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Como transformar a sua SaaS em uma solução de negócios

Como transformar a sua SaaS em uma solução de negócios

No mercado de SaaS B2B não basta oferecer uma ferramenta, é necessário solucionar o problema do cliente. Veja como reposicionar a sua plataforma e transformar o seu serviço em solução.

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As plataformas de SaaS B2B, por propor um novo modelo de negócios, vêm apresentando um constante e significativo crescimento.

A realidade das empresas de software mudou junto com a evolução da tecnologia. Uma das transformações mais significativas é o fato de elas não precisam mais fazer grandes investimentos com infraestrutura, uma vez que todos os dados dos serviços que elas oferecem ficam armazenados na nuvem.

Outros desafios, no entanto, apresentam-se às empresas do segmento: como o SaaS pode posicionar-se além de uma simples ferramenta e mostrar seu valor como um serviço que irá solucionar o problema e trazer sucesso para o negócio do cliente? Em vez de simplesmente vender um produto, a empresa de SaaS deve sempre enfatizar seus serviços como uma solução para os problemas do cliente.

As transformações do mercado de software auxiliaram no amadurecimento de muitas empresas, que agora tem como principal foco o relacionamento com o cliente, ou seja, sua perspectiva é de que seus produtos ou serviços atendam as expectativas de quem já paga por eles.

Obtenha uma nova estratégia de relacionamento com o cliente

Obtenha uma nova estratégia de relacionamento com o cliente

Você deve estar se perguntando: o que eu posso oferecer além das funcionalidades da minha ferramenta? Bem, na verdade é mais simples do que parece. Você não precisa apresentar constantes atualizações, novas ferramentas e/ou aplicações, a chave para manter o relacionamento com o cliente é vender mais que um serviço.

Mas, não pense que sua empresa precisa apenas sanar eventuais dúvidas ou problemas com sua plataforma. A relação com seus clientes precisa ser contínua e ativa. O efeito desse relacionamento é cumulativo, quanto mais tempo de serviço, mais valioso a SaaS torna-se para o cliente.

Além de prospectar novos clientes, é necessário manter um relacionamento com os antigos para evitar o famoso churn. Por estar diretamente ligada à saúde financeira da empresa, essa taxa deve ser constantemente monitorada, uma vez que o churn ocorre quando os clientes não estão satisfeitos com o serviço que a empresa está oferecendo. Assim, o foco deve ser investir em Customer Success e buscar formas de manter seus assinantes satisfeitos. Uma boa maneira, por exemplo, é certificar-se de que eles conhecem e aproveitam todos os benefícios pelos quais escolheram sua empresa para solucionar seus problemas.

O suporte ao cliente é uma grande oportunidade de construir relacionamentos, melhorar o seu produto e ganhar mais dinheiro mês a mês.

Venda a solução e prospere nos negócios

Venda a solução e prospere nos negócios

A lógica da SaaS B2B é clara: se você não está gerando nenhum valor para seus clientes, você está falhando como um negócio. Olhe para a plataforma SaaS do ponto de vista do cliente. Quando você fornece solução, eles recebem valor ao máximo. Se não há um envolvimento real e pessoal entre o cliente e o produto, a empresa será mais uma no mercado, ofertando um serviço que pode ser mais facilmente substituído. No entanto, os clientes que têm um relacionamento real com a plataforma de SaaS, não considerarão a opção de substituí-la por outra.

Aprimorar o relacionamento com o cliente não é uma tarefa difícil, mas precisa de uma equipe bastante envolvida e engajada com seu SaaS. Só assim será possível ter sucesso nas iniciativas desejáveis para o atendimento ao cliente, como simplificar processos para facilitar a vida de todos, comunicar-se com os clientes no horário e canais que eles querem, resolver os problemas com flexibilidade elevando o relacionamento do cliente e a SaaS para outro patamar.

Dando o próximo passo

Dando o próximo passo

As pessoas compram soluções, não produtos. Mesmo que você tenha um ótimo produto, por um preço acessível, se ele não resolver algum problema, ele não será comprado. Por isso, a principal preocupação do empreendedores, especialmente no modelo de SaaS B2B, deve ser sempre se sua ferramenta está ajudando seus clientes.

Por isso, recomendamos que plataformas de SaaS não vendam-se apenas como uma ferramenta, mas como uma provedora de soluções. Se o cliente necessita de um serviço, trate de trazer a solução para ele e não deixe de construir e fortalecer constantemente esse relacionamento. Essa é a melhor forma de garantir a prosperidade da sua empresa!

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