4Partner é o canal referência de Growth entre os Distribuidores de TI

A 4Partner, parceira e revendedora autorizado de tecnologia, foi criada durante um período de transição do hábito dos consumidores. Por trabalhar com valores muito altos, os líderes do mercado duvidavam que uma revendedora pudesse superar os desafios de vender online.

Mas, com as estratégias de Inbound Marketing e Sales e com as ferramentas da HubSpot, a NA5 ajudou a 4Partner a não só superar os desafios deste segmento, como também a liderar um movimento que acompanhou a nova maneira como os consumidores fazem compras pela internet e o papel do vendedor nesse processo.

+2.050%

em visitas no site

50%

de crescimento médio no ano

-60%

em Custo por Aquisição

Sobre a 4Partner

A 4Partner é especialista em Marketing e Vendas Corporativas de produtos de Tecnologia através da Internet. Em parceria com os principais fabricantes de tecnologia do mundo, a empresa oferece as melhores soluções em hardwares e softwares.

O seu modelo de negócios inovador combina a força e capacidade exponencial de escalabilidade da plataforma com a velocidade das informações na rede, que permite a consulta de condições de pagamento e a disponibilidade de estoque em tempo real.

A 4Partner possui uma equipe especializada em tecnologias para Empresas do Futuro e seu atendimento personalizado otimiza os processos venda e entrega dos produtos, e ainda oferece economia ao evitar bitributação.

Desafios

Em 2009, o ano em que a 4Partner foi criada, o mercado de soluções em tecnologia não enxergava a internet com um campo fértil para vendas deste tipo de produto- apesar da sua forte ligação com a internet, de possuir um perfil de consumidores tech-savvy e que estão constantemente conectados.

Depois de alguns anos, a 4Partner começou a se destacar entre seus fornecedores, devido aos seus resultados de vendas incríveis. Porém, em 2014, a empresa se viu obrigada a enfrentar novos desafios.

Após seu sucesso com o modelo de vendas exclusivas pela internet, fabricantes, distribuidores e revendedores finalmente enxergaram o potencial das vendas online. Com a entrada de diversos players no mercado digital, os preços de palavras-chaves dispararam e a competição por destaque nos mecanismos de busca aumentou vertiginosamente.

Soluções NA5

Desde sua criação, a 4Partner sempre apostou na metodologia de Inbound Marketing desenvolvida pela HubSpot, para aumentar seu alcance e passar confiança para consumidores.

A estratégia desenvolvida pela NA5, durante os primeiros anos da 4Partner envolviam blog posts, hospedados no WordPress, anúncios, no Google AdWords, análises de desempenho, por meio do Google Analytics, e entendimento dos hábitos e ciclos na Jornada do Consumidor, baseados no CRM do SalesForce.

Quando o segmento de vendas online foi inundado por outras empresas e os custos por aquisição (CAC) aumentaram drasticamente, criamos uma estratégia holística, baseadas na migração das diversas ferramentas de marketing para uma única: a HubSpot.

Com a centralização das informações e um “funil cheio”, a estratégia se transformou de “atrair novos visitantes” para “melhorar as taxas de conversão”. Com uma ferramenta única e mais completa, as análises poderiam ser refinadas e, com isso, os resultados de cada etapa otimizados.

Ferramentas

Somos, orgulhosamente, parceiros da Hubspot no Brasil, pois confiamos na plataforma para garantir o sucesso do seu negócio. A Hubspot  foi essencial na melhoria dos resultados de nossas estratégias de marketing digital, pois oferece ferramentas completas e integradas que permitem a segmentação, análise e automação dos processos de marketing e vendas.

Atrair

Quando a 4Partner iniciou suas vendas pela internet, o maior desafio era levar desconhecidos para o seu site. Para se destacar nos principais mecanismos de busca, onde as grandes empresas de tecnologia já lideravam as pesquisas, apostamos em conteúdo de qualidade para o blog,.

O blog da 4Partner foi o principal responsável pelo crescimento da presença online da empresa, pois oferece informações relevantes para quem busca mais informações sobre o mercado de tecnologia e suas tendências.

