Se você já entendeu a importância do Inbound Marketing e acompanha o blog da Na5 há algum tempo, sabe que a qualidade e a relevância do que se escreve, a correção gramatical e o cuidado na sua construção são muito importantes para fisgar a audiência. Mas o que transformará um simples texto de apresentação ou uma newsletter de vendas em uma máquina de conversão, na verdade, não é somente a sua habilidade em redação.
Existem diversos estudos que avaliam e comprovam a real eficácia das denominadas palavras de conversão — ou palavras persuasivas — quando o intuito é estimular uma ação do leitor. A psicologia explica que a maneira como esse tipo de palavra é usada, aliada ao seu significado próprio, forma uma combinação poderosa em diversas situações.
Se você produz um conteúdo muito bem-escrito mas não se preocupa com a influência que cada palavra estará exercendo sobre o internauta, com certeza não está aproveitando o máximo do potencial da sua estratégia. Nesse caso, já passou da hora de você ler este post e saber que palavras você deve usar para converter mais!
Por que preciso escolher bem as palavras?
Vamos entender melhor essa história. Você já sabe que precisa escolher bem as palavras e estruturas do seu conteúdo para atingir o objetivo óbvio e primordial de se comunicar e fazer com que o interlocutor te entenda. Mas, além disso, é preciso saber que cada palavra carrega conotações emocionais que podem despertar no leitor a vontade de realizar determinadas ações.
Saber usar esses termos não apenas te ajuda a atingir seus objetivos (conseguir mais assinantes para o seu blog, vender um produto ou um serviço, etc.) como também te protege de ser “convencido” a fazer algo que talvez você nem queira.
Ou seja: assim que descobrir todos os segredos por trás das palavras que mais convertem, procure usá-las com moderação. Se você acredita que já sabe que palavras são essas e sai usando-as indiscriminadamente está correndo um risco ainda mais grave do que quem não sabe usá-las: despertar um sentimento de desconfiança e aversão do internauta em relação à sua marca.
Com essas precauções em mente, podemos seguir para a próxima fase!
✨ DicaPro: mantenha uma agenda editorial de produção de conteúdo usando, por exemplo, a ferramenta Monday.com (disponível em versão gratuita ou paga). Assim, você poderá manter uma frequência de publicação que contribuirá para o aumento de visitas e melhorar suas taxas de conversão.
Palavras que ajudam a vender
Veja a lista a seguir. Ela apresenta algumas palavras que são normalmente usadas em assuntos de cartas de vendas, e-mail marketing e anúncios. São palavras poderosas para que o seu call-to-action funcione, desde que não sejam usadas em excesso e de forma sensacionalista:
- Você;
- Dinheiro;
- Fácil;
- Comprovada;
- Saúde;
- Economizar;
- Garantia;
- Descubra;
- Felicidade;
- Amor;
- Resultados;
- Novo.
Palavras que aguçam a curiosidade
Por outro lado, em uma campanha cuja estratégia é despertar interesse por algo ou manter a sua audiência atenta, esta lista pode ajudar bastante. São palavras que estimulam a curiosidade, a vontade de saber mais sobre algo:
- Exposto;
- Informante;
- Banido;
- Revelado;
- Conheça;
- Proibido;
- Segredo.
Palavras que conferem poder e credibilidade
Para dar mais credibilidade ao seu conteúdo e ajudar a criar empatia, a sugestão é usar alguma destas palavras, sempre sem exageros:
- Imediatamente;
- Descobrir;
- Melhorar;
- Obrigado;
- Confiança;
- Aviso;
- Cancele a qualquer hora;
- Certificado;
- Vitalício;
- Reembolso;
- Automático;
- Anônimo;
- Autêntico;
- Suporte;
- Mais vendido.
Mas como usar essas palavras?
As palavras compartilhadas acima funcionam como uma espécie de gatilho mental, que, quando acionado, produz um resultado específico. Porém, para que esse resultado ou reação do leitor seja exatamente o que você planejou, é imprescindível saber usá-las da maneira correta.
A técnica de construir um bom texto usando palavras que convertem é denominada, na internet, copywriting. Para entender melhor, vamos construir um parágrafo simples com algumas das palavras que mostramos anteriormente. Veja:
Objetivo: vender um livro digital sobre alimentação
Tipo de texto: carta de vendas (será enviada por e-mail)
“Se você está lendo este texto, está a um passo de descobrir os segredos de uma alimentação perfeita. Neste livro digital, você não vai apenas aprender de maneira fácil a melhorar sua saúde e perder peso. Você conhecerá técnicas exclusivas para te ajudar a conquistar resultados em menos tempo. Esse é o livro mais vendido do nosso catálogo e, justamente por isso, é aprovado por centenas de pessoas. E como acreditamos 100% no potencial dessas informações, vamos te dar uma garantia especial: se o nosso conteúdo não despertar resultados significativos e mudar definitivamente seus hábitos alimentares, nós devolvemos o seu dinheiro. Que tal?”
Consegue encontrar as palavras que convertem no exemplo? Se você tiver claro o seu objetivo e a forma que seu texto deve assumir, basta escrever algumas linhas e depois verificar que palavras podem ser substituídas por outras, mais persuasivas. Por fim, reestruture as frases e veja como o resultado fica diferente.
A dica é estimular uma ação sem deixar o texto poluído ou exagerado. Lembre-se de tomar cuidado para não soar falso ou pretensioso demais: equilibrar conteúdo de qualidade com uma proposta honesta e uma pitada de psicologia pode gerar um resultado animador!