Antes de inscrever-se no vestibular e fazer matrícula em uma universidade, todo candidatos percorrem um longo caminho em sua Jornada do Consumidor. Afinal, esta é uma das decisões mais importantes da sua vida! Por isso, réguas de relacionamento são tão importantes para universidades que querem acompanhar os seus prospects nessa Jornada e garantir mais resultados.
Isso não quer dizer que é uma tarefa fácil! A Jornada de um aluno até a escolha da sua instituição de ensino é complexa e depende de alguns fatores que estão simplesmente fora do controle, como, por exemplo, políticas públicas e desempenho nos vestibulares.
Mas, antes de falarmos mais sobre as particularidades do “processo de compra” do aluno universitário, vamos relembrar o que é uma régua de relacionamento.
Por definição, régua de relacionamento é o conjunto de ações que uma empresa estrutura para manter um relacionamento com seus leads e clientes, usando como base as etapas da Jornada do seu Consumidor.
Mas, como uma universidade pode usar a régua de relacionamento?
O que é preciso levar em consideração para criar uma régua de relacionamento para universidades?
Os períodos de maior busca por universidades começam geralmente em meses que antecedem os semestres. Isso porque no processo de matrícula, os alunos entendem que as janelas de oportunidade de ingresso funcionam no início dos semestres, então eles precisam chegar nesta época já sabendo quais cursos e instituições eles gostariam de se matricular.
Isso significa que, entre setembro e março, um pouco antes do início do ano e um pouco antes do segundo semestre, respectivamente, são os momentos ideias para criar uma relação sólida e com confiança entre a universidade e seus leads.
Outra informação muito importante é que a maior taxa de matrícula nas instituições de ensino superior é registrada entre janeiro e fevereiro. Ou seja, durante este período é hora de intensificar as ações da régua e apostar em uma abordagem mais comercial.
Mas atenção! Para garantir os melhores resultados para a régua, ela precisa realmente acompanhar os alunos durante todo o seu processo de decisão. Se a comunicação for direta demais, com muita “sede ao pote”, você pode colocar em risco a credibilidade da sua mensagem.
E para assegurar que cada lead e contato receba as mensagens certas, nos momentos certos, é preciso fazer um bom uso do CRM. Sem ele, torna-se praticamente impossível ter uma visão clara sobre sua base, ou seja, sua comunicação fica muito menos assertiva e, portanto, menos efetiva.
Que métodos utilizar para engajar o potencial aluno?
Vamos considerar o marco zero da relação o momento em que o candidato decide assinar sua newsletter. Para que isso ocorra, ele precisa ser atraído até sua página. Um trabalho prévio precisa ter sido feito, com apostas em ferramentas de atração como o uso de técnicas de SEO em todo o site, atividade em redes sociais e a constituição de um blog bem informativo, inspirador e elaborado.
Depois, para que haja conversão, a recomendação é enviar sequências de e-mail marketing e elaborar bons anúncios. Como o perfil dos alunos universitários indicam um uso alto da internet no dia a dia, surgem diversas oportunidades de se estabelecer uma conversa. Mas lembre-se: o candidato provavelmente está sendo assediado por seus concorrentes, então você precisa de uma boa estratégia para se destacar.
Cada um desses acessos gera encantamento no potencial aluno, o uso de chats ao vivo para sanar possíveis dúvidas e bots são excelentes escolhas. Quanto mais você for capaz de personalizar essas interações, melhor!
São centenas de touchpoints que podem desenvolvidos durante toda a régua de relacionamento com a universidade, inclusive após a confirmação da inscrição (pós-venda). Como aproveitar o melhor de cada momento para garantir a satisfação dos seus leads depende de cada universidade e das suas estratégias de comunicação.
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