A cada novo ano, mais se fala sobre o Inbound Marketing e seu protagonismo entre as diversas estratégias de marketing que empresas de todos os tipos e tamanhos utilizam. O motivo é simples: os resultados são surpreendentes (pelo menos para quem ainda não conhece seu potencial). Crescimento orgânico, escalável e de baixo custo á longo prazo; o sonho de qualquer equipe de marketing.
Mas, com o aumento da concorrência e públicos cada vez mais exigentes e autônomos em suas decisões de compra, os desafios do Inbound se transformaram e, hoje, uma das principais prioridades de quem utiliza estratégias do Inbound é garantir que a mensagem certa, está sendo enviada para os clientes certos, no timing certo.
Por isso, mais do que nunca, a análise das Buyer Personas e o mapeamento da Jornada do Cliente são ESSENCIAIS para criar estratégias com resultados sólidos. Sem essas informações é praticamente impossível garantir o contexto e assertividade nas mensagens da empresa.
Neste artigo, eu vou te conta um pouco mais sobre o que realmente significa o conceito da Buyer Persona e como você pode aplicá-lo no seu negócio. Depois dessa leitura, recomendo para você também dar uma olhada nessas dicas sobre como mapear a Jornada do seu cliente!
O que é Buyer Persona, o que é?
Como o Inbound Marketing é uma estratégia com foco específico no cliente, é preciso compreendê-lo a fundo, saber como, quando e por que ele compra. Sendo assim, a Buyer Persona é uma construção semificcional do consumidor ideal, aquele que você gostaria de reproduzir como clone para comprar para sempre da sua empresa.
A Buyer Persona é, portanto, a lapidação do seu público-alvo em um nível mais profundo, para que seja possível compreender mais do que simples dados demográficos, mas, sim, as motivações, necessidades e os anseios que levam seu cliente a consumir.
Como esses conceitos trabalham juntos?
Ao construir uma Buyer Persona, você passa a ter uma poderosa arma para personalizar suas ações de Inbound Marketing e atingir sua audiência com maior eficácia, produzindo resultados cada vez mais positivos para sua empresa. Nesse contexto, como conhece bem seu cliente e consegue traduzi-lo em um personagem fiel, pode sanar os problemas mais profundos desse público, fortalecendo seus laços com a audiência e proporcionando mais fidelização e engajamento.
Como criar uma Buyer Persona?
Por mais que a Buyer Persona seja uma representação, ela precisa ser fiel ao perfil do seu cliente real. Sendo assim, para construir uma Buyer Persona você precisa desenvolver pesquisas de mercado que revelem as características comuns de seus clientes, buscando seus históricos de compra e complementando todo tipo de informação já existente com outros dados que você venha a coletar a partir das suas análises. Feito isso, você pode criar grupos homogêneos e definir até mais de uma Buyer Persona para o seu negócio, segmentando não só suas estratégias como também suas mensagens.
Como você pôde perceber, a Buyer Persona é o que dá sustentação para estratégias mais efetivas de Inbound Marketing, já que revela como o seu cliente se comporta em relação ao consumo e dá a você a oportunidade de gerar um contexto favorável para a efetivação da compra. A partir de estratégias bem definidas, o Inbound Marketing passa a ser sua principal ferramenta tanto de atração, como de retenção e de fidelização de clientes, mantendo sua empresa sempre no topo!
Agora que você já sabe o básico sobre Buyer Persona!