O SLA de Marketing e Vendas faz parte das estratégias de Smarketing. Ele pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes e crescer mais rápido. E o melhor: se você fizer tudo direitinho, suas equipes terão menos esforços, com muito mais resultados. Confira:
O que é SLA?
Basicamente, o Service-Level Agreement (contrato de nível de serviço), o SLA, define o nível de serviço esperado por um cliente de um fornecedor. Ele estabelece as métricas de medição deste serviço e as soluções ou eventuais multas, no caso de não cumprimento das metas alcançadas.
Geralmente, o SLA é acordado entre empresas e fornecedores externos, mas também pode ser aplicado entre dois departamentos dentro de uma mesma empresa, como Marketing e Vendas.
Como definir o SLA de Marketing e Vendas?
Sabemos que costuma haver um abismo entre as equipes de Marketing e de Vendas. Isso é um problema para o andamento da empresa. Quando usado para definir o que se espera de cada equipe, o SLA pode estabelecer as metas de marketing, como números de leads ou pipeline de receita, e as atividades de vendas, como envolver leads qualificados, que foram enviados aos vendedores.
Ao assinar este contrato de nível de serviço, as equipes assumem um compromisso formal, baseado em metas concretas e processos claros e objetivos.
Por isso, para garantir a eficácia e validade do acordo, o SLA Marketing e Vendas deve ter:
Resumo
Este é uma visão geral do contrato. De uma forma resumida, deve conter qual o serviço que será fornecido, quem é a outra parte e como este sucesso será medido.
Objetivos
Estabelece os objetivos de ambas as partes. Eles devem ser definidos de forma a garantir que, quando o marketing atingir seu objetivo, as vendas tenham condições de atingir os seus em consequência.
Necessidades
Aqui será descrito o que cada equipe precisa do departamento oposto para que tenha sucesso e consiga atingir suas metas. Relatórios de performance podem ser um bom exemplo.
Pontos de contato
Esta seção define quem está envolvido com o SLA e como. Além de estabelecer qual equipe faz o que, você deve especificar quem fala com quem.
Responsabilidades
Nesta seção estão os responsáveis, de marketing e vendas, por diagnosticar e resolver problemas de baixo desempenho.
Claro que, além do SLA, também é preciso apostar em ferramentas que permitem uma avaliação dos resultados, assim como uma intenção real da inteligência dois dois departamentos. Quer saber como fazer isso? É simples: fale com um dos especialistas da NA5.