O SMS é simplesmente um dos canais mais poderosos que empresas SaaS podem em suas estratégias de Marketing. E o motivo é simples: a relevância do SMS para os usuários garante muito mais leituras e cliques nas mensagens - além de criar formas novas e diferentes de construir um relacionamento com seu público.
Conheça algumas estatísticas sobre SMS que vão explodir sua mente.
Para empresas SaaS isso significa um mar de novas oportunidades. Separamos para você 3 formas de explorar o todo o potencial SMS para SaaS. Confira:
1. Potencialize suas campanhas
Como já dissemos, o SMS como canal de relacionamento possui uma grande vantagem na taxa de abertura das mensagens - em comparação com a forma mais tradicional que é o e-mail. Mas há uma segunda característica que o torna ainda mais relevante para suas campanhas: ele é rapidamente lido.
Segundo dados da EZTexting, 90% das mensagens disparadas por SMS são lidas nos primeiros 3 minutos. Ou seja, você pode usar essa instantaneidade para impulsionar outras ações que estão ocorrendo naquele momento.
Vamos a um caso prático: você pode notificar sua base (que optou por receber mensagens de SMS) sobre uma “Live” da empresa que ocorrerá na próxima hora e ter a certeza de que as mensagens serão lidas no momento certo - e não horas depois.
Para empresas que trabalham com estruturas de Marketing mais complexas, você pode usar o SMS para falar de um evento físico que está acontecendo perto de sua região ou avisar que determinada ação já está no fim.
2. Acompanhe e relembre seus clientes sobre compromissos
Outra forma criativa e super efetiva de construir o relacionamento, aumentar o engajamento com o software e até mesmo tempo reduzir as taxas de turnover com SMS, é utilizando-o para acompanhar clientes durante todas as etapas do processo de aquisição e renovação dos contratos.
O exemplo mais clássico é a de utilização do SMS para relembrar clientes sobre o fim do contrato vigente e incentivá-lo a renovar a compra antes que os descontos oferecidos sejam invalidados. A dica especial aqui é já compartilhar um link rastreável com acesso à renovação em um clique. Seu cliente tem uma experiência com muito menos atritos e você ainda consegue mensurar o papel do SMS nessas conversões.
Mas é possível fazer mais: você pode, por exemplo, reforçar a importância de fazer determinado treinamento online, ou notificar clientes sobre reuniões com o time de Customer Success, kick off, etc…
3. Otimize suas campanhas de Upsell
O Upsell é uma das principais estratégias de empresas SaaS - em especial para aquelas que apostam nas estratégias do Freemium. E se sua empresa SaaS roda campanhas de Upsell sem SMS, pode ter certeza que suas taxas de conversão não são tão boas quanto poderiam.
Com o SMS você garante que suas mensagens estão chegando onde “push” e e-mails não conseguem, e o melhor é que isso é feito de forma escalável! Ofereça cupons de desconto exclusivos (de preferência com validade, para aumentar o senso de urgência) para usuários gratuitos e veja sua base de clientes pagos se multiplicar!
3. Utilize a melhor tecnologia de disparo de SMS para SaaS
Agora que você sabe como o SMS pode potencializar suas campanhas, aumentar o engajamento com sua plataforma, reduzir as taxas de turnover e ainda aumentar o número de clientes, só falta escolher a tecnologia que assegure não apenas que as mensagens sejam enviadas, mas que elas possam ser gerenciadas e automatizadas.
Por isso, você precisa conhecer a plataforma de envio de SMS em massa da NA5 (powered by Twilio) integrada à HubSpot.
Com ela, é possível enviar mensagens de SMS direto dos fluxos de trabalho (Workflows) da HubSpot. Sem migração de listas de contato. Tudo em único lugar.
E a melhor parte é que cada mensagem enviada fica registrada na timeline do contato, no CRM da HubSpot. Dessa forma, você pode avaliar como o comportamento dos usuários é influenciado por cada mensagem e entender de fato o papel do SMS nas suas estratégias.
Para conhecer tudo sobre a plataforma que está mudando a forma com as médias e grandes empresas olham para o SMS, clique aqui.