Vamos aos fatos: o WhatsApp Marketing é uma das estratégias mais poderosas à disposição das empresas. Os motivos são simples: (1) ele é o aplicativo de mensagens favorito das pessoas, (2) ele possue taxas de abertura e leitura muito relevantes e (3) mensagens divulgadas por lá possuem um alto nível de confiança dos usuários.
Mas, isso significa que ele substituirá outras estratégias, como o SMS Marketing, por completo?
É isso que vamos responder hoje! Acompanhe com a gente 😉
WhatsApp Marketing: oportunidades e limitações
Bem, vamos começar esclarecendo a maior limitação das estratégias de WhatsApp e porque ele precisa ser complementado com ações em outros canais.
Todas as mensagens enviadas por WhatsApp precisam ser pré-aprovadas pela plataforma, e ela não permite o disparo de mensagens promocionais! Isso significa que a prática mais comum das empresas (aquela de disparos em massa falando sobre promoções e/ou descontos) simplesmente não pode ser feitas por WhatsApp.
Mas, as restrições vão ainda além. Por serem absolutamente contra ações de SPAM em seu ecossistema, o WhatsApp oferece ferramentas de denúncia para os usuários e pune severamente quem infringir suas políticas - banindo para sempre números de telefone da sua plataforma e até impedindo o cadastro da empresa em sua API.
Claro que isso não quer dizer que a plataforma é menos relevante por conta de suas restrições. Como ressaltamos constantemente, o WhatsApp é uma das melhores formas de construir relacionamentos de verdade com seus leads e clientes.
Ele pode ser usado em ações de Inbound Marketing (quando as pessoas vão até a empresa em busca de informações), de Vendas e até de Atendimento ao Cliente. Mas, para que essas ações sejam verdadeiramente positivas para as empresas, recomendamos SEMPRE contar com uma ferramenta de automação de WhatsApp.
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SMS e WhatsApp como ferramentas complementares
Com essas restrições, será que o WhatsApp realmente pode substituir o SMS? A resposta é não!
No cenário digital atual complexo e competitivo, e em constante evolução, simplesmente não dá para pensar que um único canal poderá resolver todos os problemas de comunicação e relacionamento da empresa. O WhatsApp é poderosíssimo, mas não pode atuar de forma isolada.
Um complemento incrível de Marketing, que consegue oferecer ferramentas para contornar as limitações de disparo em massa do WhatsApp, é o SMS.
Além de permitir essa comunicação escalável da empresa com milhares de pessoas da sua base, o SMS ainda possui algumas das estatísticas mais expressivas do mercado.
Uma das maneiras de usar os dois canais de formas complementares é investir em ações de Outbound com o SMS, campanhas de disparo em massa notificando sobre uma oportunidade para os contatos (seja oferecendo cupons de descontos ou falando sobre promoções por tempo limitado), e ao mesmo tempo, colocar o WhatsApp como principal canal para quem quiser entrar em contato e saber mais sobre a promoção (Inbound).
O resultado é claro e efetivo: não importa se o seu negócio é B2B ou B2C, se você vende produtos ou serviços, nós temos certeza que o WhatsApp, junto do SMS, serão ferramentas de marketing fundamentais para deslanchar as suas vendas.
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