A maioria dos consumidores tem, hoje, o hábito de pesquisar no Google antes de se decidir por qualquer compra. Seja para planejar uma viagem, conferir acessórios para o carro, experimentar uma receita de costela de porco ou aprender a combinar as cores do terno, as pessoas recorrem ao Google diariamente para resolver seus problemas, e, muitas vezes, encontram as soluções procuradas nos mais diferentes blogs.
A conclusão é simples: se os consumidores não encontram uma página da sua empresa entre os primeiros resultados da pesquisa, você está perdendo dinheiro. Então chegou a hora de entender por que manter um blog é essencial para rankear seu site nas buscas. Vamos lá?
Alguns dados estatísticos do por que fazer um blog
Os dados abaixo servem para mostrar o quanto de acessos e resultado um blog pode te ajudar a alcançar:
- A empresa que faz blog em média gera 55% a mais de visitantes para o site, 97% a mais de links inbound e 434% a mais de páginas indexadas.
- 57% das empresas têm adquirido clientes através de seu blog de negócios.
- A Reuters mostra que 81% dos internautas brasileiros lêem regularmente Blogs.
- Inbound Marketing, do qual o blogging é uma parte crucial, custa 62% a menos por lead do que o outbound marketing.
Rankeando no Google
Antes, uma pequena explicação para justificar essa aparente obsessão com o Google: no Brasil, mais de 90% das buscas são feitas por meio dele! Assim, os outros buscadores, como Yahoo! e Bing, ocupam as demais posições, ficando em segundo plano. No caso de seu negócio ter um alcance mais internacional — se você vende para o mundo inteiro —, os outros mecanismos de busca crescem em importância relativa, mas o Google continua sendo a principal porta de entrada para o blog. Se a busca dele é a que mais importa, é preciso focar exatamente nele, certo?
Produzindo conteúdo
Com o maior poder de informação nas mãos do consumidor, cresce a importância do chamado inbound marketing, que consiste em atrair o consumidor em vez de distraí-lo ou interrompê-lo. Entre outras coisas, envolve a criação de um blog mantido com conteúdo relevante — com dicas, soluções e histórias sobre casos práticos envolvendo sua linha de atividade, por exemplo.
É o caso de uma loja de câmeras fotográficas que mantém um blog sobre fotografia: quando o consumidor procurar no Google por certos modelos de câmera, pode ser que a loja consiga rankear sua página entre os primeiros resultados — ou, na verdade, não, dada a forte concorrência do mercado. Mas se ele pesquisar sobre “como tirar boas fotos com flash”, o
conteúdo do blog pode rankear bem, fazendo com que a loja se destaque entre os concorrentes, podendo virar a principal fonte de informação para esse consumidor!
Enganando o algoritmo
Os engenheiros do Google estão sempre mudando o algoritmo — a programação do buscador — de forma a manter os resultados realmente relevantes. Por isso, muitos dos chamados truques de SEO são picaretagens, que logo ficam desatualizadas e perdem seu efeito. O importante sempre vai ser produzir conteúdo de qualidade, do tipo que será recomendado pelas pessoas, compartilhado e linkado. Quer conhecer alguns conceitos para rankear seu blog que certamente permanecerão por muito tempo?
Palavra-chave
Pense no que as pessoas vão digitar no Google para resolver um problema ou aprender sobre alguma coisa. Ou, melhor ainda, descubra — por meio de ferramentas como o Google Analytics e o Google Trends — o que as pessoas efetivamente estão buscando. As páginas do blog devem ter essas palavras-chave para que o buscador as localize e faça o rankeamento de acordo, indicando-as aos consumidores.
Título
As palavras-chave devem aparecer nos títulos das páginas, que, por sua vez, precisam ser descritivos — como o exemplo deste texto que você está lendo neste exato momento —, porque ajudam o consumidor a entender sobre o que o artigo se trata antes mesmo de clicar.
Conteúdo
Os buscadores penalizam o conteúdo repetido — estilo ctrl+C, ctrl+V de outros sites. Assim, certifique-se de que o blog da sua empresa tenha apenas conteúdo original e de qualidade para rankear bem.
Resumindo o contexto
Um blog bem feito, com conteúdo original e de qualidade, logo receberá links e terá seus posts compartilhados por quem curtiu. E a recomendação de outras pessoas será sempre a melhor forma de rankear seu blog, por meio do qual, naturalmente, sua marca fica mais forte e o site da sua empresa ganhará mais tráfego. Fechou a equação?
E então, quais das táticas aqui citadas você vai colocar logo em prática para melhorar o posicionamento do seu blog institucional nos buscadores? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco!