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As principais métricas para empresas de SaaS B2B

As principais métricas para empresas de SaaS B2B

Compilamos algumas das principais métricas que toda empresa SaaS B2B deve empregar para garantir estratégias assertivas e crescimento nos negócios. Confira!

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As empresas SaaS B2B deixaram de ser tendência há um bom tempo e, hoje, já são uma realidade. Porém, com o crescimento exponencial desse segmento, há também o risco de saturação do mercado. Por isso, em um meio tão competitivo e arriscado, é imprescindível medir o crescimento da sua empresa e acompanhar a concorrência para garantir o bom desempenho dos seus negócios.

Confira algumas das principais métricas que vão auxiliá-lo a acompanhar a performance de suas estratégias e a determinar os próximos passos da sua empresa.

1. Taxa de rotatividade de clientes (Customer Churn Rate)

Taxa de rotatividade de clientes

A taxa de rotatividade de clientes mede quantos negócios você perdeu em um determinado período de tempo. Embora a rotatividade seja uma realidade, rastreá-la pode salvar a sua empresa de um desastre. Por isso, ela é uma das métricas mais importantes para rastrear a vitalidade da sua SaaS B2B.

Para calcular a taxa de clientes perdidos, divida o número de clientes perdidos pelo número total de clientes em um determinado período. Já o ganho líquido de clientes é calculado retirando o número de clientes perdidos do total de clientes novos nesse mesmo período.

2. Taxa de rotatividade de receitas (Revenue Churn Rate)

Taxa de rotatividade de receitas

Medir a rotatividade de receita ao lado da rotatividade de clientes é de extrema importância para calcular o valor financeiro que deixa sua base de receitas a cada período. Para realizar esse cálculo, utiliza-se a mesma fórmula anterior, porém com a base no valor total dos contratos em vez da quantidade total de clientes.

3. Valor da vida útil do cliente (Customer Lifetime Value - CLV)

Valor da vida útil do cliente

É a métrica que indica o quanto cada cliente, em média, gera de valor financeiro para a operação. Quanto menor o seu Churn, maior será o seu CLV, visto que o cliente passa mais tempo pagando. A métrica fornece às empresas uma representação precisa de seu crescimento.

Encontre a taxa de vida do cliente dividindo o número 1 pela taxa de perda do cliente. Por exemplo, se a taxa de perda mensal for de 1%, a taxa de vida do cliente seria 100 (1 / 0,01 = 100).

Encontre sua receita média por usuário (ARPA) dividindo a receita total pelo número total de clientes. Se sua receita for de R$ 100.000, divida-a por 100 clientes e seu ARPA será R$ 1.000 (R$ 100.000 / 100 = R$ 1.000).

Finalmente, encontre seu CLV multiplicando a vida útil do cliente pelo ARPA. Nesse exemplo, seu CLV seria de R$ 100.000 (R$ 1.000 x 100 = R$ 100.000).

4. Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Custo de Aquisição do Cliente

Mostra exatamente quanto custa adquirir novos clientes e quanto valor eles trazem para o seu negócio. Para calcular o CAC, divida seu gasto total com Marketing e Vendas pelo número total de novos clientes adicionados durante um determinado período. Por exemplo, se você gastar R$ 100.000,00 ao longo de um mês e adicionar 100 novos clientes, seu CAC seria R$ 1.000,00.

5. Relação CLV-CAC

Relação CLV-CAC

A razão entre CLV e CAC demonstra o quanto cada cliente gera de valor real para sua operação, descontados os investimentos em sua aquisição. Essa métrica exibe o grau de eficácia do seu plano de Marketing, apontando se é necessário mudar de estratégias de campanhas.

Uma empresa saudável deve ter um CLV que seja pelo menos três vezes maior que seu CAC. Uma proporção menor (1:1) revela que há gasto de dinheiro, enquanto valores mais altos (5:1) revelam pouco investimento e perda de negócios.

6. Meses para Recuperar CAC

Meses para Recuperar CAC

Agora que você sabe quanto cada cliente gera em retorno, você também precisa saber quanto tempo é necessário para que o valor investido na aquisição de um cliente retorne à sua empresa. Divida o CAC pelo produto da receita mensal recorrente (MRR) e sua margem bruta (receita bruta - custo de vendas): CAC / MRR x GM.

Repare que esse número deve diminuir com o tempo à medida que sua empresa cresce. E não se esqueça de que o benchmarking para esse indicador é de que empresas saudáveis demoram menos de 12 meses para recuperar o valor do CAC.

7. Pontuação de engajamento do cliente

Pontuação de engajamento do cliente

Você também precisa ficar atendo ao engajamento médio de um cliente com o seu serviço ao longo do tempo. As plataformas Dito, Gainsight e Mixpanel podem auxiliá-lo nesse caminho, criando um score de acordo com o engajamento de cada um dos seus clientes.

8. Custo de aquisição de lead (Lead Aquisition Cost)

Custo de aquisição de lead

Analisar a relação entre o investimento em diferentes plataformas e a conversão de leads no seu site é fundamental para mensurar quais canais são realmente efetivos e valem o investimento. Para Outbound Marketing, o cálculo é feito dividindo o custo total com pessoal e operacional pelo número de leads gerados.

Quais dessas métricas você já utiliza em sua SaaS B2B e quais você ainda precisa empregar?

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