Com as constantes mudanças nos algoritmos das plataformas de busca, em especial do Google, para deixar a experiência do usuário mais parecida com o dia-a-dia, as equipes de SEO devem estar sempre adequando suas ações para obter os primeiros lugares dos resultados da pesquisa. A ferramenta de estratégia de conteúdo da HubSpot auxilia as equipes responsáveis pelo posicionamento da marca à gerir os resultados e criar planos de melhoria.
A tendência atual é usar o modelo de topic cluster. Nele, uma única página “pilar” atua como o principal hub de conteúdo para um tópico abrangente e várias outras, relacionadas ao mesmo tópico, se conectam à pillar page e entre si. Essa vinculação faz com que os mecanismos de pesquisa o interpretem como especialista no assunto e, com o tempo, acabam por melhorar seu rankeamento nas buscas.
Em 2016, a HubSpot lançou alguns testes de cluster de tópicos. Os resultados mostraram que quanto mais interligações possuíam, melhor o posicionamento no mecanismo de busca e mais visualizações. A partir daí, a ferramenta estratégia de conteúdo da HubSpot foi criada, com o objetivo de ajudar os clientes a produzir, executar e medir o conteúdo em tópicos. A ferramenta usa o machine learning para auxiliar os profissionais do marketing na identificação dos tópicos do cluster e oferece sugestões de subtópicos.
Como utilizar a ferramenta de estratégia de conteúdo da HubSpot
No painel estratégias de conteúdo e na ferramenta análise de tráfego, você pode ver o desempenho dos clusters de tópicos.
Para obter uma visão geral, navegue até Conteúdo > Estratégia. Essa funcionalidade está liberada para as contas HubSpot Marketing Basic, Professional ou Enterprise. Nela, é possível ver o número total de seções, novos contatos, clientes e links de entrada para cada cluster de tópicos, dentro do período de tempo selecionado, o que é feito na lista suspensa.
Na conta do Marketing Professional, é possível ver mais detalhes e comparar os clusters, clicando em Visualizar Análise de Clusters, no canto superior direito do painel estratégias de conteúdo. Também dá para navegar diretamente. Basta acessar Relatórios > Ferramentas do Analytcs, clicar em Traffic Analytcs e, em seguida, Tópicos de Cluster. Ao usar as listas suspensas Data e Frequencia, acima do gráfico, é possível visualizar as informações por períodos de tempo.
No menu suspenso do canto superior esquerdo do gráfico, é possível selecionar a métrica que deseja analisar: sessões, taxa de conversão de contato, novos contatos, taxa de conversão do cliente, clientes, taxa de rejeição, novas seções de visitantes, visualizações de página/sessões e média de duração das sessões.
Clique no nome de um cluster para detalhar e ver as informações de tópicos individuais. Já ao clicar no nome de um tópico, poderá ver os dados de páginas individuais a ele associadas. É possível também exportar o relatório em Exportar Tabela. Nomeie o arquivo, selecione o tipo que deseja, insira o endereço de e-mail no qual quer receber o relatório e, em seguida, clique em Exportar.
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