Com mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn é facilmente a maior rede profissional do planeta. Se você leva sua carreira e progresso profissional cada vez mais a sério, é necessário ter um usuário no LinkedIn otimizado e atualizado. Ter um perfil campeão no LinkedIn é mais uma maneira de inspirar, como c-level (executivo), a sua equipe, milhares de profissionais em sua área e ficar em evidência aos olhos dos headhunters — facilitadores para os processos de recrutamento e seleção de candidatos — de executivos.
Sem mais delongas, abaixo estão 6 dicas para tornar o seu perfil campeão no LinkedIn e fazer o networking perfeito:
P.S.: clique aqui para visualizar as instruções de como acessar o modo de edição do seu perfil no LinkedIn.
1. Ajuste seu “Título” para o setor e/ou cargo pensando a longo prazo
Faça um bom resumo no título sobre as funções nas quais você procura destaque atualmente e/ou tem como objetivo final da sua carreira.
O padrão é que você coloque seu o cargo, área e/ou a empresa que está trabalhando agora, isso é suficiente se você quiser continuar trabalhando no mesmo setor e função.
Entretanto, se você deseja evoluir ainda mais entre os cargos, não vai querer que sua função atual seja a primeira coisa que suas conexões em potencial vejam, não é mesmo?
Então foque no que está a sua frente.
Afinal, seu título pode ser a única coisa que outras conexões verão se você aparecer nos resultados de pesquisa, e pode ser decisivo para que elas acessem ou não seu usuário.
2. Destaque as atividades de interesse na seção “Sobre”
Ao resumir seu histórico na seção “Sobre”, escreva sobre as qualificações mais relevantes e substanciais para seu campo de real interesse, mesmo que sua experiência em outros setores anteriores seja mais extensa.
Lembre-se que você quer chamar a atenção do leitor desde o início e existem chances que ele não leia tudo.
Então, priorize as informações e deixe o que for mais importante para você (e o que você deseja mostrar, mesmo que sejam mais recentes) logo no início do texto.
Ah, se você tem certificações ou é um membro ativo de outras associações profissionais relevantes, isso também pode legitimar sua função como c-level.
Mas se atente: não comece a lista com sua antiga experiência, especialização e habilidades.
3. Mostre seu conhecimento relevante nas “Atividades”
Além da seção “Sobre”, em sua atividade — as postagens que você escreve, comentários em outras postagens, vídeos ou apresentações que você anexa — pode ser personalizada para sua nova carreira e claro, mostrar sua experiência.
Ser ativo sobre quanto ao seu sonhado cargo também é uma boa maneira de criar e expandir sua rede.
Você pode até resumir ideias de livros, artigos ou cursos online que está fazendo para adquirir o conhecimento sobre a área de desejo, destacando os principais resultados desses aprendizados. Ninguém precisa produzir conteúdo do zero!
Outra dica legal é seguir outros executivos, influenciadores ou empresas grandes (da sua área de interesse!) e comentar sobre esses conteúdos.
4. Inclua consultorias, trabalhos secundários ou voluntariado em “Experiência”
A experiência de trabalho que você inclui na seção de “Experiência” não precisa ser exclusivamente pagas ou apenas seu trabalho principal.
O importante é que seja substancioso e diga algo sobre você e sua atual competência.
Lembre-se que seu objetivo é chamar a atenção do leitor e faça-os formar uma opinião sobre o você de agora (ou onde quer chegar)!
Isso também inclui como você organiza a descrição de seu trabalho atual se alguns aspectos de seu trabalho são mais relevantes para sua nova carreira do que outros, destaque-os primeiro.
5. Atraia seu público com palavras-chave relevantes
Quer seja o seu título, resumo, atividade, experiência ou outra seção, revise o que você incluiu e como você se descreve a partir da altaperspectiva que você deseja mostrar.
E claro, evite jargões que se apliquem apenas a áreas de nicho. Deixe claras as suas habilidades para que diversos setores enxerguem seu verdadeiro valor.
6. Tire o máximo proveito da sua posição de executivo (c-level)
Deixe bem claro em seu currículo as mudanças de cargo que teve dentro de cada empresa, para que os headhunters ou conexões possam ver que houve uma evolução e que você não estagnou.
Por exemplo, se um headhunter visualiza que você ficou 5 anos no mesmo cargo, pode ser entendido que não houve mudança de cargo durante aquele período. Mas, se nesse período você entrou como coordenador, foi promovido à gerência e depois se tornou diretor, é importante deixar clara essa evolução.
Assista no vídeo abaixo como ajustar suas informações de mudança de cargo em uma mesma companhia. Ao ajustar as empresas por onde você passou lembre-se de fazer o logotipo da empresa aparecer, pesquisando e selecionando a empresa já cadastrada no LinkedIn.
Conclusão
Experimente trabalhar com essas dicas e trabalhe o seu marketing pessoal para expor a ilustre persona que você é!
Depois de ajustar todas as suas informações no seu perfil campeão do LinkedIn, você se surpreenderá com a diferença que isso pode fazer para você, sua empresa e conexões.
Fonte: adaptado de 5 Ways To Update Your LinkedIn Profile For A Career Change, Caroline Ceniza-Levine – Forbes.