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8 modelos de mensagens automáticas de SMS para e-commerce

8 modelos de mensagens automáticas de SMS para e-commerce

Conheça 8 modelos de mensagens para mandar para clientes de eCommerce que potencializarão suas campanhas de marketing e melhorar as conversões de vendas.

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Os templates de SMS são simples de configurar e relativamente rápidos de criar. Além disso, seu limite de 160 caracteres por mensagem não permite que a criatividade floresça tanto. Por essa razão, os truques do SMS estão nos detalhes.

Existem algumas simples mudanças que quando aplicadas, fazem toda a diferença.. Algumas delas podem (e devem) ser aplicadas à virtualmente todas as mensagens disparadas por este canal.

Um dos exemplos mais claros é o uso de links (com URLs rastreáveis), que permitem que o impacto das campanhas de SMS sejam verdadeiramente analisadas. Além disso, uma outra boa prática que é essencial para empresas que utilizam short codes, é SEMPRE colocar o nome da empresa na mensagem, seja no começo ou no decorrer da frase.

Isso é muito importante, afinal as pessoas que recebem SMS de short codes, não sabem quem a enviou. Portanto, se você colocar um link encurtado, ela só clicará se confiar na marca.

Para além dessas otimizações generalistas, há outras mais específicas e poderosas, de acordo com o propósito de cada SMS.

Mas, chega de conceitos e dicas teóricas. Vamos mostrar na práticas alguns templates de SMS para Marketing, Vendas e Customer Service que podem melhorar os cliques e conversões das suas mensagens.

Modelos de mensagens para promoções

Esta é certamente a forma mais usada para disparos de SMS. Porém, apesar de sua popularidade e uso constante há mais de uma década, ainda vemos e recebemos muitas mensagens que poderiam ser melhor exploradas por este canal.

Vamos à um exemplo:

"[nome da empresa]: promoção de fim de ano, com descontos de 20% no site! Aproveite: url.encurtada."

Os dois principais problemas com esse tipo de mensagem é que lhe falta clareza sobre as vantagens para o público e nem evoca a urgência da ação.

O segundo ponto é ainda mais importante quando olhamos para o comportamento do público que recebe um SMS.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela EZTexting, 90% das mensagens são lidas nos primeiros 3 minutos após o recebimento. Isso significa que o contato que recebeu o SMS o verá quase que imediatamente. Se ele não fizer a ação desejada no momento da leitura, ele dificilmente retornará para aquela mensagem nos próximos dias. Por isso a urgência se faz tão necessária nas mensagens.

Com alguns pequenos ajustes, a mesma mensagem pode ser otimizada e transparecer mais urgência e clareza. Confira

"[nome da empresa]: Compre seu tênis favorito com 20% de desconto! Só até 23/12. Aproveite enquanto ainda pode: url.encurtada."

Modelos de SMS para contatos recém-cadastrados

É comum que um lead, após aceitar receber ofertas e informações por SMS (conheça a importância de opt-in de SMS nos formulários da sua empresa), receba mensagens comerciais descontextualizadas que vão levemente erodindo sua relação com a empresa.

Mesmo que as pessoas se digam interessadas nas promoções da empresa, ninguém quer receber mensagens frias e descontextualizadas. Ou ao menos, essas mensagens não serão tão eficientes quanto deveriam (em um canal no qual eficiência é vital).

As mensagens enviadas para tais leads que estão começando seu relacionamento com a empresa geralmente se parecem com isso:

"[nome da empresa]: Escolha seu tênis favorito e receba 5% de desconto na primeira compra. Aproveite: url.encurtada."

Imagine que você acabou de baixar um conteúdo exclusivo da empresa e optou por receber mensagens por SMS. Apesar da mensagem não necessariamente causar estranhamento (já que eu me cadastrei para isso), ela é pouco sedutora. Isso porque além do desconto não ser considerável, eu, como público, ainda estou me preparando para a compra.

