As estratégias de SEO estão sempre se adaptando às constantes mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca.
Conforme as tecnologias se desenvolvem e mais pessoas usam as plataformas para fazer pesquisas na internet, novas variáveis surgem (como localização, hora, histórico, comportamentos de outros usuários com o mesmo perfil, etc.) criando fórmulas cada vez mais complexas e difíceis de decifrar.
E é por isso que as estratégias de Topic Clusters e Pillar Pages são tão importantes para o SEO.
Em essência, o que o Google e outros mecanismos de busca tentam fazer com suas ferramentas é garantir que os seus usuários encontrem exatamente aquilo que estão procurando, seja um produto, uma informação ou até mesmo um ajuda.
Se suas estratégias de conteúdo estão buscando entregar as melhores “respostas” para as pesquisas das suas Buyer Personas, então o primeiro e mais importante passo já foi dado.
Claro que com a crescente disputa por entregar a melhor resposta, os mecanismos de busca precisam olhar para centenas de fatores antes de decidir o que pode ser mais relevante para seus usuários.
Entre as variáveis consideradas pelas ferramentas, algumas das mais importantes (e que podem, de certa forma, ser “gerenciadas” pelas empresas) são as análises do comportamento dos usuários depois de acessar um link. Dados sobre o tempo que eles ficaram na página, se eles voltaram a pesquisar novamente, se os usuários buscaram mais informações no site que encontraram, entre outras possíveis formas de engajamento.
Além disso, a boa e velha correspondência da palavra-chave, os hiperlinks (quantidade e qualidade), a programação do site e o ranqueamento do domínio também são muito importantes.
Uma estratégia de SEO eficiente considera todas essas questões (e muitas outras). Mas, entre diversas ações e táticas para se destacar nos mecanismos de busca, uma das que tem apresentado mais resultado são as Topic Clusters.
O que são Topic Clusters
Topic Cluster é uma estratégia de organização de conteúdos relacionados a determinado tema em torno de uma página central (Pillar Page) de maneira clara.
Na prática, isso significa organizar diversos materiais como blog posts, quizzes e outros conteúdos e fazer hiperlinks em direção uma às outras e, principalmente, em direção à Pillar Page, com o conteúdo extenso e bem elaborado sobre o tema que pautam todos os outros materiais. Para você ter uma visão mais clara do que estou falando, veja como é a estrutura de um Topic Cluster:
A dica para definir um Topic Cluster é buscar por temas que não são nem tão genéricos, nem tão específicos. Isso porque se foram genéricos demais, certamente você não conseguirá fazer uma abordagem satisfatória sobre o tema em sua Pillar Page. Ao mesmo tempo, se o assunto for específico demais, a Topic Cluster será muito pequena e o conteúdo da Pillar Page não será não “rico”.
Pillar page e topic clusters: como colocar em prática?
Agora que você conhece o conceito de topic cluster e entende a importância dessa organização para o SEO e a experiência do usuário, é hora de colocar a ideia em prática.
Mas, por onde começar? A primeira dica é pensar no seu site em termos de palavra-chave. Pense nas principais dores, interesses e desafios das suas personas para definir os temas das suas Pillar Pages.
Usando os conteúdos da NA5 como exemplo, uma Pillar Page sobre “Inbound Sales” seria um termo amplo demais. Por outro lado, se definíssemos como assunto da Pillar Page “5 automações de e-mail para vender mais” não conseguiríamos nem produzir um conteúdo extenso, nem agrupar um número relevante de conteúdos de apoio na Topic Cluster. Logo, precisaríamos encontrar um equilíbrio em algo como “Tudo sobre e-mails de vendas: como usá-los para alavancar as vendas”.
Os conteúdos de apoio aos quais me referi, são os blog posts e outros materiais que compõe o Topic Cluster e se interligam com a Pillar Page. O mais recomendado é criar Topic Cluster com 10 até 20 conteúdos de apoio que complementam a Pillar Page em temas mais específicos.
No exemplo citado acima, poderíamos criar diversos tipos de conteúdos relacionados a Pillar Page como “5 automações de e-mail para vender mais”, “Como montar um e-mail de vendas”, “7 Ferramentas que todo vendedor precisa conhecer”, entre muitos outros. Veja como ficaria nossa Pillar Page:
As Topic Clusters aumentam a navegabilidade entre conteúdos, posiciona sua empresa como especialista no assunto e ajudam visitantes a encontrar todas as informações que precisam para avançar em sua Jornada de Consumidor. Não é por menos que os mecanismos de busca vejam-as com tão bons olhos e elas sejam extremamente relevantes para as estratégias de SEO.
Mas, com o Marketing Hub Professional da HubSpot você pode ir além: você pode criar e organizar as Topic Clusters direto na plataforma e ver como cada um dos conteúdos está auxiliando no ranqueamento da Pillar Page. Também é possível fazer um mapeamento rápido e extremamente útil de como cada conteúdo está ranqueado em determinadas palavras-chave, basta fazer a integração com o Google Search Console.
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