NA5

Blog NA5

O melhor do HubSpot Custom Objects — O Guia Completo

O melhor do HubSpot Custom Objects — O Guia Completo

Conheça tudo sobre o Custom Objects e sabia como ele permitirá que sua operação seja mapeamento por completo no CRM da HubSpot.

Publicado em por

HubSpot é uma plataforma poderosa para executar suas metas de marketing, vendas e suporte. Você pode acompanhar quase todas as facetas do seu negócio com a suíte de CRM da HubSpot e pode estender ainda mais sua funcionalidade com integrações e APIs. Mas, e se você precisar incluir um conjunto de propriedades específicas não estão representadas na coleção padrão da HubSpot (Contatos, Empresas, Negócios, Produtos, Tarefas e Tickets)?

Com o Custom Objects da HubSpot, nova funcionalidade que faz parte dos módulos “Enterprise” da plataforma, você está livre para personalizar seu CRM para atender às necessidades específicas de seu negócio.

Aprenda mais sobre como customizar o CRM da HubSpot para que ele fique perfeito para suas demandas:

O que é o Custom Objects da HubSpot

Em 2006, a HubSpot nasceu com o objetivo de se tornar a principal ferramenta de automações de marketing dos Estados Unidos. No decorrer dos anos, no entanto, ela expandiu suas funcionalidades para as áreas de Vendas, Atendimento ao Cliente e recentemente até para o Desenvolvimento (com o HubSpot Operations Hub). Hoje ela é muito mais do que a soma de suas partes, a HubSpot se tornou a plataforma de CRM mais completa do mundo!

O Custom Objects (objeto personalizado) surge desta constante evolução da HubSpot. Ele permite criar estruturas customizadas de organização e agrupamento de dados, tornando o CRM ainda mais fluido para atender os requisitos das médias e grandes empresas de todos os segmentos.

Um objeto personalizado representa um tipo específico de categoria de informações que uma empresa precisa mapear para seus processos internos e externos, e que não é contemplado na estrutura de dados padrão oferecida pelos módulos da HubSpot. São eles:

  • Contatos — conjunto de propriedades sobre um usuário/indivíduo, como histórico de acesso às páginas do site, e-mail vinculado e formulários preenchidos.
  • Empresa — conjunto de propriedades sobre uma empresa, como número de funcionários, tipo de negócio e receita anual.
  • Negócios — conjunto de propriedades sobre oportunidades geradas nos funis do HubSpot Sales Hub.
  • Tickets — conjunto de propriedades sobre os tickets abertos por clientes da empresa, registrados no módulo HubSpot Service Hub.
  • Produtos — conjunto de propriedades relacionadas aos produtos vendidos pela empresa.
  • Tarefas — conjunto de propriedades relacionadas às tarefas que usuários HubSpot vinculados à conta fizeram ou deverão fazer
Os registros dos objetos padrão e personalizados poderão ser associados (conter “amarrações") entre si. Isso facilita que os usuários do CRM HubSpot possam navegar entre as informações de diferentes objetos e gestores possam analisar como os objetos personalizados se relacionam e como isso impacta no relacionamento com a empresa.

O que você precisa saber para usar o Custom Objects:

  1. Você deve ter uma assinatura Enterprise de um dos módulos da HubSpot (Marketing Hub, Sales Hub, Service Hub ou CMS Hub).
  2. A única maneira de redefinir e criar um Custom Object é através de chamadas de API, que podem ser feitas usando aplicativos como Postman ou Insomnia. Uma vez criado um Custom Object, os usuários do CRM poderão criar, alterar e apagar registros.
  3. Os objetos personalizados criados são específicos da conta HubSpot a que pertencem.
  4. Existe um limite para a criação de Custom Objects. Para saber mais sobre a quantidade máxima de Custom Objects disponíveis para seu plano, clique aqui.

