A adoção dos disparos de SMS em sua empresa pode ser uma excelente estratégia para expandir o engajamento, e por consequência, a evolução do seu negócio.
Os números mostram que o envolvimento do cliente é essencial para sustentar um negócio bem-sucedido, de longo prazo e com clientes fiéis. Este relatório detectou que clientes engajados com sucesso podem adicionar uma participação média de 23% na carteira, receita de lucratividade e crescimento do relacionamento.
Por isso, nosso time separou algumas dicas em como você pode dar um boost no seu engajamento através do SMS Marketing.
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Por que o engajamento dos clientes é tão importante?
Dois termos principais existem nas definições de engajamento: interações e foco no cliente.
O envolvimento do cliente conta quando uma conversa, ação ou interação ocorre entre a marca e um cliente. Além disso, embora sua marca possa solicitá-lo, as mensagens de SMS também poderão ser acionadas pelo seu cliente (opt-in).
Isso significa que o engajamento também é impulsionado pela vontade do seu cliente de interagir com você.
Estabelecer conexões reais através de uma estratégia de engajamento do cliente significa que você está ultrapassando a mentalidade de simples aquisição e conversão. Conforme o cenário de negócios se torna mais competitivo a cada dia, isso pode ser crítico para a longevidade e crescimento bem sustentado da sua marca!
O SMS oferece melhores interações com o cliente com mais frequência
Já cansamos de falar por aqui o porquê você deveria investir em disparos de SMS para aumentar o desempenho de sua empresa, (como você pode ver aqui), mas vamos resumir para você.
De acordo com dados levantados, clientes em todo o mundo tem grande preferência pela comunicação via SMS.
Sem contar que esse meio estimula a ação. Seja enviando uma mensagem de texto, clicando em um link ou fazendo uma compra, os consumidores agem quase que automaticamente.
A pesquisa mostrou que o SMS tem 8 vezes a taxa de resposta do e-mail, com fortes taxas de conversão de mais de 20%. Outros estudos demonstraram taxas de resposta de 90%, uma experiência positiva para muitos clientes.
Além disso, aqui estão mais algumas razões pelas quais o SMS por si só já engaja os clientes:
- É instantâneo e imediato: a maioria dos textos chega em segundos;
- É breve, conciso e direciona as informações certas para o público certo;
- Universal e amplamente utilizado (sem necessidade de conexão de internet ou da última versão de aparelho);
- Requer que os clientes estejam abertos a recebê-las (Opt-in);
- Oferece uma experiência melhor e mais pessoal ao cliente.
4 Dicas de SMS para empresas com HubSpot darem um boost no seu engajamento
Agora que você sabe como as mensagens de texto podem ser eficazes para atrair a atenção e a interação do cliente, aqui estão as dicas essenciais para ajudá-lo a dominá-las:
1. Use o tempo a seu favor
Quando você envia uma mensagem ao cliente, pode ter certeza de que a maioria deles a receberá e lerá em apenas alguns minutos. Digamos que você queira que os clientes vejam uma promoção especial a tempo para uma próxima venda ou que você precise atualizar os destinatários sobre uma novidade repentina, o envio de SMS seria o meio ideal para tais ações.
Melhor ainda, o envio de SMS também aprimora ações responsivas, como em uma campanha de marketing que obriga as pessoas a acessarem sua loja, um alerta de emergência para oferecer informações sobre alguma novidade imperdível ou uma simples solicitação para responder sua mensagem. Por isso:
- Foque na urgência – use palavras que aumentem a urgência para induzir a ação, como 'Últimas 2 horas restantes!' Ou 'Estoque limitado'.
- Envie na hora certa – analise o comportamento do seu público através dos relatórios, fase de vida e atividades contatos da HubSpot para escolher os dias e horários adequados que mostrem uma alta taxa de responsividade do público, e que sejam pertinentes com o conteúdo da mensagem. Sem contar que, sabendo a fase da jornada do seu consumidor ou gatilhos e ações que ele tomou, você poderá programar uma série de automações para enviar a mensagem certa no momento certo, e assim, aumentar seu engajamento.
2. Conduza o leitor e ofereça CTAs com links
Como falamos antes, SMS são ótimas para desencadear respostas e ações imediatas.
