Segundo a HubSpot, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil) anunciou recentemente regras atualizadas para exigir transparência na identificação de chamadas no Brasil.
Esse é um esforço da Anatel para reduzir fraudes e spam no setor de telecomunicações, garantindo informações claras e precisas dos chamadores.
A HubSpot informa que é uma mudança que afetará todos os provedores de CRM no Brasil (não só a HubSpot).
O que muda na HubSpot
Conforme anunciado pela HubSpot, para atender a essas regulamentações, as chamadas outbound (de saída) de números de telefone registrados com o código +55* não serão mais suportadas na HubSpot a partir de 21 de novembro de 2024.
Antes do dia 21 de novembro de 2024, os clientes HubSpot podem usar a ferramenta de ligações da HubSpot de duas formas:
-
Conectar seu próprio número de telefone para conseguir ligar (número de telefone registrado).
-
Solicitar que a HubSpot forneça um número de telefone e usar esse número de telefone para ligar.
Atenção: a atualização impactará somente os clientes no cenário 1.
Ainda será possível fazer ligações pela HubSpot das seguintes formas:
-
Adquirir números fornecidos pela HubSpot (outbound e inbound) que estejam conforme as regras da Anatel.
-
Fazer portabilidade de números que possuam para a HubSpot. Essa portabilidade funciona apenas para números fixos, não móveis.
-
Conectar/utilizar um aplicativo de chamadas de terceiro.
Possíveis perguntas sobre as alternativas:
-
Quanto custa adquirir um número fornecido pela HubSpot?
-
O valor do add-on são 25 USD/mês por 5 números HubSpot — é possível comprar múltiplos add-ons.
-
-
Mais de um usuário pode usar o mesmo número HubSpot?
-
Sim, se os usuários forem atribuídos a um canal de chamadas da equipe (help desk ou caixa de entrada) para aquele número de telefone da HubSpot.
-
-
Como adquirir um número HubSpot?
-
Você pode fazer a compra direto pelo seu portal.
-
Pedir apoio de um vendedor HubSpot ou para a NA5.
-
-
Como posso fazer a portabilidade do meu número fixo?
-
A HubSpot tem uma versão beta privada disponível para portar seus números locais existentes com prefixo +55 para a HubSpot. Você pode abrir um ticket na HubSpot ou solicitar uma consultoria da NA5.
-
A HubSpot utiliza tecnologia da Twilio para fazer chamdas pela plataforma. Você pode consultar a lista da Twilio com todos os números locais com prefixo +55 que podem ser portados através da HubSpot.
-
-
Você é cliente HubSpot e quer uma consultoria de um parceiro HubSpot para discutir alternativas para o seu caso?
-
Entre em contato com a NA5.
-
Timeline da HubSpot para a mudança
21 de novembro de 2024:
-
A HubSpot não permitirá mais o registro de novos números do Brasil.
-
Todos os números do Brasil já registrados não serão mais suportados na HubSpot.
-
Todos os números de telefone +55 já registrados serão removidos da sua conta HubSpot. Você ainda manterá a propriedade do(s) seu(s) número(s) de telefone com sua operadora de chamadas existente.
Como verificar se você será afetado?
Verifique o passo-a-passo para verificar se você tem algum número de saída configurado no seu HubSpot.
- Clique na engrenagem no topo do HubSpot.
- Escolha no menu lateral, em Ferramentas, a opção Chamadas > Configuração de Chamada.
- Se você tiver algum número de telefone cadastrado, em Números de telefone, localize os números que são “Número de saída” na coluna “Tipo de Número”.