Ao desenvolver um website, quais fatores você leva em consideração? O layout? Os textos para a estratégia de SEO? E quanto à experiência do usuário em seu site (UX website, da em inglês)?
Bem, se seu objetivo é atender as demandas do consumidor, saiba que o principal fator que você precisa levar em consideração ao criar um website é a UX. Isso porque o entendimento dos visitantes sobre suas ofertas e sua empresa, depende, muito de sua experiência no site, especialmente no caso dos e-commerces, onde quaisquer atritos podem resultar em perda de vendas.
No artigo de hoje, destacamos três critérios de UX website que todo profissional de marketing deveria conhecer para transformar seu site em uma poderosa ferramenta de vendas. Confira:
Seu site precisa ser útil para os usuários
A afirmação pode parecer óbvia, mas não é. Na prática, poucos sites cumprem de fato a missão de informar o cliente. Ofereça os conteúdos certos para o seu público. Tenha em mente a chamada “jornada do consumidor”, o modo como os usuários vão navegar, o que tendem a buscar, como serão atendidos.
Para estar sempre em cima do lance em relação a esses pontos, tenha flexibilidade e agilidade para mudar o que não está bom, adapte-se de acordo com o seu público, um conceito chamado de “smart content” na sigla em inglês.
Uma dica boa é começar esse processo pela revisão dos conteúdos: o que não está bom em seu site e precisa ser alterado urgentemente? O que ficou desatualizado? Faça uma varredura daquelas e siga em frente.
Tem que ser intuitivo e fácil de navegar
Facilite a vida de quem visita o seu site, simples assim, Não basta ser bonito, tem que ser intuitivo e simples de navegar. Não tente inventar a roda, mas sim atrair visitantes, gerar leads, trazer clientes para a sua empresa. É disso que nós estamos falando.
Seja consistente e atraente
Seu site é o seu primeiro cartão de visitas, o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca. Lembra daquela história de que a primeira impressão é a que fica? É por aí. Faça tudo o que puder para encantar já nesse instante inicial. E lembre-se: seja coerente com a linguagem e com a apresentação usadas em todas as suas plataformas. Seu portal não pode ter layout e estilo que briguem com aqueles adotados nas redes sociais, por exemplo. A sua comunicação precisa de unidade.
Quer saber mais sobre o tema? A gente pode ajudar, é só entrar em contato.