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API oficial do WhatsApp Business para fintech de serviços financeiros

API oficial do WhatsApp Business para fintech de serviços financeiros

Descubra como se beneficiar com a API oficial do WhatsApp Business em sua fintech de serviços financeiros.

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A transformação digital chegou ao setor financeiro e bancário. O crescimento dos bancos e fintechs abriu novas maneiras para as empresas se envolverem com seus clientes através de canais de mídias digitais, como o WhatsApp, para serviços financeiros.

De acordo com o Deloitte Banking Industry Outlook, o digital tornou-se uma estratégia central para o setor, à medida que as fintechs continuam a crescer e a área está rapidamente adotando experiências centradas em aplicativos de celular.

As médias e grandes empresas que desejam permanecer relevantes e se destacar, utilizam a comunicação com a API oficial do WhatsApp Business.

Então, como usar o envio de notificações e lembretes via WhatsApp, na prática para aproveitar essa oportunidade? Confira.

Leia também:

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Envie mensagens de WhatsApp pelos sistemas da fintech de serviços financeiros

Modernize sua comunicação enquanto reduz custos, fidelizando e aumentando a retenção.

A API do WhatsApp Business permite que os disparos das mensagens sejam feitos a partir dos sistemas financeiros. Assim, você pode usar personalizadamente o canal do WhatsApp para estreitar o relacionamento.

Para usar a API oficial do WhatsApp Business, você deve realizar essa solicitação por um parceiro do Facebook (dona do WhatsApp), como a Twilio. Uma vez autorizado, seus desenvolvedores poderão recorrer à API para realizar os disparos das mensagens de WhatsApp (necessário verificar os custos de cobrança por mensagem).

Os bancos e fintechs que utilizam o CRM da HubSpot, podem ainda contar com a integração “pronta para uso” da NA5 e realizar as automações de disparos de mensagens personalizadas de WhatsApp diretamente pelo HubSpot (powered by Twilio).

O diferencial da API oficial do WhatsApp Business em fintech de serviços financeiros

A mudança para o WhatsApp no Brasil é parte de uma tendência mais ampla de canais de bancos digitais e serviços financeiros para brasileiros.

De acordo com o Iupana — portal de inovação tecnológica de serviços financeiros — tanto o Bradesco quanto o Itaú relataram forte crescimento de clientes digitais em seus resultados de 2019. O Bradesco e Itaú registraram respectivamente 15,8 e 12,5 milhões de clientes digitais ativos. Em ambos os casos, o valor cresceu cerca de 12% ao longo do ano.

Permitir que os clientes gerenciem suas vidas financeiras com uma melhor experiência é um verdadeiro diferencial. Cada vez mais, eles esperam serviços sob medida, de valor agregado, em tempo real, com autoatendimento e uma comunicação personalizada.

Nesse contexto, a tecnologia da API oficial do WhatsApp Business surge como uma das soluções mais desejadas por bancos e fintechs.

Com a API do WhatsApp Business, as empresas podem aumentar a produtividade, reduzir despesas, diminuir o tempo de fechamento de novas vendas e aumentar os pontos de contatos com os clientes com os envios de notificações e lembretes via WhatsApp.

Casos de uso, de acordo com a Cequens:

  • No Saudi Investment Bank, a API WhatsApp Business é usada para facilitar as consultas do cliente de forma rápida e eficaz.
  • O maior banco do Líbano, o Banco Audi, utiliza o WhatsApp para tornar a experiência bancária mais acessível aos clientes.
  • Já para o Travelsmart, a API é utilizada para interagir com os clientes.

Veja a seguir outras maneiras práticas para se beneficiar:

Quatro ideias para se beneficiar com o envio de notificações via WhatsApp em fintech de serviços financeiros

1. Realize atualizações transacionais.

É possível fornecer atualizações com informações de autoatendimento (saldo da conta, alerta de transações, extrato), serviços de valor agregado (recargas e compras), notificações sobre solicitações de clientes (atualização de perfil, alerta bancários, atualização de idioma) assim que o usuário fizer uma ação. Em alguns segundos, sua empresa poderá notificar automaticamente com informações relevantes para o cliente.

Isso ajudará na fidelização e retenção de contas.

2. Envie informações relevantes.

Empresas podem usar este espaço para enviar solicitações de informações em tempo real como um serviço de suporte ao cliente (envolvimento sem atrito, ajuda habilitada com links para base de conhecimento e perguntas frequentes que seus usuários podem estar procurando).

Ele receberá links e notificações por WhatsApp para acessar diversas informações relevantes.

3. Aconselhamento financeiro.

Através do WhatsApp você pode fornecer conselhos de investimento acionáveis aos clientes. Isso economiza um tempo valioso para todas as partes envolvidas, esclarecendo dúvidas e fornecendo soluções.

Nestes tempos, à medida que as pessoas aprendem a conviver com mudanças em suas rotinas, você oferece um serviço útil, permitindo um acesso mais rápido, como o envio de dicas e aconselhamento financeiro pessoal.

4. Complemente a estratégia com SMS Marketing.

As mensagens de Marketing por WhatsApp não são permitidas por hipótese alguma, mesmo para clientes que tenham feito o opt-in (onde o contato concorda em receber notificações por WhatsApp, de acordo com as normas do Facebook e também da LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados).

Um ponto importante é que as mensagens “ativas” (outbound) são baseadas em modelos (templates) pré-aprovados pelo WhatsApp. Então, não é possível que fintechs, ou quaisquer empresas, usando a API oficial do WhatsApp Business enviem mensagens que não sigam um modelo pré-aprovado.

Já que o WhatsApp só aprova modelos que não são promocionais/ofertas, você precisará de estratégias complementares, como o SMS Marketing.

Os bancos podem iniciar pontos de contato com seus clientes enviando as ofertas mais apropriadas por SMS, como cartão de crédito, empréstimos, seguros, programa de rewards/cashback, ou possíveis investimentos em que o contato possa estar interessado.

💡Leia mais: WhatsApp substituirá o SMS no Marketing. Mito ou verdade?

Conclusão

A solução da API oficial do WhatsApp Business oferece às empresas a oportunidade de alavancar a tecnologia já existente e usá-la para atender melhor os consumidores.

Ela permite que os bancos e fintechs evoluam seus padrões de atendimento ao cliente, fidelizem seus contatos e os mantenham conectados. É uma ferramenta poderosa para comunicação empresarial, capaz de fornecer uma experiência financeira envolvente e autônoma para os clientes.

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