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Os segredos do Inbound Marketing B2B x B2C

Os segredos do Inbound Marketing B2B x B2C

Será que as estratégias de inbound marketing B2B x B2C nas empresas são muito diferentes? O que será que diferencia uma da outra? Confira em nosso post.

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Será que as estratégias de marketing de empresas B2B e B2C são muito diferentes? O que será que diferencia uma da outra? O inbound marketing também precisa ser diferente para cada uma dessas empresas? Você também já se pegou pensando sobre alguma — ou mais de uma — dessas perguntas? Ainda está interessado nas respostas? Então confira agora mesmo nosso post e tire essas e outras tantas possíveis dúvidas que você nem sabe que tem:

O inbound marketing nas empresas B2B

B2BEmpresas B2B, ou business to business, veem no inbound marketing a oportunidade ideal de criar uma reputação no setor em que atuam, visando se transformar em referência no mercado para que possam gerar cada vez mais leads e, assim, mais negócios.

No contexto do B2B fica fácil imaginar — e comprovar — a importância do inbound marketing, já que os negócios precisam de um ciclo maior de decisão. E é nesse ponto que entram as estratégias para nutrir esses leads, esclarecer os melhores pontos sobre produtos e serviços e, assim, preparar os futuros clientes para uma aquisição mais consciente e preparada.

Com a ajuda de ferramentas como o CRM, o inbound marketing pode se tornar ainda mais especializado e personalizado, oferecendo aos leads das empresas B2B conteúdos totalmente exclusivos. Além do mais, é possível ampliar o alcance das estratégias ofertando diferenciais a cada novo conteúdo publicado, criando uma cultura de aprendizado e conhecimento e gerando expectativas em relação às soluções que podem ser oferecidas.

Nas empresas B2B, o principal canal de disseminação do inbound marketing se torna o blog corporativo, pois é lá que a empresa insere seus conteúdos e cria oportunidades de interação com outras empresas. As mídias sociais também se tornam aliadas para o compartilhamento, mas não têm o mesmo alcance que o inbound marketing nas empresas B2C.

O inbound marketing nas empresas B2C

B2CNas empresas B2C existe uma percepção de que o inbound marketing deve ser utilizado para dar maior visibilidade à marca, mas a verdade é que é possível, sim, trabalhar o inbound marketing para promover os produtos e serviços da empresa.

Pesquisas indicam que a maioria dos consumidores pesquisam na internet sobre os produtos desejados antes de partirem efetivamente para a compra. E eis aí a chance de as empresas B2C demonstrarem que seu inbound marketing realmente faz a diferença.

Criar comparativos entre produtos, explicar novas características ou, ainda, apresentar uma inovação no mercado de maneira educativa, que agregue valor para o consumidor e o torne mais consciente para a tomada de decisão é perfeitamente possível e traz resultados surpreendentes para as empresas B2C. Isso sem contar que as empresas B2C podem, ainda utilizar as mídias sociais para interagir com seu público de uma maneira mais próxima, o que não ocorre diretamente com as empresas B2B.

A evolução do inbound marketing das empresas B2B e B2C

A evoluçãoSe você está pensando que as estratégias não são, afinal, tão diferentes, pode estar com um olhar no futuro, ou seja, no inbound marketing H2H — ou homem a homem. Como as empresas são feitas de pessoas e vendem para pessoas, independentemente de serem B2B ou B2C — já que sempre há pelo menos um representante da empresa B2B realizando a negociação —, a verdade é que o inbound marketing acaba sendo direcionado para pessoas, não empresas ou marcas. E esse fato é mais que comprovado pela criação de buyer personas para o direcionamento de ações de marketing!

Se você ficou ainda mais curioso para dar continuidade a esse assunto, aproveite para ler nosso artigo sobre os segredos do inbound marketing em relação à buyer persona e fique atento aos nossos próximos posts, além de, claro, comentar aqui para dividir conosco suas impressões!

Já conhecia essa tendência de inbound marketing H2H? Ficou ainda alguma dúvida sobre a diferenciação entre B2C e B2B? Compartilhe seus questionamentos conosco!

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