais inclinado a conversar por WhatsApp do que por outros lugares, como mostra esta experiência da HubSpot com WhatsApp.
Maximize o número de conversas iniciadas pelos prospects para captar leads pelo WhatsApp
Para que isso aconteça, você pode utilizar diversos meios para facilitar e incentivar o usuário a iniciar uma conversa com sua empresa.
Se, para uma loja física, a única alternativa disponível é exibir seu próprio número do WhatsApp na vitrine, as possibilidades de um negócio online são certamente múltiplas e podem ser identificadas em 3 tipos:
Use o chat do WhatsApp no seu site
A maneira mais fácil de gerar novas conversas, e consequentemente, leads para sua base, é garantir que os usuários que navegam no site da sua empresa possam começar a conversar facilmente com apenas um clique.
O WhatsApp disponibiliza em seu site links que, por meio de ferramentas de popup, permitem integrar o chamado click-to-chat em qualquer parte do site. Alternativamente, é possível usar um widget de chat que, em poucos minutos, permite instalar um botão de chat do WhatsApp em todas as páginas do site.
Esta estratégia é ótima pois gera um canal rápido e confortável para o usuário e, ao mesmo tempo, permite que novos contatos serão gerados automaticamente por aqueles interessados em conversar com a empresa.
Crie CTAs para suas postagens nas redes sociais
As redes sociais podem ser uma excelente oportunidade para gerar novos diálogos com seus clientes!
Em tese, a lógica é a mesma. Oferecer, para o seu público (neste caso nas redes sociais) um canal rápido e prático para o seu público se comunicar com a empresa. E, ao integrar esse canal ao CRM, automaticamente gerar leads para sua empresa.
Integre o WhatsApp ao CRM da sua empresa
E por último, mas não menos importante: a integração do WhatsApp API ao CRM da empresa é a melhor maneira de garantir que nenhuma oportunidade valiosa no WhatsApp seja perdida.
A partir do momento que uma pessoa envia uma mensagem para o número solicitado, é possível criar um contato no CRM e desenvolver réguas específicas que aumentam os resultados de conversão em clientes, além de reaproveitá-los para novas campanhas.
Ou seja, é vital para as estratégias de captação que sua ferramenta de disparos e conversas faça parte de uma ferramenta de integração para garantir que os melhores resultados sejam obtidos. Isso porque todos os seus leads, informações sobre eles e propriedades estarão registradas dentro das réguas de relacionamento da sua empresa, e tudo de forma organizada e automática.
Tudo em um só lugar
A NA5 Conversas é uma plataforma de integração de WhatsApp com HubSpot disponibilizada pela NA5 permite ir além do que conversar via WhatsApp. É possível disparar mensagens automáticas de WhatsApp e SMS definidas diretamente nos Fluxos de Trabalhos (workflows) e todas as conversas de WhatsApp e SMS são salvas automaticamente no CRM da HubSpot de forma rápida e eficiente.
Além disso, também é possível receber ligações telefônicas (inbound), na interface de Omnichannel. Para conhecer mais sobre essa solução, clique aqui.
Ganhe vantagem no mercado através do WhatsApp
Os profissionais de marketing que criam campanhas que funcionam com– e não contra – as características exclusivas do WhatsApp terão uma grande vantagem no mercado. A falta de publicidade e presença corporativa no WhatsApp significa que os primeiros usuários podem realmente se destacar , se você fizer isso bem feito e contar com as melhores ferramentas para te ajudar!
Quer aprender ainda mais dicas sobre como utilizar WhatsApp API nas suas estratégias? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as dicas de expert que lançamos semanalmente por aqui.