Hoje, vamos falar sobre uma ferramenta da HubSpot que pode transformar as suas campanhas e garantir que todo o esforço colocado nas suas ações sejam devidamente mensurados e analisados pelo time de Marketing. Ou seja, hoje vamos falar sobre o Rastreador de URLs da HubSpot. Vamos juntos?
Os rastreadores de URL da HubSpot são ferramentas que permitem medir a eficácia de suas campanhas de marketing, fornecendo informações sobre a origem e o número de visitantes que acessaram suas páginas através de determinadas URL (links).
Você pode usar as URLs criadas para segmentar os links compartilhados em cada canal de relacionamento com os clientes em uma campanha específica- como por exemplo links dos anúncios no Facebook e LinkedIn Ads, ou nos CTAs dos e-mails, no SMS, etc…
Com isso, é possível mensurar e comparar o desempenho de cada uma das URLs, para entender o impacto das ações da campanha.
Leia mais: veja nosso tutorial em vídeo sobre como fazer o redirecionamento de links e importação na HubSpot.
Como funciona a análise de tráfego de URLs
A ferramenta de URL de rastreamento da HubSpot cria URLs com parâmetros anexados. Logo, quando os visitantes acessam seu site a partir desse link, a HubSpot consegue identificar o número de visitas à página-destino e o número de conversões (de visitantes em leads) que foram feitas
Observação: as ferramentas estão disponíveis para usuários do Marketing Hub Professional ou Enterprise.
Como criar um URL de rastreamento
Veja o passo a passo de como criar uma URL de rastreamento da HubSpot em menos de 5 minutos.
- Crie um URL de rastreamento
- Na sua conta do HubSpot, acesse o menu Relatórios > Ferramentas de Análise.
- Em seguida, no fim da página, clique no botão “Criador de URL de Rastreamento”
- No canto superior direito, clique em Criar URL de rastreamento.
- No painel direito, configure seu URL de rastreamento.
- Digite uma URL válida (1) para sua página-destino e selecione o protocolo apropriado (http: // ou https: //).
- A seguir, clique e selecione uma campanha na HubSpot (2) para qual você deseja associar às visitas desta URL *.
- Clique em “Fonte” (3) e selecione a fonte para o seu URL de rastreamento. Você também pode selecionar Outras Campanhas e inserir uma Fonte UTM personalizada (4).
- O campo Mídia de UTM (5) é opcional. Digite o nome do banner, publicação de mídia social, e-mail, etc. Para fontes agrupadas em Outras campanhas, a mídia fica visível quando você faz uma busca detalhada em uma campanha específica. Normalmente, esse é o último parâmetro visível nos URLs de rastreamento que você cria no HubSpot.
- O campo do Termo de UTM (6) é opcional. Ele pode ser usado em sistemas como o AdWords e o Google Analytics para rastrear as palavras-chave em um anúncio de PPC.
- O campo Conteúdo de UTM (7) também é opcional. Digite o nome para um anúncio se você tiver vários em sua página e quiser diferenciá-los.
- Por fim, clique em Criar. Se você deseja criar outro URL de rastreamento imediatamente depois, clique em Criar e adicione outro.
*Toda URL rastreável da HubSpot precisa estar associada à uma campanha, pois é apenas nos relatórios de Campanha (Relatórios > Ferramentas de Análise > Análise de Campanha) que é possível ver e comparar as visitas e os contatos criados a partir das URLs criadas.
Analise o desempenho das URLs
O mais legal dessa ferramenta é que ela permite para a gestão do Marketing uma análise profunda sobre a origem de cada uma das visitas geradas à uma página. Ou seja, é possível entender quais são os canais que estão sendo mais relevantes para seu público.
Veja como é o relatório de URLs de uma campanha na HubSpot.
*o “DETALHAMENTO” são os números acumulados de todas as URLs consideradas com UTM personalizadas. Ao clicar em “Outras campanhas” na primeira imagem, você pode ver o destrinchamento das sessões e contatos gerados por cada um dos canais.
Você não pode otimizar o que não consegue mensurar
A grande vantagem da HubSpot é que você pode centralizar todas as informações em único lugar e acompanhar com muito mais facilidade a forma como seu público está se relacionando com cada um dos canais da sua empresa.
Você também pode fornecer um link a parceiros, como em guest blog posts ou posts patrocinados. Dessa forma, a URL é automaticamente vinculada à campanha e é possível comparar os resultados de cada uma das parcerias. .
Com tantos insights e relatório completos sobre os acessos de seus prospects e conversão, fica muito mais fácil saber por onde, como e quando investir nesses canais - e melhorar ainda mais os resultados de suas campanhas.