Além de premiar o site da empresa com um bom ranqueamento nos buscadores online, o conteúdo do blog também pode ser utilizado como uma introdução às principais tecnologias do mercado, hardwares e softwares, e como podem ser aplicados em empresas para melhorar seus resultados.

Converter

A estratégia de artigos no Blog da 4Partner não serviram apenas para atrair visitantes. Com um conteúdo segmentado, que investe em palavras-chaves específicas de cada nicho, é possível prover informações e auxiliar os visitantes “certos”, ou seja, aqueles que pertencem à alguma da buyer personas da empresa.

Depois de traçar o planejamento dos artigos que respondam às dúvidas iniciais do potencial comprador, oferecemos conteúdo especializadas e exclusivo para consumidores que estão no estágio de consideração ou decisão.

Com isso, é possível identificar possíveis clientes e em que momento da Jornada do Consumidor eles estão e, dessa forma, adequamos nossa comunicação e abordagem de acordo com o perfil de cada usuário.

O conteúdo especializado também ajudou a passar a confiança necessária para que os consumidores concedessem mais informações de contato, como o e-mail ou telefone, e eventualmente efetuassem a compra.

Fechar Pedidos

Todo o processo de vendas de produtos e serviços da 4Partner é feito online. Por isso, a empresa precisava estar preparada para ser ágil e eficiente.

O site e formulários da empresa foram otimizados para tornar o processo de vendas muito mais simples e objetivo. Porém, como o foco da empresa também é oferecer um atendimento personalizado, utilizamos o CRM da SalesForce para gerenciar o relacionamento com nossos clientes e prospects.

Assim que identificamos cada contato, a comunicação é adaptada à sua situação. E-mails segmentados de acordo com o interesse do contato, workflows de follow-up e réguas de relacionamento otimizaram a comunicação de nossos vendedores.

Essa organização permitiu a escalabilidade das vendas e muito mais resultados para a 4Partner, reduzindo em 60% o custo de aquisição por cliente (CAC).

Encantar

Qualquer atendimento pós-venda, por mais prestativo e eficiente, pode sofrer com campanhas de marketing mal direcionada ou ruídos na comunicação. Por isso, as ferramentas de marketing precisam estar devidamente alinhadas com os processos de vendas.

Para a 4Partner utilizamos a integração da Hubspot com o SalesForce CRM para criar campanhas segmentadas de promoções e renovações de acordo com cada perfil.

Com réguas de relacionamento refinadas, clientes identificados e bem atendidos, e a comunicação certa na hora certa, conseguimos aumentar em 50% a recorrência de clientes, sejam na renovação das soluções contratados ou em novos produtos.

HubSpot

A Hubspot foi utilizada a partir de 2014 nas estratégia de Inbound, oferecendo uma visão muito mais holística da comunicação com o cliente. Com suas ferramentas, a 4Partner ganhou muito mais performance, tempo de desenvolvimento, com menos custos.

A plataforma permite o gerenciamento de toda a “jornada” de um cliente, desde o momento que ele demonstra interesse por uma tecnologia até o pós-venda, em um único “lugar”.

Atualmente, estamos trabalhando em dois projetos: a transição do CRM da SalesForce para o CRM Hubspot e a contratação do HubSpot Services. Dessa maneira, à partir de 2020, a HubSpot será, de fato, a única plataforma utilizada para a comunicação da empresa.

Resultados

As estratégias de marketing digital da 4Partner sempre utilizaram a metodología Inbound para ganhar destaque nos mecanismos de busca, aumentar as “visitas certas” do site, gerar mais conversões em contatos, passar a confiança necessária para fechar mais pedidos e atender de maneira rápida e personalizada para encantar nossos clientes.

Como resultado, o site da empresa atingiu uma média de 12 mil visitas por mês, com um crescimento médio de vendas de 50% por ano!

Além do aumento de pedidos fechados, a empresa reduziu, desde 2011, drasticamente o churn dos contratos, cresceu 50% a recorrência de pedidos e diminiu o custo por aquisição de novos clientes (CAC) em 60%.