Afinal, estamos acostumados a enviar uma mensagem de texto ou clicar em um link quando nossos amigos de confiança e familiares nos enviam mensagens de texto.
Certifique-se de saber exatamente o que os clientes podem (e devem) fazer para conduzi-los na direção certa.
- Encurte seus links - A própria HubSpot oferece um gerador de links encurtados e rastreáveis em seu portal. Não só vai economizar espaço em seus textos, mas também ajuda a rastrear cliques e desempenho de resultados.
- Use as páginas de destino (Landing Pages - LPs) para expandir as opções – Quer oferecer ao cliente algo mais pessoal? As página de destino no HubSpot são perfeitas para quando você deseja oferecer aos clientes um pouco mais de detalhes e mais opções de ação para celular. Crie uma página de destino no HubSpot específica para a campanha de SMS e inclua na mensagem um link encurtado para esta página.
3. Seja solícito
A conveniência é a chave na era moderna.
Se você deseja que os clientes se envolvam com você, certifique-se de que esteja ao alcance de seus dedos. Ajude os clientes a tomarem as medidas certas, dando-lhes uma assistência simples com lembretes SMS e mensagens bidirecionais.
- Adicione lembretes SMS e mensagens bidirecionais para tornar a jornada do cliente mais conveniente.
- Defina e automatize lembretes úteis, especialmente se você for uma empresa de serviços. Isso não apenas ajudará a garantir menos “não comparecimentos”, mas também servirá bem aos clientes ocupados.
- Abra uma via de mão dupla – adicione respostas fáceis, como "Envie: SIM para confirmar", em vez de forçar os clientes a clicarem em links ou apps para realizar uma ação.
- Ou dê um passo adiante e programe, em seu fluxo de trabalho da HubSpot junto à Plataforma NA5, a oportunidade para ativar o suporte ao cliente via SMS.
4. Use o feedback a seu favor
Como apontamos anteriormente, a abertura para respostas ou opiniões do cliente elevará quase que automaticamente o serviço e as interações com ele.
Por mais que os clientes queiram ser direcionados – eles também querem sentir que seus pensamentos, vozes e opiniões são importantes para sua marca. Isso pode ajudar a melhorar o relacionamento e a lealdade do cliente.
Usando uma boa plataforma de SMS integrada ao HubSpot, você consegue abrir a possibilidade de conversas, e pode também considerar, pedir e reintegrar o feedback deles em sua empresa.
- Solicite o feedback – Enviar mensagens de texto pode ser ótimo para coletar a opinião dos clientes, seja por meio do suporte geral ou solicitando que os clientes preencham um formulário ou pesquisa de NPS através de um link curto rastreável.
Isso não só chega a eles rapidamente, como também pode ser feito em qualquer lugar ou pessoalmente. Com a HubSpot, automatize os lembretes e programe o momento perfeito de envio, no determinado tempo após a venda do seu produto ou serviços (ou em qualquer outra ação de sua preferência).
- Legitime seu negócio, use o feedback recebido como prova social – Envie para seus destinatários vídeos, links ou comentários positivos recebidos por clientes como um ponto de prova social de que você tem um negócio adorado por todos. É provável que você aumenta a confiabilidade da sua marca, sabendo que outras pessoas também confiam e recomendam você. E ainda mostrará o quão disposto você está em ouvi-los e tê-los por perto!
Plataforma NA5 – A melhor tecnologia para o disparo de SMS para empresas com HubSpot
Se você quer começar a aplicar isso na sua empresa, você precisará de uma ferramenta de SMS Marketing que esteja integrada ao CRM. Por isso, recomendamos a Plataforma NA5.
Essa tecnologia está mudando a forma como as médias e grandes empresas criam suas estratégias de SMS, pois a integração robusta de SMS com HubSpot cria um moderno patamar de possibilidades e inteligência para a sua operação.
É possível criar fluxos de trabalho (workflows) personalizados de acordo com sua estratégia utilizando SMS, e-mails, ligações, anúncios, WhatsApp e muito mais, tudo direto da HubSpot. E o melhor é que todas, absolutamente todas as mensagens (enviadas e recebidas) ficam registradas na timeline do contato, no CRM da HubSpot.
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