Se sua instituição de ensino quer evoluir sua estratégia de marketing, é importante prestar atenção às ferramentas digitais que seus alunos em potencial mais gostam e garantir que façam parte da sua estratégia.
Considerando o enorme crescimento de SMS e mensagens instantâneas no público jovem, não há dúvida de que esses canais podem ter um forte impacto no recrutamento de alunos. Por isso, o SMS para universidades é crucial para atrair e captar esse público exigente.
Para os alunos, as mensagens pelo celular oferecem o benefício de ser rápido e conveniente, enquanto ainda mantém um toque pessoal de intimidade. Para a IES, essas ferramentas fornecem um modo altamente eficaz de aproximação via SMS automatizados.
Esteja você procurando construir uma estratégia a partir do zero ou obter novas ideias, este post vai te ajudar a maximizar o potencial do disparo em massa de SMS e te apresentar boas ferramentas para isso.
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Por que usar SMS na captação de alunos?
As estatísticas dizem tudo. Embora a taxa média de abertura de e-mail seja de 23% na área de educação, o SMS supera essa métrica por muito essa métrica, chegando aos incríveis 98%. Além disso, apenas 20% das pessoas atendem ligações, já as mensagens de texto são lidas em questão de segundos.
O fator “conveniência” tem uma forte influência sobre essas taxas — especialmente nas gerações mais jovens. Os millennials são imediatistas e multitarefas, e quanto mais fácil para eles é passar de uma conversa com um amigo para um atendente e vice-versa, melhor.
Canais usados em dispositivos móveis são fundamentais para esses públicos.
Como você já deve imaginar, devido aos altos níveis de engajamento, SMS e plataformas de mensagens instantâneas estão se tornando canais cada vez mais relevantes na comunicação entre clientes e empresas.
Na verdade, 70% dos consumidores que usam aplicativos de mensagens desejam usá-los para contatar empresas, e quase 66% das pessoas entraram em contato com empresas através desses meios.
Um estudo recente também indica que o SMS é o canal preferido para updates e contato de marca para 48% dos consumidores.
Se sua instituição ainda não aderiu aos disparos em massa e conversas via SMS, não faltam estatísticas para provar o porquê você deveria começar hoje.
Como usar mensagens de texto para recrutar alunos?
Quando se trata de recrutamento, você pode utilizar mensagens de texto conversacionais para:
- Compartilhar informações sobre seus cursos, programas e currículos.
- Convidar alunos e agendar passeios pelo campus ou ligações telefônicas com sua equipe.
- Enviar mensagens a todos os alunos que você deram seu contato e você gostaria de recrutar.
- Responder imediatamente a perguntas ou solicitações.
- Ofertas de materiais ricos, como guias, ebooks, vídeos e mais.
- Conectar clientes em potencial com outros alunos em programas de interesse da escola, conversas via SMS e muito mais.
- Aqui, a criatividade é o limite, mas seja relevante.
Dicas de uso na prática de SMS para universidades
Ofereça informações relevantes e inicie uma conversa
É fácil entrar em contato e compartilhar informações com os prospects.
Digamos que você é um recrutador universitário e captou o telefone de vários alunos do ensino médio que deseja atrair para sua universidade. Com um bom CRM para o desenvolvimentos de workflows automáticos e uma plataforma de envio de SMS, todo o processo fica extremamente fácil.
É aqui que o Inbound Marketing já começa a ganhar força. Primeiro, você pode enviar uma mensagem a todos os alunos que conheceu que você gostaria de recrutar.
Uma mensagem inicial é projetada para descobrir se eles estão interessados em saber mais sobre sua universidade. Também serve como confirmação de cadastro no envio de mensagens de SMS.
Quando um aluno responde “sim” à mensagem, ele já poderá receber automaticamente uma série de mensagens de captação. Você pode enviar uma variedade de informações nesta campanha de SMS. Algumas possibilidades são:
- Um URL rastreável especial para páginas sobre a escola, cursos e programas de bolsas, para que você possa acompanhar quando eles clicam para fazer pesquisa.
- Um vídeo de alunos ou ex-alunos falando sobre a universidade, o quanto eles aprenderam e gostaram da experiência.
- Guia de apresentação da estrutura da universidade, laboratórios e programas de estudos.
