Quando a estratégia escolhida é utilizar ferramentas de marketing de atração, ou Inbound Marketing, para aumentar o tráfego nas páginas da empresa de forma consistente, uma dúvida, inevitavelmente, paira no ar: devemos investir em blog ou em redes sociais? Com base em nossa experiência, afirmamos sem pestanejar: Blog.
Vamos aos primeiros argumentos: blogs produzidos de forma estratégica e com conteúdos bem elaborados são a maneira mais eficaz de construir a imagem da sua marca e ainda atrair audiência qualificada para o site da empresa. Você melhora o seu posicionamento nos resultados das buscas orgânicas e eleva a credibilidade do seu negócio, fazendo da sua empresa uma autoridade em seu segmento.
Já pensou em quantos pontos você pode marcar logo de cara com um possível cliente que, ao pesquisar no Google um assunto referente à sua área de atuação, caia na sua página e encontre informações completas, adquira novos conhecimentos sobre o assunto e sinta-se mais confiante para a tomada de decisão?
Blog é casa própria, redes sociais são aluguel
Costumamos brincar que o blog é a casa própria e as redes sociais são o aluguel. O dono da propriedade (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) pode mudar as regras do jogo a qualquer momento independentemente dos interesses dos inquilinos. Pense nas frequentes mudanças de algoritmo e nos investimentos em impulsionamento necessários para aparecer para uma base maior de seguidores conquistados. Isso significa que quanto mais fortalecida a sua empresa estiver em seu próprio domínio, melhores os resultados e menores as surpresas pelo caminho.
Não estamos minimizando a importância das redes sociais. É fundamental estar nos ambientes pelos quais a sua audiência circula com frequência e aumentar as chances de levá-la às publicações do seu site. A questão é refletir e distribuir os ovos em vez de colocá-los todos em uma só cesta e, de preferência, reservar os melhores e mais bonitos para aquele em que temos mais controle, no caso, o blog.
Invista no blog e também na divulgação
Um ponto importante a destacar é que as redes sociais não são os únicos caminhos para fazer os conteúdos produzidos para o seu blog chegarem à audiência desejada. Associar-se a influenciadores da sua área de atuação é uma boa pedida. Eles costumam produzir conteúdos e ter credibilidade entre seus seguidores.
Montar uma estratégia baseada em “link building”, que é a construção de links externos apontando para determinado site de modo a influenciar e melhorar a popularidade dele nas ferramentas de busca é outra possibilidade para distribuir seu conteúdo.
Outro recurso bastante eficaz é apostar no e-mail marketing personalizado. Algumas estratégias são o desenvolvimento de newsletters. Elas podem ser segmentadas de acordo com interesses específicos de clientes e programadas com o nome do cliente. As ferramentas de Inbound Marketing oferecem essas possibilidades.
Você já tem um blog para a sua empresa? Acredita que ele poderia ser potencializado para atrair mais pessoas para sua empresa junto com uma ferramenta de Inbound Marketing? Consulte-nos! Nós podemos te ajudar.