Eventos são uma estratégia inestimável para divulgar produtos e novidades cara a cara para uma multidão de clientes em potencial. Mas você sabia que eles também são uma importante forma de captar leads? Ao apostar no marketing digital para eventos você torna a relação com clientes muito mais próxima e aumenta drasticamente as chances de retenção. Entenda como integrar eventos com Inbound Marketing no post de hoje!
Pré-evento
Antes do seu evento, você vai querer estabelecer algumas bases para que possa tirar o máximo proveito dele, correto? Então, assim que você definir os objetivos para o evento, bem como o perfil dos participantes que você quer atingir, é hora de começar a colocar a mão na massa. Veja como:
- Configure a página do evento antecipadamente – A chave para um evento de sucesso é lançar a sua página cedo para que os participantes possam se planejar com antecedência. Certifique-se de que você tenha todas as informações sobre o evento em um único local, para facilitar a vida dos participantes;
- Vincule seu evento a uma landing page para coletar inscrições – Se sua empresa estiver hospedando o evento, você deverá usar essa página de destino para promover inscrições e coletar informações de contato dos participantes para enviar atualizações de eventos e informações de acompanhamento. Se a sua empresa estiver participando de um evento, como uma conferência, você poderá usar essa página de destino para registrar clientes em potencial e fornecer ofertas como consultas gratuitas no local;
- Compartilhe nas redes sociais – Crie posts criativos para Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram para anunciar o evento ou a participação da sua empresa e não esqueça detalhes como data, hora e local. Também escreva artigos no seu blog para promover o evento e abordar o envolvimento da sua empresa, não esquecendo de encerrar suas postagens com call-to-actions (CTAs) levando os leitores à landing page do evento;
- Envie e-mails marketing com lembretes do evento – Noticie e lembre as pessoas sobre o evento e as mantenha informadas sobre quaisquer novidades ou alterações.
Durante o evento
Aqui você precisa adotar uma abordagem completa com os participantes e futuros clientes em potencial a partir do envolvimento pessoal dos representantes de sua empresa in loco. Observação: o principal objetivo nessa fase é engajar e atrair os participantes para que você possa convertê-los em leads.
- Capture informações – Utilize incentivos (brindes, palestras, concursos, pesquisas etc) para coletar informações dos participantes e registre tudo em seu CRM (de preferência em uma plataforma poderosa como o HubSpot CRM);
- Envolva-se nas mídias sociais em tempo real – Desenvolva um plano de divulgação de informações relevantes, apresentações, citações, fotos e vídeos, usando a hashtag oficial do evento para incentivar o envolvimento dos participantes e até mesmo das pessoas que não puderam comparecer.
Pós-evento
As estratégias de marketing digital para eventos não acabam no fim do evento. Muito pelo contrário! Um bom acompanhamento de Inbound Marketing manterá o evento em mente para os leads que você atraiu e, em última análise, ajudará a tornar o fluxo de vendas muito mais fácil.
- Agradeça – Não deixe de agradecer socialmente ou por meio de e-mail marketing aos palestrantes e a todos que interagiram com você no evento;
- Acompanhe – Entre em contato com os participantes após o evento para solicitar feedback por meio de uma pesquisa e agradecê-los por participarem;
- Atualize – Utilize as redes sociais e blog para recapitular o evento, forneça uma cópia da apresentação ou qualquer outro recurso útil e interessante para seus participantes.
Ligando os pontos
Existem várias maneiras pelas quais o Inbound Marketing pode desempenhar um importante papel no seu evento. E se você utilizar as estratégias certas nos momentos certos, é certo obter resultados impressionantes. Concentrando seus esforços em todas as fases do evento, você obterá o máximo de sucesso quando se trata de atrair, converter e, finalmente, fechar leads.
Gostou dessas dicas de marketing digital para eventos? Você já tem o costume de utilizar alguma das estratégias expostas acima? Compartilhe conosco sua experiência! Deixe um comentário!