Se você investe em marketing digital certamente tem ouvido falar bastante sobre Inbound Marketing e geração de leads, certo? E por acaso você sabe qual é a relação entre esses dois termos para o sucesso do seu negócio? Não? Acompanhe o nosso post de hoje e descubra alguns segredinhos do Inbound!
A geração de leads qualificados
Com o Inbound Marketing você passa a gerar leads qualificados e aumentar a eficácia das suas estratégias de marketing, conquistando mais clientes e melhorando consideravelmente suas vendas. Passa, ainda, a construir estratégias mais eficazes de relacionamento com os seus clientes, potencializando sua fidelização. Quer saber como?
O conteúdo como base do Inbound marketing
Como você provavelmente já sabe, o Inbound Marketing visa proporcionar o encontro da oferta e da procura, ou seja, ofertar conteúdo de valor para o usuário que está em busca de conhecimento, de qualquer tipo ou de qualquer área. Dando ao internauta aquilo que ele efetivamente procura, a marca automaticamente se torna mais interessante e, a partir daí, começa um relacionamento que pode se transformar em algo mais duradouro. Esse internauta pode se tornar seu cliente!
O escambo de contato por informação
Para gerar leads qualificados, o Inbound Marketing se utiliza de conteúdos multimídia bem elaborados que buscam atender pelo menos algumas das principais necessidades de seu público-alvo, fazendo com que as pessoas se sintam impelidas a deixar seus dados para futuros contatos em troca de alguma informação momentânea ou permanentemente valiosa. E como ele consegue isso? Dê só uma olhadinha:
Blog
O blog é uma das ferramentas mais utilizadas no Inbound, pois é por meio dele que a marca registra seus conteúdos exclusivos e os coloca à disposição da audiência. É nele que se deve apostar para criar uma boa reputação na rede, mostrando sua especialidade e fortalecendo sua marca. Nós da NA5 usamos e abusamos desse recurso! ; )
Redes sociais
Seu blog está pronto, com conteúdos únicos bombando, mas você não sabe como fazer com que as pessoas saibam disso? Então aqui vai outro segredo do Inbound Marketing para gerar leads qualificados: dissemine seu conteúdo por meio das redes sociais, que têm um altíssimo potencial de viralização e podem dar um alcance muito maior para sua estratégia de Inbound Marketing.
E-mail marketing
O lead foi conquistado e você pensa que acabou? Com o Inbound não, muito pelo contrário, ele continua até que esse lead esteja devidamente qualificado para se tornar um cliente real. E, nessa jornada, nada melhor do que o email marketing para levar conteúdos mais aprofundados, que conduzam o lead até o ponto de decisão, momento em que ele define a solução exata que precisa e onde vai buscá-la.
O email marketing serve, nesse momento, para que você estabeleça um relacionamento mais próximo com seus leads, podendo passar a enviar conteúdos personalizados, ou seja, demonstrar que você conhece bem o problema, sabe como foi difícil chegar até ali, mas tem a solução ideal para que o mesmo não aconteça duas vezes.
Landing pages
Quando se tem um conteúdo mega especial — como um e-book, whitepaper ou infográfico, por exemplo —, é preciso dar a ele um tratamento adequado, a fim de que seja um canal eficaz de conversão de leads. E esse tratamento consiste em criar uma landing page atrativa, que faça com que as pessoas não percam um segundo sequer para obter essas informações preciosas.
Viu só como o Inbound Marketing é a estratégia ideal para gerar leads qualificados? Portanto, invista tempo e esforço suficientes para desenvolver estratégias cada vez mais aprofundadas de Inbound Marketing e veja como o sucesso o alcançará em dois tempos!
E aí, você já pratica alguma dessas táticas de Inbound Marketing para gerar leads qualificados? Qual delas chamou mais sua atenção? Tem medido seus índices de performance para checar o desenvolvimento de suas ações? Compartilhe suas experiências e impressões conosco. Uma boa geração de leads e até a próxima!