Para otimizar uma mensagem importante como essa, que será a base do relacionamento construído neste canal, ou seja, a forma como o público enxergará o valor das conversas por SMS, você precisa deixar a mensagem mais “aconchegante”.

Para isso,  uma palavra fará toda a diferença: personalização. Confira:

"[nome da empresa]: Oi [Nome]! Separamos uma oferta especial só para você. Faça sua primeira compra e ganhe 5% OFF. Aproveite: url.encurtada."

A mesma mensagem, o mesmo desconto, a mesma conversa. No entanto, no contexto inicial de construção de um relacionamento, a segunda mensagem “carrega” muito mais carinho e atenção para essa troca. O contato se sente especial e entende que uma conversa one-to-one está acontecendo por ali.

E como resultado, ele enxergará muito mais valor na sua mensagem.

Modelos de SMS para reengajar clientes do e-commerce

Mas e quando toda essa construção de relacionamento entre marca/pessoas foi feita com sucesso e o contato efetuou uma compra no passado? Isso significa que a empresa pode disparar mensagens mais diretas constantemente? Sim e não.

Sim, porque sabemos que essa é uma prática comum que aproveita-se da relevância do SMS para notificar milhares de pessoas sobre promoções imperdíveis. E ela ainda dá ótimos resultados.

Por outro lado, nos últimos anos vimos também o poder das mensagens contextualizadas que usam toda a inteligência do CRM para criar ofertas sob-medida e escaláveis. E como isso tem apresentado resultados inacreditáveis, ao mesmo tempo que transformou o comportamento dos consumidores (deixando-os mais exigentes).

Por isso, além do uso regular das campanhas de disparo de SMS em massa com grandes promoções, é importante criar automações personalizadas que oferecem ofertas exclusivas e consistentes para diferentes tipos de consumidores da marca.

Veja nesse exemplo:

"[nome da empresa]: [Nome], faz um tempinho desde que nos falamos. Deixe-me recompensar! Compre produtos selecionados para você com 15% OFF. url.encurtada."

Neste caso, utilizamos o tempo da última compra (mais de 6 meses) como o disparador dessa mensagem. Mas não é só isso. Uma segmentação mais profunda poderia ser feita para que cada URL levasse à uma diferente landing page com determinados produtos e ofertas.

Esse recorte poderia ser feito de infinitas maneiras, como por exemplo usando apenas uma característica macro do contato (idade, sexo, tipos de produtos interessados) ou por segmentações profundas que levam em consideração as compras anteriores para determinar outros produtos com maior probabilidade de compra.

Modelos para qualificação

Por último, separamos alguns templates que podem ser usados dentro de uma Régua de Relacionamento para manter uma conversa consistente neste canal. Essa estratégia é extremamente poderosa para manter o público engajado e acostumado a ver as mensagens de SMS recebidas pela sua empresa.

Além disso, elas funcionam para qualificar o lead e deixá-lo mais preparado para a compra.

Diferente dos outros usos, que podem ser mais facilmente adaptados para diferentes segmentos e tipos de empresa, os templates a seguir precisam de um pouco mais de atenção, pois eles dependem de uma Régua de Relacionamento e processos de aproximação bem estruturados (além de ter “conteúdo” para qualificá-lo).

No entanto, basta uma análise cuidadosa e alguns ajustes para deixá-lo ideal para cada necessidade. Confira:

"[nome da empresa]: Ei [Nome], você já conhece o novo [nome do produto]. Este tênis tem tudo que você sempre sonhou (e muito mais)! Confira: url.encurtada."

"[nome da empresa]: Sabe aquela dúvida que você sempre teve sobre tênis de corrida? Chamamos um especialista para respondê-la; Vem conferir url.encurtada."

"[nome da empresa]: [Nome], não compre seu próximo tênis sem ler esse ebook! Está imperdível. url.encurtada."

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