Esta é uma das principais dúvidas entre os CMOs ou Diretores de Marketing ao pensarem em implementar o Inbound nas suas empresas, já que provado a cada dia mais que o Inbound Marketing é uma metodologia eficaz para reduzir os custos e ampliar o ROI da marca. Continue a leitura do texto e esclareça suas principais dúvidas sobre o tema!
Quando optar pela contratação de uma agência de Inbound Marketing
Atualmente há centenas de agências de Inbound Marketing prontas para receber novos clientes. Com a contratação de uma agência você estará munido de funcionários com capacitação na área e por dentro das últimas ferramentas e tecnologias do mercado.
Apesar das vantagens citadas, terceirizar uma agência pode exigir um gasto financeiro bem maior do que treinar a sua equipe atual. Fora que pode ser gasto muito tempo para que a agência se alinhe com os seus negócios.
Quando optar pelo retreinamento de funcionários antigos
Ao passarem por um retreinamento e aprenderem o Inbound do zero, seus funcionários se tornarão especialistas na metodologia aplicada na logística da sua empresa. Eles já estão na sua empresa há algum tempo e conhecem bem o seu produto, mercado, concorrentes e parceiros, o que simplificaria o trabalho. Todo este conhecimento poderia demandar muito tempo para ser transferido para uma agência ou para novos funcionários que chegassem.
Será preciso avaliar se sua equipe está pronta para o Inbound e se sua empresa já é capaz de gerar leads com qualidade de vendas depois do treinamento e isto demandará tempo e dinheiro. Talvez neste processo seja preciso demitir funcionários.
Quando optar pela contração de novos profissionais
A área do Inbound Marketing ainda é jovem, assim, encontrar profissionais capacitados e que estejam disponíveis pode ser um grande desafio. Sem contar que você precisará traçar estratégias para atrair novos talentos dispostos a entrar em um lugar sem infraestrutura para o Inbound. Competir por um funcionário com outra empresa pode sair muito caro.
Ao desenvolver do zero a sua própria equipe de Inbound Marketing você poderá encontrar mais facilidades do que lidar com um legado de pessoas e sistemas como na opção 2, por exemplo. Lembrando que ao contratar uma nova equipe você precisará demitir a antiga.
Nenhum plano precisa definitivo, mas é preciso muita organização e foco para que tudo saia como planejado. Você já se decidiu sobre como vai implementar o Inbound Marketing na sua empresa? Tem mais alguma dúvida? Vamos continuar esta conversa!