As universidades têm um grande desafio no ambiente digital. Não é fácil disputar a atenção do estudante com outras instituições de ensino e fazê-lo seguir por todas as etapas da Jornada do Consumidor até o momento de realização da matrícula. Como as universidades podem usar as redes sociais para atrair potenciais alunos, conquistando a atenção deles, diferenciando-se da concorrência e conduzindo-os pelo funil?
A primeira coisa a se ter em mente é que o brasileiro, em especial o jovem brasileiro, passa bastante tempo conectado à Internet. Segundo dados levantados pela Hootsuite e We Arte Social, o internauta brasileiro passa, em média 9 horas e 14 minutos por dia conectado, sendo que dessas, pelo menos quatro horas e 21 minutos são em conexões móveis.
Fisgar o candidato entre tantas informações que ele consome diariamente é uma tarefa árdua, mas inevitável. Veja algumas dicas que preparamos para atrai-lo nas redes sociais:
Não seja monótono e use técnicas variadas
A dica aqui é variar os formatos e assuntos dos conteúdos oferecidos. Se o seu feed cair na monotonia, você vai entediar e espantar candidatos em vez de atraí-los. Pense em conteúdos diferentes tendo em vista as notícias da instituição, as pesquisas publicadas, os destaques entre os estudantes, as atividades e eventos do campus, as oportunidades de bolsa e enquetes.
Vida de universitário
Além da excelência de ensino da instituição, busque explorar os atrativos da vida universitária, promovendo os eventos culturais e esportivos que acontecem no campus. Essas experiências também podem mexer com as aspirações do candidato.
Visual
Na disputa pela atenção e engajamento do seu candidato, não descuide dos formatos visuais. Fotos e vídeos bem produzidos das instalações da universidade e dos eventos podem ser um grande diferencial.
Responda às dúvidas e questões dos candidatos
Elabore uma linha de conteúdos direcionadas às principais dúvidas e questões dos estudantes que estão prestes a escolher o curso universitário.
Aborde as conquistas da comunidade alumni
As conquistas dos ex-alunos da instituição podem ser um caminho interessantíssimo e inspiracional para começar a conversa com o candidato em potencial.
Claro que não basta atrai-lo e engajá-lo pelas redes sociais, é preciso fazer esse lead fazer a jornada completa até a matrícula para que os esforços façam sentido. Ter uma plataforma estruturada para acompanhar o processo da captura até a efetivação da matrícula e aumentar a efetividade dos investimentos em marketing é fundamental.
Como a universidade em que você trabalha tem usado as redes sociais para conquistar candidatos? Tem alguma boa prática para compartilhar conosco? Deixe nos comentários.