Se você prestar atenção nas histórias das empresas mais prósperas e admiradas da atualidade, todas elas têm um ponto em comum: independente do segmento em que atuam, são evidentes as boas práticas de atendimento ao cliente. Já reparou nisso?
Não é à toa que toda organização moderna e antenada trabalha incansavelmente pela satisfação do cliente. Essa é uma condição fundamental para que os reflexos positivos no negócio apareçam e a imagem e reputação da empresa seja fortalecida.
Mas vem cá...sabemos que é difícil surpreender positivamente e encantar o cliente o tempo todo, não é mesmo? Ainda mais em mercados competitivos em que a concorrência também disputa ferozmente o coraçãozinho do seu amado cliente. Bom, relaxe porque mais uma vez trago boas notícias!
Continue comigo que vou te dar 3 dicas que vão elevar o patamar do seu atendimento ao cliente. E o melhor de tudo: com o uso de algumas ferramentas de automação voltadas para customer success, é MUITO fácil incorporá-las à sua rotina.
Dica #1: o sucesso do cliente é o seu sucesso
Como você mede o seu desempenho nas suas atividades profissionais? São muitos os indicadores que precisam ser considerados, é verdade, mas entre tantos outros, a felicidade do cliente é um dos melhores indicadores de que suas ações estão dando certo.
O primeiro passo aqui é usar e abusar de um recurso humano chamado empatia. Isso significa que quando você procura se colocar no lugar do cliente e desvendar não só as questões práticas e pragmáticas, mas também os gatilhos emocionais que os conectam com a sua empresa é uma grande chave para o sucesso do bom atendimento porque aí, em vez de simplesmente atender, você passa a se relacionar com o seu cliente. Essa mudança de perspectiva é um grande divisor de águas entre as empresas e pode representar uma grande evolução para o seu negócio.
É preciso deixar a equipe inteira sintonizada e que quando o cliente procurar a empresa ele conte com o apoio incondicional de um time preparado e empenhado em ajudá-lo a ter sucesso.
Uma boa tática para manter o cliente no radar da empresa e a empresa no radar do cliente após uma venda e ajudá-lo a tirar o máximo de benefícios da aquisição é ter uma sequência de e-mails onboarding, apresentando mais informações sobre o serviço contratado, o funcionamento do atendimento, apresentar outros colaboradores que serão envolvidos (quando necessário) e quais os próximos passos para o cliente. Quanto mais personalizados esses e-mails, melhor.
Dica #2: preveja o problema
Pense no seguinte: as pessoas podem ser tolerantes com erros e situações imprevistas, mas o descaso é imperdoável. Então, antecipar-se a eventuais problemas é uma forma de atender bem seu cliente.
Precisa ter bola de cristal, então? Não, não é isso. Mas, por exemplo, se você tem um e-commerce e houve um problema com a transportadora que vai atrasar as entregas. Por que não comunicar os clientes que a compra chegará, mas com atraso, em uma nova data? É melhor do que simplesmente não entregar na data combinada.
A HubSpot tem uma funcionalidade chamada Lead Scoring que permite ao usuário fazer uma pontuação dos contatos. Utilizá-la pode ajudá-lo na identificação de alguns comportamentos e prever possíveis insatisfações, dando condições para atuação antes de uma situação chegar a um ponto crítico.
Dica #3: esteja onde o cliente está
O ambiente digital trouxe uma infinidade de possibilidades de pontos de contato entre empresas e clientes. O omnichannel, estratégia de conteúdos por diversos canais que a empresa utiliza para melhorar a experiência do usuário, está na moda e não é por acaso.
Então você fica de cabelo em pé porque oferecer um atendimento omnichannel daria muito trabalho e demandaria muita mão de obra? Não mesmo! Parece complexo, mas garanto que é uma meta facilmente alcançável. Se você é um assinante HubSpot, poderá resolver isso em poucos cliques. Na aba “Conversations”, você consegue configurar bots para que o cliente encontre sua empresa e começa a conversa na plataforma que for mais conveniente para ele.
Viu só como algumas práticas de atendimento ao cliente que pareciam distantes e inalcançáveis têm soluções simples especialmente se você puder usar boas ferramentas de automação?
Se tiver dúvidas sobre a HubSpot e como ela pode ajudar na missão de encantamento de clientes da sua empresa, entre em contato com nossos especialistas.