Você já se perguntou como funciona uma API de SMS?
É um processo desconhecido para muitos, mas a mecânica por trás dele é simples. Neste artigo, explicaremos o que é uma API de SMS, como funciona, os benefícios de usá-la para mensagens de texto comerciais e seus tipos mais recomendados.
Boa leitura!
O que é uma API?
Você já fez o cadastro em um site usando a sua conta do Facebook ou Google, por exemplo? Se sim, você usou uma API.
Uma API, ou Interface de Programação de Aplicativo, disponibiliza as funções de um sistema para outro. APIs operam como se estivessem em segundo plano, invisíveis para os usuários.
Os engenheiros de ambos os lados dos sistemas usam protocolos como REST para estabelecer essa comunicação. A “API” de um sistema refere-se aos "comandos" (endpoints) executados via protocolo que gera uma requisição e, dependendo do método, um retorno.
O que é uma API de SMS?
Uma API de SMS é um tipo de API que permite que sua empresa dispare mensagens de SMS (Short Message Service) a partir de gatilhos em seus sistemas e aplicativos.
Ela possibilita que sua empresa opere enviando mensagens transacionais (como notificações, por exemplo) 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para envio de mensagens publicitárias, é necessário seguir as restrições de horários estabelecidas pela Anatel e CDC (Código de Defesa do Consumidor).
As empresas têm obtido melhores taxas de conversão com os envios de SMS, se comparado com disparos de e-mails. Por isso, o uso de automações para envios de SMS tem ganhado espaço nos planejamentos estratégicos dos departamentos de Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente.
Como funciona uma API de SMS?
A API de SMS geralmente é fornecida por uma empresa de mensageria (broker) que realiza interface de conexões (gateways) com as operadoras de telecomunicações, simplificando todo o processo burocrático se você tivesse, por exemplo, que estabelecer um contrato com cada operadora local.
Geralmente, as empresas de mensageria fornecem códigos de exemplo (bibliotecas) nas linguagens de programação mais populares (C#, Java, Node.js, PHP, Python, Ruby, etc) para facilitar o processo de integração pelas empresas que utilizarão os seus serviços, economizando tempo e dinheiro.
A sua empresa celebrará um contrato com a empresa de mensageria definindo o valor por disparo de SMS, que é geralmente atrelado ao compromisso mínimo mensal de pagamento. É oferecido um desconto progressivo, ou seja, quanto maior o volume de SMS contratado, menor é o valor pago.
🚨 Lembre-se de que o usuário deve optar por receber quaisquer mensagens SMS de sua empresa, através do opt-in, pensando na experiência do cliente e também atender a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o Marco Civil da Internet.
Exemplos de como as empresas usam a API de SMS
A API de SMS permite que você envie uma grande quantidade de mensagens de texto em questão de segundos. Isso pode acontecer tanto em campanhas pontuais, baseadas em data/hora, e réguas de relacionamento a partir de fluxos de automações engatilhadas, por exemplo, a partir de ações dos usuários.
Usar a API de SMS permite realizar uma comunicação eficiente, profissional e segura.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais sua empresa pode usar a API de SMS:
- Envio de mensagens transacionais, como confirmação de cadastro ou compra
- Envio de mensagens personalizadas, incluindo mensagens SMS em massa
- Envio de senhas de uso único (OTPs)
- Envio de códigos de verificação de número de telefone celular
- Confirmar compromissos ou reservas
- Rastreamento de entregas de mensagens para fornecer feedback sobre os serviços de atendimento ao cliente
- Promoção de vendas e descontos
- Envio de campanhas de marketing segmentadas
- Envio notificações de rastreamento em remessa
- Solicitação de aprovação de serviço para liberar mão de obra
- Agendamento de mensagens urgentes em intervalos definidos
- Uso de autenticação de dois fatores (2FA) para segurança de conta
💡 Confira também: 6 erros que você pode estar cometendo em suas campanhas de SMS Marketing
Melhores práticas para usar a API de SMS
Uma das questões mais debatidas entre empresas que usam estratégias de SMS em sua operação é sobre a utilização do SMS Long Code ou SMS Short Code para os disparos.
Confira todos os tipos:
API de envio de SMS por Long Code
O Long Code é o tipo de envio de SMS no qual o número do telefone do remetente possui a mesma quantidade de dígitos que uma linha "tradicional".
