O e-mail marketing está intimamente ligado às estratégias de comunicação. Apesar do uso indiscriminado por muitos players de diversos setores, o que tem feito a taxa de abertura e cliques diminuir, as empresas de SaaS B2B devem valer-se dessa estratégia.
Para se comunicar efetivamente com clientes em potencial, os profissionais de marketing SaaS B2B devem reconhecer onde cada conta se enquadra em sua jornada de pesquisa e oferecer conteúdo adequado a cada uma delas.
De acordo com uma pesquisa da Sirius Decisions, 67% da jornada do comprador é feita digitalmente. Enviar um conteúdo relevante, que cative o cliente, pode ser a diferença entre ser bem-sucedido ou não.
Como montar um e-mail sobre SaaS B2B
É importante entender que cada cliente tem uma necessidade específica e que o envio massificado de e-mails não despertará o interesse pelo conteúdo. Além disso, comunicações com assuntos genéricos podem irritar o destinatário, que acabará clicando no botão “deixar de receber e-mails” ou marcará suas mensagens como spam para conseguir ter uma caixa de entrada mais limpa e fácil de gerenciar.
Segmente o público pelos interesses que ele possui. Vivemos na era da informação e nunca foi tão fácil para as empresas descobrirem o que o comprador deseja. Em SaaS B2B, é importante ter esses dados para conseguir que as informações encaminhadas sejam realmente aquilo que o seu cliente precisava saber.
Determine critérios para o envio de e-mails marketing. É possível encaminhar as comunicações com informações específicas, quando o comprador atingir certos critérios pré-estabelecidos. Por exemplo, se uma pessoa que fez um download de um conteúdo sobre segurança da informação não retornou ao seu site uma semana depois e nenhuma atividade tenha sido registrada com um representante de vendas, o sistema encaminhará um e-mail com o seu último conteúdo relevante sobre o tema.
Passo-a-passo
Com a segmentação em mente e um assunto muito relevante em mãos, você já pode começar a enviar conteúdo para seus clientes.
- Crie um modelo de e-mail limpo que tenha sua identidade visual. Produza um título chamativo para seu leitor. Ele é o primeiro contato com seu conteúdo, o que aparece quando abrimos a caixa de mensagens.
- No corpo da mensagem, coloque seus links de redes sociais, os links de temas relevantes para o cliente em questão e os das páginas do seu site que contém informações úteis e produtos, além de nota de rodapé e assinatura.
- Avalie se sua campanha teve sucesso por meio de métricas, como total de cliques recebidos, cliques em cada página, qual conteúdo que se mostrou mais popular, o aumento de seguidores nas mídias sociais e solicitações de cancelamentos, entre outros.
Faça monitoramento para saber se o cliente respondeu seu e-mail marketing. Lembre-se de nunca o deixar sem resposta. A intenção é criar um relacionamento que resulte em vendas. A falta de retorno pode passar a impressão de que a companhia não se preocupa com o consumidor e isso pode minar todo o trabalho feito anteriormente.
Você envia e-mail marketing para seus clientes? Quais os seus resultados dos seus e-mails e como isso afeta o seu negócio?