Alguns benefícios em usar o HubSpot Custom Objects

  1. Personalizar e-mails marketing automatizados com informações únicas sobre seus contatos (como código de rastreamento de pedidos ou contrato assinado)
  2. Criar relatórios sobre os registros de objetos personalizados
  3. Inscrever registros de objetos personalizados nos fluxos de trabalho (Workflows).

A importância dos Custom Objects

Os Custom Objects permitem que outros bancos de dados de sua operação sejam migrados para a HubSpot, criando, portanto, um poderoso centro de informações para sua empresa.

Independente do modelo de negócios e características únicas do seu segmento, é possível criar diferentes processos que atendam às suas necessidades e centralizem todas as informações bem organizadas em um único lugar.

Além disso, quanto mais dados você tem dos seus contatos em um único lugar, melhor a experiência que você pode oferecer por meio de relacionamentos ultra personalizados.

Exemplos de objetos personalizados da HubSpot

Provavelmente, há um milhão de maneiras diferentes de usar os objetos personalizados.

Veja a seguir, alguns exemplos de como os Custom Objects poderiam ser aplicados:

EdTechs

Pode-se criar objetos personalizados de turmas, que podem ser cruzados com os contatos que fazem parte desse grupo. É possível, por exemplo, criar propriedades dentro desse objeto como média do aluno por módulo, e ter uma visão comercial e educacional sobre os alunos, tudo na mesma plataforma.

Também é possível cruzar a origem dos canais de marketing por turma e entender como os canais influenciam as matrículas. Assim, você pode acompanhar seus desempenhos e criar estratégias muito mais poderosas para mantê-los satisfeitos e engajados com a universidade.

Fintechs

É possível criar objetos personalizados de fundos de investimentos ou ações. Dessa forma, associar os contatos às carteiras de investimentos específicas.

Ao usar essas informações como propriedades de um Custom Object, e não como propriedades do Contato, você pode criar informações (propriedades) próprias para cada tipo de investimento.

Construtoras

No caso das construtoras, você pode criar objetos personalizados de empreendimentos específicos, permitindo associar os contatos aos empreendimentos adquiridos e visitados.

SaaS

Para empresas SaaS (Software as a Service), é possível criar objetos personalizados de parceiros, franquias e até mesmo afiliados. O CRM torna-se o reflexo mais “puro” da sua operação, permitindo um controle muito maior e análise completa de cada etapa do processo.

Indústria

No caso das indústrias, você pode usar Custom Objects para criar conjunto de propriedades únicas para distribuidores/centros de distribuição e fornecedores.

Comércio eletrônico

E no comércio eletrônico, Custom Objects podem ser relacionado à informações sobre varejistas, contratos, transportadoras, informações sobre lojas físicas e muito mais.

Hunting (Recrutamento)

Na área de Recursos Humanos, o Custom Objects pode ser usado para criar propriedades exclusivas que serão utilizadas por Headhunters durante o processo de captação de candidatos para uma vaga.

Conclusão

Os Custom Objects da HubSpot oferecem uma gama infinita de possibilidades, e é ideal para os dados da empresa que antes ficavam fora do CRM da HubSpot. (Finalmente você poderá dar adeus a muitas de suas planilhas Excel!)

Organize as informações, conheça seus clientes em potencial, entenda os ciclos de marketing, vendas e serviços e pergunte quais dados eles usam para impulsionar seu sucesso.

Assim, você conseguirá organizar mais informações com facilidade e fazer um excelente trabalho com esta avançada funcionalidade do CRM da HubSpot.

A NA5 é especialista em implementar o CRM da HubSpot para médias e grandes empresas, garantindo que os clientes aproveitem o máximo da plataforma, desde o início com o onboarding NA5 de HubSpot.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Potencialize seu HubSpot Enterprise

Toda terça-feira à tarde, você receberá uma dica para aprender a fazer mais com seu HubSpot Enterprise em menos de 5 minutos.