Se números convencionais (Long Codes) enviam um número muito grande de mensagens para números registrados em determinadas operadoras, as próprias operadoras (e não a Anatel) podem bloqueá-los por entender que essa é uma mensagem de spam.
Por isso, o Long Code é recomendado para mensagens peer-to-peer (P2P), ou seja, SMS trocados de um ponto para outro – de pessoa para pessoa. Por exemplo, se o seu sistema faz a "ponte" entre um prestador de serviço e um cliente, como o Uber ou o iFood, que as duas pessoas (pontas) podem trocar mensagens, mas um não tem acesso diretamente ao número do outro, pois o seu sistema age como uma máscara, seu sistema entra no critério peer-to-peer.
Para quem quer fazer campanhas de SMS Marketing ou envios de mensagens transacionais, você deve usar o Short Code.
API de envio de SMS por Short Code
No SMS Short Code, a empresa utiliza um código curto de 5 ou 6 dígitos para disparar suas mensagens de SMS.
Short Code compartilhado
No caso do "short code compartilhado", modelo mais utilizado pelas empresas no Brasil, um mesmo número de 5-6 dígitos é usado por diferentes empresas.
A empresa que usa uma API de SMS para disparar as mensagens usando short code compartilhado tem menos funcionalidades. Por exemplo, se um contato responder a uma mensagem enviada por um short code compartilhado por várias empresas, o fornecedor do serviço de mensageria (broker) não tem como repassar a resposta para o destinatário correto, já que várias empresas podem ter disparados mensagens para aquele mesmo contato.
Assim, geralmente empresas de mensageria não oferecem o recurso de recebimento de mensagens (inbound) para short code compartilhado.
API de envio de SMS por Short Code Dedicado Nacional
É possível que a empresa que deseja fazer uso da API de SMS contrate um "short code dedicado nacional" junto ao seu fornecedor de mensageria, comercializado geralmente como um contrato de aluguel anual.
A empresa tendo um número exclusivo de SMS para o período contratado poderá usufruir das seguintes vantagens:- o contato pode fazer opt-out diretamente por SMS (respondendo, por exemplo, com STOP ou SAIR);
- A mensagem recebida pode ser direcionada para um chatbot com SMS, podendo fazer transbordo para um atendimento humano;
- Usufruir de uma velocidade superior de disparos de SMS por segundo.
Por ser necessário um investimento adicional, referente à locação do short code dedicado nacional, geralmente são empresas que enviam a partir de 400 mil SMS por mês que optam por disparar SMS usando esse diferencial. Neste volume, tanto o valor do aluguel anual do short code dedicado nacional fica menos discrepante do valor do contrato do compromisso mensal de compra de SMS, bem como os benefícios adicionais estão alinhados com a experiência do cliente que a empresa quer oferecer.
💡 Veja: 5 dicas para crescer sua lista de SMS.
API de SMS para envio de código de verificação de telefone
Se você pretende usar a API de SMS para usar para envio de código de verificação de número de telefone, neste caso a recomendação é contratar um serviço próprio para isso, como o Twilio Verify.
Afinal, se a empresa for desenvolver seu próprio sistema de verificação, existirá um custo por cada mensagem de SMS enviada. Mas, ao utilizar uma API específica para isso, como o Twilio Verify, a empresa paga só quando o número de telefone for validado. Ou seja, se o contato solicitar por algum motivo vários códigos, você só pagará quando o código correto for inserido e o número for validado.
👉🏼Leitura recomendada: O que é a Twilio? E como construir uma plataforma de comunicação de alta potência
Sobre a formatação dos números de telefones que receberão os SMS
Existem cuidados que precisa ter na formatação dos números de telefone para o qual precisa enviar um SMS.
Você deve utilizar o formato de número de telefone internacional padrão E.164, que é seguido por [+], [código do país], [DDD sem o zero] e por fim [número de telefone].
Conclusão
A API de SMS permite que sua equipe de TI possa incorporar o SMS em suas réguas de relacionamento e campanhas, possibilitando o aumento de conversões e estreitamento do relacionamento com os clientes.
O SMS ajuda a aumentar os pontos de contatos com o cliente, construindo uma relação mais forte e contribuindo com para que a equipe de RevOps aumente a receita.
A NA5 é parceira da Twilio, líder global em telecom na nuvem, e ajuda médias e grandes empresas a integrarem API de SMS com seus sistemas através de consultoria personalizada "mão na massa".