NA5

Blog NA5

2 grandes benefícios da implementação do CRM com Quick Wins

2 grandes benefícios da implementação do CRM com Quick Wins

Aprenda mais sobre os benefícios que os métodos de quick wins, ou ganhos rápidos, podem trazer na implementação do CRM.

Publicado em por

Este pode ser o artigo mais importante que você já encontrou sobre implementação de CRM. Por quê?! O modelo operacional de Quick Wins (Vitórias Rápidas) pode mudar completamente a maneira como você implementará o CRM em sua grande empresa.

Muito se fala sobre os Quick Wins como uma fórmula mágica, um método que promete ( entre outras coisas) uma fácil implementação - seja de uma campanha, de otimização de um processo ou de aquisição de um novo sistema, como o CRM - com baixos custos. Resumindo, o sonho de todo head.

Mas, a verdade é que os Quick Wins podem de fato gerar resultados rápidos, mas isso não está necessariamente atrelado a baixo investimento ou facilidade. A gente explica!

Veja, Quick Wins são formas de estruturar processos complexos, robustos e/ou longos, com o objetivo principal de prover ganhos rápidos na operação, em curto prazo. Isso pode resultar em aumento de rentabilidade do negócio (que pode retroalimentar o investimento na operação) e manter as equipes motivadas. Por isso, aqui na NA5 a gente adota a tradução de "Quick Wins" como "Ganhos Rápidos" (em vez de "Vitórias Rápidas").

Viu só? A implementação/otimização da operação não será mais fácil. Pelo menos, não ao olharmos a longo prazo. O que muda é que as ações que trazem resultados mais imediatos são priorizadas.

Quanto ao baixo custo, isso não é necessariamente verdade. Já que alguns ganhos rápidos podem exigir um investimento inicial maior. O que podemos afirmar é que é possível criar métodos de ganhos rápidos pensando em priorizar a execução de atividades que podem impactar a receita.

Benefícios da implementação do CRM com Quick Wins (como fazemos!)

A gente coloca os Quicks Wins no centro das discussões desde o primeiro contato comercial com as grandes empresas que querem implementar CRM, porque os heads possuem desafios que exigem uma visão orientada para resultados. No nosso caso, nós implementamos o HubSpot CRM.

Curto prazo

O que percebemos com frequência é que muitos heads planejam a implementação do CRM seguindo uma lógica "tradicional" de: começar pelo Marketing, depois Vendas e por último o pós-vendas (atendimento ao cliente). Porém, para se obter ganhos rápidos, o que o método Quick Wins nos ensinou é que nem sempre é preciso começar ou executar a implementação nesta ordem

Nossa principal preocupação ao implementar os métodos de Quick Wins é garantir que a empresa consiga ver resultados financeiros rápidos. Por isso, procuramos:

  1. No primeiro momento, entender os problemas da empresa e como o CRM pode solucioná-los. Esses problemas geralmente envolvem melhorias que precisam ocorrer em diferentes departamentos.
  2. No segundo momento, estabelecemos uma ordem de prioridades dos problemas, pensando na velocidade com o qual podem ser resolvidos e seu impacto ($) no curto prazo.

Seguindo isso, podemos evitar, por exemplo, que uma empresa com problema de retenção de clientes (churn) que precisa implementar um CRM demore para “estancar” o problema. Se aumentar a retenção dos clientes é o que pode dar maior resultado financeiro a curto prazo, é por onde começaremos.

Se optássemos pelo "método tradicional", o verdadeiro problema enfrentado pela operação ficaria sem solução até que toda a implementação do CRM para a área de Marketing fosse concluída.

Otimização do investimento

Um dos maiores problemas que as grandes empresas enfrentam ao implementar o CRM é a demora para começar a usar o CRM. Isso é super compreensível, afinal, as licenças já estão sendo pagas desde o primeiro dia.

Ou seja, se você tiver que esperar 90 dias para ter seu CRM implementado para só então começar a usar, foram 3 meses de CRM pago que você só viu o dinheiro "indo" (embora). E os superiores cobram os heads por isso.

É por essa razão que, uma vez definidas as prioridades, pensamos em atividades que podem ser executadas em blocos de 15 dias (sprints) fazendo o uso do CRM. Assim, as empresas já pode, começar a usar o CRM em alguma parte da empresa em duas semanas, diminuindo a pressão sobre o head que requisitou o CRM, além, é claro, obter algum ganho na operação.

Conclusão

A implementação do CRM pode ser complexa, especialmente quando envolve diferentes departamentos e requer integrações com outros sistemas.

O uso de um modelo como o Quick Wins não lhe dará uma fórmula mágica, mas lhe permitirá organizar-se melhor, orientado em obter resultados que podem ser relevantes para a empresa em menor espaço de tempo.

A NA5 é referência em HubSpot Enterprise no Brasil e ajuda grandes empresas na implementação e contratação do CRM.

Implementação HubSpot Enterprise: sua jornada começa aqui

Te ajudamos a implementar HubSpot Enterprise quase que num passe de mágica.

Potencialize seu HubSpot Enterprise

Toda terça-feira à tarde, você receberá uma dica para aprender a fazer mais com seu HubSpot Enterprise em menos de 5 minutos.