A gente tem acompanhado nos últimos tempos um movimento das grandes empresas migrarem do Salesforce Marketing Cloud para o HubSpot Marketing Hub Enterprise. Isso tem acontecido principalmente por três motivos: dificuldade de uso do Marketing Cloud; escassez de profissionais com conhecimento em Salesforce e alto índice de turnover desses poucos profissionais que existem.
Sabemos que não é um trabalho simples para grandes empresas. O Salesforce possui anos de histórico de comportamento dos clientes, processos já estruturados na plataforma e equipes acostumadas à plataforma. Mas, a verdade é que os ganhos operacionais superam em muito seus obstáculos.
Em contrapartida, temos o HubSpot Marketing Hub Enterprise: uma plataforma super amigável (user-friendly) que pode ser adotada pela área de Marketing das grandes empresas com baixa curva de aprendizagem.
A maioria dos analistas de Marketing alguma vez na vida já usaram MailChimp ou RD Station. Então, criar e enviar campanhas de e-mail marketing não deveriam ser tarefas complicadas. Mas, parece que com o Salesforce Marketing Cloud a vida dos analistas tem ficado mais difícil. A plataforma HubSpot pode consertar isso!
Com o HubSpot Marketing Hub Enterprise, seus analistas ficam super poderosos! Eles podem criar campanhas de e-mail marketing, réguas de relacionamento com automações, landing-pages com edição "arrastar-e-soltar" (drag-and-drop) dos elementos , postar conteúdo nas redes sociais, criar anúncios online, publicar artigos no blog de forma intuitiva e muito mais. Enquanto você e os outros heads têm acesso a relatórios completos e customizáveis.
Importante: estamos falando sobre a migração do Salesforce Marketing Cloud, o módulo de marketing do Salesforce, para que o seu departamento de Marketing fique mais produtivo. Entretanto, o seu departamento de Vendas pode querer continuar usando o Salesforce CRM e isso não é um problema algum. O HubSpot Marketing Hub Enterprise tem integração nativa com o Salesforce CRM. Assim, você resolve o seu problema do Marketing e o departamento de Vendas segue o barco como está acostumado com o Salesforce CRM.
Para garantir que os dados do Salesforce Marketing Cloud sejam migrados com sucesso para a HubSpot Marketing Hub Enterprise, são necessários alguns importantes passos que desvendamos agora para você no formato de checklist. Confere aí!
Migrando do Salesforce Marketing Cloud para o HubSpot Marketing Hub Enterprise.
Para migrar apenas o Salesforce Marketing Cloud, você deve:
- Mapear todos os campos (fields) e ativos utilizados na operação;
- Criar as “propriedades” HubSpot;
- Criar os formulários que serão utilizados pelo site e landing pages;
- Criar as Landing Pages;
- Criar os e-mails (automáticos e utilizamos em campanhas de e-mail marketing)
- Mapear as “Journeys” ativas no Marketing Cloud;
- Criar os "Fluxos de trabalho” (automações) da HubSpot. Se suas Journeys contém disparos de SMS, você pode usar o plugin de SMS em Massa da NA5 na HubSpot;
- Importar a base de contatos, leads e contas do Salesforce;
- Conferir se todas as informações foram migradas com sucesso e recursos funcionando corretamente.
A recomendação dessa ordem de prioridades foi pensada para que as etapas anteriores ofereçam os ativos necessários para a etapa seguinte. Por exemplo, sem as propriedades HubSpot você não conseguirá completar a criação dos formulários. Assim como sem os e-mails automáticos, os Fluxos de Trabalho ficarão incompletos.
Migrando do Salesforce Marketing Cloud para o HubSpot Marketing Hub Enterprise, mas permanecendo com o Salesforce CRM
Se sua empresa optou em continuar usando o Salesforce CRM para o departamento de Vendas, enquanto o Marketing daqui para frente usará o HubSpot Marketing Hub Enterprise, siga esse checklist após a implementação do checklist anterior.
- O primeiro passo é ativar a integração nativa da HubSpot e Salesforce. É importante verificar os requisitos da integração;
- Faça o mapeamento dos campos (fields) do Salesforce com as propriedades da HubSpot. A sincronização dos dados pode ser ajustada se necessário;
- Definir o tipo de sincronismo entre os dois bancos de dados (explicamos logo abaixo do checklist);
- Conferir a sincronização das propriedades entre Salesforce e HubSpot;
- Criar listas ativas na HubSpot com critérios que definem quais contatos serão “enviados” para o Salesforce. Esse ponto é importante para fazer a passagem de bastão (handoff) entre Marketing e Vendas;
- Testar a sincronização dos dados e “virar a chave” (colocar em produção).
Tipo de sincronismo de dados entre HubSpot e Salesforce
A integração entre HubSpot e Salesforce oferece quatro tipos de sincronismo dos dados, como ilustrado na imagem abaixo.
Na opção “preferir o Salesforce, a menos que esteja em branco” a sincronização será feita conforme os critérios:
- A HubSpot passará apenas um valor para o Salesforce se não houver atualmente nenhum valor no Salesforce;
- Se existir um valor no Salesforce, ele sempre substituirá o valor existente na HubSpot; independentemente da origem do valor mais recente;
- Se você excluir o valor no Salesforce, o valor também será excluído na HubSpot.
Na opção “Sempre usar o Salesforce”, os critérios são:
- A HubSpot nunca passará os dados para o Salesforce, mesmo se não houver valor no Salesforce;
- Se houver um valor no Salesforce, ele sempre substituirá o valor existente na HubSpot;
- Se você excluir o valor no Salesforce, o valor também será excluído na HubSpot.
Na opção “Bidirecional” o sincronismo funciona assim:
- O valor mais recente sempre substituirá todos os valores existentes;
- Se o valor for excluído na HubSpot, ele também será excluído no Salesforce e vice-versa.
Por fim, na opção “Não sincronizar”:
- Os dados nunca passam entre HubSpot e Salesforce.
- Se o valor for excluído na HubSpot, ele não será excluído no Salesforce e vice-versa.
Conclusão
As grandes empresas buscam aumentar a sua rentabilidade ano a ano. E o HubSpot Marketing Hub Enterprise pode ajudar as grandes empresas a ganharem agilidade e ter uma ferramenta mais acessível.
A gente compartilhou com você o que é preciso fazer para migrar o Salesforce Marketing Cloud para HubSpot. Também explicamos que você pode manter um ambiente híbrido, ou seja, manter a sua equipe de Vendas com o Salesforce CRM, enquanto a equipe de Marketing usa a HubSpot, trabalhando integradamente com Salesforce.
A NA5 é especialista em HubSpot Enterprise no Brasil e ajuda grandes empresas na migração do Salesforce para HubSpot, ou trabalharem de forma híbrida com HubSpot e Salesforce.