Com o Hubspot, criar um chatbot para incrementar o atendimento da sua empresa SaaS B2B é muito mais fácil e rápido. Na era das redes sociais e sites responsivos, esse recurso pode ser decisivo para o sucesso de uma venda.
O chatbot é uma ferramenta tecnológica que simula conversas com seres humanos em tempo real, a partir de comandos pré-definidos. Já ensinamos aqui como criar o ChatBot para o Facebook - inclusive com integração com o Hubspot CRM - mas nem todo mundo chega a uma empresa por meio de redes sociais. Por isso, ter um chatbot também no site da marca é tão importante quanto usar essa tecnologia em outras plataformas.
Então, que tal criar o seu chatbot e integrá-lo com HubSpot CRM hoje mesmo? Não é necessário ter conhecimentos de programação ou codificação, a própria HubSpot oferece todas as ferramentas e te acompanha nas etapas de criação.
Personalize seu chatbot
Antes de qualquer coisa, é imprescindível definir qual o seu objetivo com o chatbot: dar informações ou prover algum serviço. Existem diversas funcionalidades para o chatbot, como gerar leads, adicionar usuários a uma lista, inseri-los em um fluxo de trabalho, pesquisar na base de conhecimento da sua empresa, entre outros. Porém, sem objetivos e KPIs, a ferramenta não apresentará bons resultados.
Para configurar o chatbot não é necessária qualquer integração com outras plataformas. As conversas do seu bot podem ser totalmente personalizadas, desde o visual até o vocabulário e o tom de voz da sua marca. Uma boa dica é criar saudações e respostas naturais, como se o chatbot fosse alguém da sua equipe.
Teste e coloque para funcionar
Antes de acionar seu chatbot, faça um teste com a sua equipe para se certificar de que as respostas programadas estão adequadas ao seu objetivo.
Criar o chatbot é muito simples:
- Vá até Conversations > Bots na sua conta Hubspot
- Clique em Create Bot no canto superior direito
- No menu à esquerda você pode escolher o tipo de bot que você quer criar
- No ícone de lápis no topo da página você pode dar um nome ao seu bot.
- No ícone de lápis no canto direito, você pode escolher a linguagem do menu.
- Clique então em create a bot.
Você ainda pode customizar totalmente as suas conversas clicando em bot messages or actions. Entre as configurações personalizadas, você poderá ter um apelido para o bot, mensagens, e respostas rápidas.
Em Connections, você pode configurar todo o flow da sua conversa. Você pode adicionar condições em add conditions e definir as mensagens que o usuário verá se não corresponder a nenhuma das condições (when no conditions are met, go to). E, por fim, salve (Save) as mensagens desse bot.
Ainda é possível revisitar o template do seu bot e adicionar novas perguntas e ações a ele no ícone +. Em Settings, você ajusta todas as configurações como nome, foto, aviso de erro. Uma vez configurado, clique na mensagem a qual você quer conectar o bot e então em Connect. Você poderá revisar as configurações da mensagem clicando no nome delas, no canto superior direito.
Está pronto! Basta acionar a ferramenta em seu site e analisar seu resultado, avaliando se as informações que você gostaria de obter estão sendo coletadas, organizadas e preparadas para serem trabalhadas pela sua equipe.
Você já criou o seu chatbot para melhorar o fluxo de trabalho da sua equipe? Divida a sua experiência com a gente!