Desenvolver uma estratégia consistente de aquisição de clientes (Customer Acquisition) é vital para o crescimento de qualquer empresa de SaaS. Afinal, tenha você uma startup ou uma companhia já bem estabelecida, não dá para vacilar na conversão de leads em clientes e correr o risco de fechar o mês com números negativos, não é mesmo? Por isso, hoje, lembramos algumas práticas que não podem ser deixadas de lado. Vamos lá?
Antes de mais nada, tenha em mente que, atrair leads de qualidade no topo do seu funil de vendas significa que mais pessoas passarão por cada etapa, aumentando o número de assinantes pagantes no final. E se cada etapa da jornada do cliente for feita da forma mais atraente e direta possível, a conversão será muito mais rápida. Portanto, suas táticas devem ser globais – do início ao fim da jornada. Garantia certa de sucesso!
1. Crie personas com base no seu cliente ideal
O primeiro passo para estabelecer estratégias mais acuradas ao longo do seu processo de Customer Acquisition é criar seu Buyer Persona. Ou seja, o arquétipo do seu cliente ideal. Desenhando seu perfil comportamental e desvendando seus problemas, hábitos e interesses, você consegue segmentar os seus leads e direcionar suas campanhas de aquisição de clientes de maneira muito mais eficiente, assim como definir canais, formatos e conteúdo de comunicação mais assertivos.
2. Meça seus indicadores e aprimore onde for preciso
A otimização de cada estágio do seu funil de vendas é essencial para reduzir o número de barreiras para as conversões. Analise constantemente seus indicadores de desempenho (KPIs) para identificar onde suas estratégias ou campanhas estão dando certo ou não, e quais delas podem ser aprimoradas.
No longo prazo, essa análise também ajudará você a otimizar seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) ao refinar seus gastos e maximizar a taxa de conversão de cada lead. Portanto, fique sempre de olho nos seus indicadores!
3. Mantenha o ritmo com diferentes estratégias
A eficácia das estratégias de aquisição de clientes muda com o tempo. O que foi uma estratégia rentável há alguns anos pode, hoje, não produzir os mesmos resultados.
Procure estabelecer diferentes estratégias para diferentes tipos de potenciais clientes: aqueles que procuram a sua solução com intenção de compra imediata e aqueles que demandam um pouco mais de tempo para a tomada da decisão de compra – e precisam passar por um processo mais elaborado de nutrição.
4. Aposte no sucesso do seu cliente
Não pense que seu trabalho acabou quando um potencial cliente faz a assinatura do seu produto ou serviço. Muito pelo contrário! Investir em estratégias de Customer Success e fidelização no pós-venda é tão essencial quanto todo o processo de Customer Acquisition.
Lembre-se: o sucesso do seu cliente é o seu sucesso. Portanto, garanta que a sua solução seja bem utilizada pelo seu cliente, porque, dessa forma, ele ficará satisfeito e renovará a assinatura. Resultado: menor rotatividade e maior previsibilidade da sua receita. Além de garantir um exército de porta-vozes, manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo. Pense nisso!
Percebeu como tudo precisa estar conectado? Não hesite em criar diferentes estratégias de tempos em tempos e testá-las. Crie, mude, adapte. As pessoas e suas necessidades mudam e o mercado também deve seguir a onda. Fique ligado nas inovações e nas melhores práticas de aquisição de clientes para o seu SaaS. Ficar antenado vai fazer a diferença!
Gostou do conteúdo? Que outras estratégias você utiliza na sua SaaS? Conta pra gente! Deixe um comentário!