- Um e-book atualizado sobre temas relevantes para o aluno (sobre vestibular ou qual curso escolher, por exemplo).
- Dicas de vestibular e insights interessantes sobre profissões e mercado de trabalho.
- Qualquer outra coisa que você ache que será relevante e que seja verdadeiramente atraente para eles.
Pro tip: Todos esses envios podem ser automatizados com uma solução avançada de SMS.
Se o aluno não responder aos fluxos de mensagens iniciais, você pode enviar mais mensagens de inbound marketing com conteúdos diferentes para ver o que os atrai. Você pode filtrar quais conteúdos os fizeram aceitar sua provocação e, em seguida, concentrar sua campanha nesse conteúdo de conversão.
Tire dúvidas importantes e agende visitas via SMS
Quando o aluno interage com você: clica em algum CTA, acessa um link específico, assiste a um vídeo, entre outros; seu workflow automaticamente acionará um acompanhamento via SMS com uma segunda mensagem (recomendamos o envio em até uma semana depois da ação), perguntando perguntas frequentes que podem surgir ou se gostariam de um tour pessoal pelo campus.
Agora vamos ver como esse processo poderia funcionar na prática.
Neste exemplo a seguir, quando um aluno envia um SMS com INFO, um chatbot poderá ser acionado pela plataforma de SMS para abrir as possibilidades, como respostas automáticas da base de conhecimento, envio de informações extras, agendamento de ligação ou até a abertura de uma conversa ao vivo com um agente.
Se o aluno responder TOUR, é automaticamente enviada uma mensagem que facilitará o agendamento da visita.
Quando é agendada uma excursão ao campus, Ana (a recrutadora) é notificada via e-mail. O aluno também deverá receber uma confirmação imediata via SMS ou e-mail.
Os alunos também receberão lembretes automáticos regularmente sobre a data da visita, e você pode oferecer a opção de alterar a data através do mesmo processo automatizado.
Acompanhamento de Visitas
Após a tour pelo câmpus, a recrutadora poderá enviar uma mensagem para o aluno. Caso seja relevante, por exemplo, ela poderá enviar um link pessoal para se aproximar cada vez mais da etapa de inscrição, como um guia prático de matrícula ou o link direto para o aluno se inscrever na universidade.
Quando o aluno clica no link para enviar o formulário de inscrição, um novo fluxo de mensagens poderá orientá-los no processo de admissão.
Acompanhamento e nutrição pós-matrícula
Além das campanhas de recrutamento, sua instituição também pode usar SMS para se comunicar com os alunos que acabaram de se inscrever.
O workflow ajudará a fornecer aos alunos informações e recursos úteis antes de iniciarem seus estudos. Nossa dica geral para montar um fluxo de trabalho é fazer um acompanhamento, como o rascunho a seguir:
Você também pode usar SMS para alertar os alunos sobre eventos importantes e urgentes. Muitas universidades, em particular, adotaram essa iniciativa porque é uma maneira altamente eficaz de divulgar eventos para um grande número de pessoas.
Automatize seus processos e acompanhe os resultados
A esta altura, provavelmente você terá poucas dúvidas sobre a eficácia das mensagens SMS para universidades. Mas com diferentes plataformas, fluxos de trabalho e estratégias disponíveis, é essencial contar com um CRM com uma plataforma de disparos de SMS para coordenar todas as campanhas de marketing.
A Plataforma NA5 é a solução avançada de SMS que você procura. Junto à HubSpot, você poderá agendar e disparar suas mensagens, cadastrar conversas, automatizar fluxos de trabalho e registrar todas as interações dos contatos – além de monitorar o sucesso das campanhas centralizando suas atividades em um lugar só.
A tecnologia da Plataforma NA5 oferece uma integração completa das ferramentas de disparo de SMS (powered by Twilio), com toda a inteligência do HubSpot CRM. Isso potencializa um novo universo de possibilidades de estratégias para o SMS.
Por um lado, você pode criar automações virtualmente infinitas, que utilizam qualquer propriedade do contato na HubSpot, para disparar mensagens de SMS, direto dos Workflows da plataforma e todas as mensagens enviadas ou recebidas por SMS são registradas no histórico do contato, no CRM da HubSpot.
Isso significa um controle absoluto sobre as conversas neste canal e ainda possibilita análises profundas sobre o impacto que cada mensagem tem sobre o comportamento do usuário.
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