Dizem, que a arte imita a vida, mas será que o contrário também não acontece?
Acredito, que em algum momento você assistiu um filme e percebeu o quanto se identificava. Muitos roteiros nos inspiram em nossa vida amorosa, nos motivam a superar problemas, e até mesmo contribuem em nossa criatividade.
Cinema na comunicação
Na área de comunicação, há muitos filmes que falam desse tema. Normalmente, nos cursos de jornalismo, rádio e tv, publicidade e marketing, são exibidos clássicos como “Cidadão Kane” e “Obrigado, por fumar”.
Inclusive na internet você pode encontrar listas e listas falando os “melhores filmes para determinada área”, mas algo que não citaram ainda foram sobre longa metragens que tratam de algo mais recente: marketing digital.
O Marketing digital em 3 filmes:
Eu listei 3 filmes que tratam muito bem sobre o uso das redes sociais no marketing.
Nenhum dos roteiros introduzem o marketing digital de forma ríspida, o tema é tratado de forma leve. Além disso, são muito inspiradores. Vamos conferir?
Chef
Carl (John Favreau) é um chefe de cozinha de um restaurante renomado, gosta do que faz, mas quer criar novos pratos. Porém, o dono do restaurante Riva (Dustin Houffman), quer continuar com o mesmo cardápio tradicional, e não aceita inovar.
Apesar de Carl não conseguir incrementar o cardápio, ele continua trabalhando no local. Porém, um crítico gastronômico vai até o restaurante, e escreve um artigo detonando o menu, e claro, fala sobre o restaurante servir as mesmas coisas desde sua abertura.
Nesse momento, já percebemos algo muito importante que esse filme nos trás: é preciso entender que, atualmente, tudo é efêmero, e precisamos estar abertos para novas ideias.
Carl cria um twitter e se envolve em uma discussão com o crítico por meio da rede social, o inesperado acontece e muitos pessoas passam a segui-lo para saber com vai ser o desfecho da briga.
Demitido e nenhum restaurante querendo contratá-lo por ele ter ficado com uma fama ruim, Carl decidi abrir um trailer de lanches, incentivado a ex-esposa Inez (Sophia Vergara). Motivo? Sua criatividade em mudar o menu de lanches constantemente, inovar no sabores, e utilizara principalmente o twitter, e outras redes sociais para divulgar qual seria a próxima parada de seu trailer, de forma divertida e atrativa.
O que se pode aprender é que as redes sociais podem gerar um marketing positivo e negativo, você precisa saber usar de forma certa, e conhecer o seu público. No caso, do Carl, ele gerou algo bem negativo primeiramente, e depois conseguiu consertar e fazer sucesso.
Outro ponto, foi focar em atualizar o cardápio constantemente, o que atraiu muitas pessoas a conhecer o seu trailer.
A Rede Social
O filme narra a trajetória do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que no filme é interpretado pelo ator Jesse Eisenberg.
Tudo começa, que, por vingança a sua ex-namorada, Mark decidi criar uma rede social onde todos podem dar uma nota para as garotas da Universidade Harvard, e a nomeia de FaceMash.
Após ser expulso por seis meses, por ter invadido os dados dos alojamentos da Universidade para criar a rede social, os atletas de remo o convidam para criar a Harvard Connection, porém ele tem a ideia de criar a sua própria rede social.
Com ajuda do seu parceiro de quarto Eduardo Saverin (Andrew Garfield),ele cria o TheFacebook, que até então é uma rede exclusiva para os alunos de Harward.
Até então, a popularidade da rede social já se alastrou de tal forma, que muitas pessoas já a conhecem como “Facebook”.
Nesse filme, podemos aprender sobre inovação no quesito tecnológica, já que o Facebook é uma rede diferente de qualquer outra que conhecemos. A sua popularidade começou em uma universidade e conquistou o mundo.
Durante o filmes, podemos ver o uso do Marketing Digital para divulgar o Facebook, a ideia de integrar outros aplicativos, e torna-lo o que é hoje.
Claro, que no caso de Mark Zuckerberg, foi uma exceção de um em milhões, onde um garoto se tornou o dono da maior rede social do mundo. Mas nada impende, de criar algo novo e usar as ferramentas de marketing digital para auxilia-lo na sua ascensão.
Mesmo se nada der certo
Quando Dan (Mark Ruffallo) é expulso da gravadora que ele próprio fundou, ele se vê necessitado em se atualizar tanto na música, quanto no quesito tecnologia. Após sair para beber em Nova York, ele conhece a compositora e cantora Gretta (Keira Knightley), e com isso os dois se unem para criar um álbum inovador.
Todas as músicas são gravadas em lugares público de Nova York, Gretta e todos os que ajudam nesse projeto divulgam nas redes sociais constantemente, gerando curiosidade de muitos.
Mas o que realmente faz o sucesso do álbum é quando Dan pede para um rapper de sucesso Troublegum divulgar o disco. Então, o rapper publica em seu twitter, fazendo com que milhares de cópias sejam vendidas.
Mesmo se nada der certo mostra que quando mesmo que as coisas pareçam não irem do jeito que a gente quer, podemos dar um jeito e nos inovar.
No caso, do marketing digital é perceptível o uso das redes sociais durante todo o processo do álbum, fez com que as pessoas se interessassem para comprar. O público se atrai quando vê novidades e conteúdo de qualidade – isso é um dos pilares do Inbound Marketing.
Que tal fazer um pipoca e conferir essas dicas? Queremos saber, qual filme mais te inspirou até hoje?
Se precisar de dicas sobre Marketing Digital e Inbound Marketing, consulte a NA5!