O módulo HubSpot Operations Hub oferece uma ferramenta fundamental para operações robustas, que precisam levar dados para outros sistemas a partir do HubSpot: os webhooks nos fluxos de trabalho. Essa funcionalidade permite que os RevOps controlem muito melhor o fluxo de informações entre os sistemas usados.
Como estamos falando de troca de dados entre sistemas, é necessário que o time de TI dê suporte neste processo. A gente te explica: o HubSpot enviará dados para outros sistemas submetendo informações através de URLs (endereços onlines dos sistemas) que serão cadastradas na ferramenta de webhook do HubSpot — não se preocupa, falaremos mais sobre isso daqui a pouco.
Se sua operação exige que o CRM “empurre” ou “puxe” dados de outros sistemas, como financeiros, de vendas, ERP, você precisa conhecer esse método via webhook.
O.B.S: nós também desvendaremos abaixo um método “avançado” que usa códigos personalizados e comparamos com os webhooks nos fluxos de trabalho. Vem com a gente!
A ação de Webhook da HubSpot, na prática
Usuários do HubSpot Operations Hub Professional (ou superior) tem acesso, na ferramenta de Fluxos de Trabalho (Workflow), aos webhooks. Para inserí-los em seus fluxos, você só precisa selecionar o Fluxo de Trabalho da sua escolha em Automações > Fluxos de Trabalho. Em seguida, criar uma nova ação “Envie um webhook”.
Existem dois tipos de webhooks:
- o modelo “POST”, usado para enviar dados da HubSpot para outros sistemas;
- o modelo “GET”, que “pega” informações de outros sistemas e os coloca no HubSpot.
Para essas duas ações, você precisará de um e endereço (URL), que será utilizado para repassar parâmetros e acontecerá a troca de dados entre sistemas. Essa URL é geralmente determinada pelo seu time de TI ou pelo responsável pelo sistema ao qual o HubSpot está sendo integrado. Com essa URL, você só precisa inseri-la na “ação” de webhook do fluxo de trabalho e pronto!
A HubSpot ainda permite que você teste o webhook, chamando-o e conferindo como os dados estão entrando ou saindo do HubSpot.
Um detalhe importante: os dados que serão transmitido pelo webhooks da HubSpot está relacionado diretamente com o objeto (Contatos, Empresas, Negócios, Tíquetes, Orçamentos, Conversas, etc…) selecionado no início da criação do tipo de fluxo de trabalho.
Por exemplo, ao criar um Fluxo de Trabalho baseado em Contatos, apenas informações registradas nas propriedades de contatos podem ser enviadas via webhook. Ou seja, dados da empresa vinculada ou dos Negócios registrados não poderão ser enviados ou recebidos.
DicaPro✨: os fluxo de trabalho são ativados a partir de "gatilhos" — critério (ou conjunto de critérios) que uma vez que ocorram iniciam a automação. Portanto, as ações “POST” e “GET” só funcionam quando determinados gatilhos ocorrem. Felizmente no HubSpot Operations Hub Professional (ou Enterprise) está disponível a criação de automações com agendamentos recorrentes, como: “executar todo dia às 08h00”. Dependendo do que você deseja fazer de integrações, você pode utilizar outros métodos de integração, como o uso de APIs da HubSpot ou uso de códigos customizados.
A alternativa avançada
Os webhooks não são a única forma de trocar informações com outros sistemas e bancos de dados. Há também a possibilidade de usar os códigos personalizados, nos próprios fluxos de trabalho.
O processo inicial de inserção dos códigos personalizados nos fluxos é bem-parecido com os webhooks. Ao selecionar um fluxo de trabalho, basta inserir a nova ação “Código Personalizado”, bem abaixo da ação de webhooks. Veja na imagem.
A partir de então, basta criar e inserir o código personalizado em JavaScript (em NodeJS) e salvar o fluxo de trabalho.
Webhooks e códigos personalizados: as diferenças
Ainda que os códigos personalizados e webhooks da HubSpot possam servir ao mesmo propósito da trocar informações entre sistemas, o código personalizado vai muito além e existem diferenças entre os métodos.
Os webhooks, por exemplo, são muito fáceis de usar pelo time de RevOps, afinal só precisam de uma URL para criar ações que otimizam a operação. No entanto, isso aumenta as demandas do time de TI, que geralmente tem um backlog (lista de tarefas pendentes) gigante. Além disso, percebemos que isso costuma engessar as operações, uma vez que o RevOps fica dependente do TI (ou de um Dev).
Por outro lado, os códigos personalizados podem ser criados pela equipe de TI e mantidos (ao menos levemente alterados) por equipes de RevOps ou Martech com conhecimentos iniciais em programação. Além de tornar a operação mais dinâmica, esse método geralmente é o único capaz de realizar as integrações, quando não pode usar webhook.
Porém, os códigos personalizados requer uma atenção (risco) maior, já que os códigos ficam abertos (acessíveis) nos fluxos de trabalho da HubSpot, permitindo que alguém abra o código e altere algo que torne o código inoperante.
Conclusão
O HubSpot Operations Hub Professional (ou superior) facilita a vida dos heads que querem integrar o HubSpot com outros sistemas legados.
O uso de webhook no HubSpot e códigos personalizados diretamente nos fluxos de automação expandiu as possibilidades de trocas de dados na operação, sem depender de infra intermediária. Por exemplo: de dentro do HubSpot é possível criar uma automação que consulta um CNPJ na Receita Federal usando a API do Serpro.
Agora, você pode rapidamente evoluir a sua estratégia, seguindo a sua filosofia de centralizar os dados no HubSpot.
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