Você acha que e-mail marketing é uma tática ultrapassada? Que nada! As sequências de e-mail marketing ainda são uma das ações mais poderosas e com maior ROI no Marketing Digital.
O motivo é simples: o e-mail é uma ferramenta que garante uma comunicação 1:1, íntima e mais verdadeira entre marcas e pessoas. Por isso, quando bem feitas, as sequências de e-mails fazem toda a diferença na conversão de leads em clientes. Acredite!
Parece trabalhoso para você? Bem, se você utilizar uma plataforma como a HubSpot, que permite configurar workflows e programar fluxos de e-mail, o processo fica praticamente todo automatizado. Então, depois de configurados, os esforços são mínimos.
Mas, não adianta nada criar longas sequências de e-mail se você não tiver um conhecimento bem claro da Jornada do seu Consumidor, o que ele busca em cada etapa e quais ações indicam o avanço na sua jornada. Sem isso, você estará apenas mandando spams. E não há nada pior que isso para a experiência dos seus leads.
Pensando nisso, eu resolvi compartilhar com vocês alguns modelos de sequências de emails que vão fazer toda a diferença a partir do momento que você as colocar em ação. Mas muita cuidado viu? Algumas sequências só fazem sentido para determinados modelos de negócios, como SaaS por exemplo.
Então, leia com atenção e depois coloque seus aprendizados em prática para vendar mais!
Sequência de e-mails de boas-vindas
Antes de começar uma conversa, é preciso quebrar o gelo. É para isso que funciona a sequência de e-mails de boas-vindas: estabelecer uma relação, acolher e não vender diretamente.
Aqui, além de ser acolhedor, é preciso deixar claro o que a empresa faz, mostrar o valor de seus produtos ou serviço e como eles podem ajudar o cliente ou prospect a resolver um problema ou simplesmente melhorar a vida deles.
Nesses e-mails, é importante também fazer os combinados sobre como fluirá essa conversa. Você aparecerá diariamente na caixa de e-mails do seu contato? Deixe claro porque, senão, em vez de construir uma relação, você pode arruiná-la de vez.
Quem: Para todos os tipos de negócios que utilizam CRM.
Quando: Ideal para o 1º contato com leads que optaram por se cadastrar na sua base, tanto por conta de conteúdos ricos (ebooks, Newsletter, webinars), quanto para tirar dúvidas sobre seu produto ou negócio. O momento ideal varia de acordo com a forma de entrada na base. Se ele se cadastrou para receber um conteúdo, o recomendado é que ele receba o conteúdo antes da mensagem. Já para casos onde ele se cadastrou para uma Newsletter, ele pode receber no mesmo instante o primeiro e-mail da sequência;
Porque: Independente dos motivos pelos quais o lead optou por disponibilizar o seu e-mail para empresa, ele certamente já espera algum tipo de retorno. Este é o momento ideal para apresentar sua empresa e seus valores, de maneira que crie uma relação mais transparente com ele.
Sequência de e-mails para clientes recorrentes
Muitas empresas negligenciam a comunicação com um cliente já conquistado, focando apenas em novas conversões. Mas, isso é um grande erro! Segundo Philip Kotler, a aquisição de novos clientes pode custar de 5x a 10x mais do que reter os clientes antigos.
Além disso, quem não mantém uma relação próxima com seus clientes está perdendo grandes oportunidades de Cross Sell e Up Sell.
Uma sugestão de sequência de e-mails que você pode aplicar ainda hoje é: primeiro, verificar a satisfação do cliente com sua compra. Em seguida, enviar de maneira periódica algumas mensagens sobre recomendações de produto ou conteúdos que sejam relevantes para ele.
Quem: Para todos os tipos de empresas que utilizam CRM.
Quando: A periodicidade e o conteúdo vão variar muito de acordo com cada negócio, cliente e ciclo de venda. Quando menor o ciclo, maior e menos intervalada deve ser a sequência.
Porque: Além de garantir maior satisfação e, consequentemente, retenção de clientes (indicador especialmente relevante para empresas que usam o modelo de recorrência), essa sequência ainda garante um relacionamento mais próximo com seus clientes para gerar novas oportunidades.
Sequência de e-mails de onboarding
A função dessa sequência é automatizar alguns processos do onboarding, após o fechamento da venda. A dica é oferecer mais informações sobre o serviço contratado, o funcionamento do atendimento, apresentar outros colaboradores que serão envolvidos (quando necessário) e quais os próximos passos para o cliente.
A personalização é muito importante nessa fase, para que você mantenha o cliente engajado e satisfeito.
Quem: Para empresas que possuem em seu processo de venda o onboarding, como consultorias e SaaS e outros serviços por assinatura.
Quando: Logo depois do fechamento da venda.
Porque: Muitas vezes o hand-off da equipe de vendas é abrupto e o cliente pode se sentir desamparado após a venda. Essa sequência garante um acompanhamento automático e demonstra que a empresa está empenhada em garantir sua satisfação.
Sequência de e-mails de abandono de carrinho
O cliente chegou à sua página e encheu o carrinho, mas por algum motivo o abandonou. Como recuperá-lo e efetivar a venda? Uma sequência recomendada é o envio de um lembrete rápido e simples após algumas horas do abandono do carrinho. Em seguida, aguarde mais 24 horas e mande uma nova mensagem, um pouco mais elaborada e divertida, avisando que os itens continuam aguardando a compra.
Aproximadamente 48 horas depois, se possível, faça uma oferta exclusiva de desconto. Por fim, o recomendado é notificar que os itens foram retirados do carrinho e perguntar os motivos que levaram o usuário a abandoná-lo.
Quem: Para empresas que fazem vendas online.
Quando: Assim que o e-commerce identifica um carrinho abandonado.
Porque: Os resultados são imediatos e podem gerar um aumento de receita significativo. Além disso, ele pode gerar importantes insights sobre os motivos que estão levando ao abandono do item.