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5 dicas para crescer sua lista de SMS

5 dicas para crescer sua lista de SMS

Conheça algumas estratégias que vão fazer sua lista de SMS crescer muito mais rápido. Leitura essencial para quem trabalha com SMS Marketing.

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O SMS é uma das armas mais poderosas que um time de Marketing pode ter a sua disposição. Além da sua famosa e amplamente discutida taxa de abertura (quase) imbatível, ele também oferece uma forma rápida e virtualmente instantânea de impactar seus contatos. Mas, para aproveitar todo o potencial deste canal, é precisa contar com uma…. uma boa* lista de SMS, claro!

*O que quero dizer com uma “boa” lista de SMS, são aquelas que possuem números reais de leads certos, ou seja que podem ser potenciais clientes da marca. Além disso, é essencial que todos os contatos tenham declarado ativamente que desejam ser abordados por este meio. Nem pense em comprar listas!

Mas, quem já trabalha com estratégia de SMS sabe o quão desafiador pode ser conquistar uma informação tão valiosa para os seus contatos quanto o número de telefone celular. 

Ainda é muito comum eu encontrar listas de SMS estáticas (sem grandes movimentações de entradas de novos contatos) e frias (sempre os mesmos números recebem as mensagens), mesmo em grandes empresas. 

Leitura obrigatória para quem ainda não usa o SMS no arsenal de Marketing

19 estatísticas sobre SMS que que vão explodir a sua mente ⇜
Porque o WhatsApp não substituirá o SMS  ⇜
O que é Inbound SMS 

Na última semana, eu te mostrei os primeiros passos para potencializar a captação de contatos (clique aqui para conferir), mas agora está na hora de ir além do básico e pensar em estratégias avançadas para aumentar sua lista de SMS crescer muito mais rápido! 

1. Explore novos espaços de captação 

Se você realmente quer aumentar sua valiosa lista de contatos para envio de SMS, você precisa criar uma verdadeira blitz de Marketing. Ou seja, você precisa mapear e enxergar as oportunidades de captação em cada um dos pontos de contatos entre a empresa e seu público. 

Estou falando realmente de todos as “pontes”, que podem ir dos exemplos mais óbvios como em posts do Instagram, formulários e campanhas offline (cartazes, banners, anúncios na rádio/tv, etc…), até aqueles menos convencionais, como chatbots do site ou em pop-ups. 

Neste último exemplo, você pode usar a ferramenta de “Pop-up Form” da HubSpot para criar um pop-up com campo de preenchimento nativo no site (ou seja que não precisa levar o visitante para uma Landing Page). Dessa forma, a experiência fica muito mais fluída para o usuário e você ainda aumenta as chances de conversão. Veja o exemplo criado abaixo: 

2. Premie seus contatos 

O passo mais importante para aumentar sua lista de SMS é criar incentivos de opt-in para que as pessoas se cadastrem. Não adianta só pedir para alguém compartilhar uma das suas informações mais sensíveis, sem oferecer nada em troca. 

Por isso sempre recomendamos a criação de ofertas verdadeira relevantes para seus leads e clientes. Um dos usos mais comuns (e ao mesmo tempo super funcionais) é a oferta de bons descontos na próxima compra ou acesso à promoções especiais. Se você quiser fugir só do discurso de preços, pode brincar com ofertas como “compre um, leve dois”, por exemplo. 

E você ainda pode usar as tradicionais estratégias de cupons para gerar um belo “barulho”. Uma estratégia “fora da caixinha”, por exemplo, é usar códigos enviados por SMS que só podem ser usadas em compras físicas. O sucesso das estratégias do Burger King e o Mcdonald's com seus aplicativos reforçam essa ideia de que as pessoas estão dispostas a compartilhar sua número de celular se a oferta for boa o suficiente. 

Com o SMS, você pode replicar esse tipo de modelo e o melhor: sem precisar investir no desenvolvimento e manutenção de um aplicativo.

3. Crie experiências inesquecíveis 

Outra forma de incentivar o opt-in, mas sem necessariamente falar de preço/descontos é criar experiências exclusivas para contatos que disponibilizarem seu número de celular. As possibilidades aqui são literalmente infinitas e vão variar muito de segmento para segmento. 

Para empresas do mercado financeiro, por exemplo, você pode oferecer notícias ou insights sobre algumas das principais ações (de acordo com perfil do usuário) por SMS. 

Já para o universo da educação, é possível criar campanhas de SMS Marketing que oferecem acesso a primeira aula de um novo curso que será lançado no semestre seguinte. 

Veja que em nenhum momento falamos de preços ou condições especiais. Oferecemos serviços ou oportunidades com exclusividade. Isso é ainda mais relevante para produtos que possuem um processo de compra complexo, onde o valor do produto é uma variável com menor impacto sobre a decisão de compra. 

Nova call to action

4. Qualifique a base atual de sua lista de SMS

Um erro comum em estratégias de captação de contatos para listas de SMS é pensar apenas em novos contatos. Porque ao fazê-lo, você ignora um dos pontos mais importantes em uma estratégia de Marketing: são seus contatos atuais que têm maior propensão a avançar no funil de venda. 

Pense da seguinte forma, um MQL, ou mesmo um lead mais frio, já iniciou um “relacionamento com sua empresa”. Afinal, para ele estar na sua base, ele precisa conhecer sua empresa - e se você estiver fazendo tudo certinho, o relacionamento está se desenvolvendo desde o primeiro cadastro. 

Portanto, você não precisa construir todo o seu conceito de marca do zero. 

Por isso, pensar em estratégias de qualificação, através de fluxos de e-mails (que vão preparando-o para a oferta e ao mesmo tempo entregando valor para o lead), somados a anúncios específicos para essa base podem fazer toda a diferença e ainda aumentar muito suas chances de conversão. 

5. Conte com as melhores tecnologias

Se você quer começar a aplicar isso na sua empresa você precisará de uma ferramenta de SMS Marketing que esteja integrada ao CRM. Por isso, recomendamos a Plataforma NA5.

Essa tecnologia está mudando a forma como as empresas criam suas estratégias de SMS, pois a integração oficial do SMS com HubSpot cria um novo patamar de possibilidades e inteligência para a sua operação. 

É possível criar fluxos de trabalho (Workflows) com SMS, e-mails, ligações, anúncios, WhatsApp e muito mais, tudo direto da HubSpot. E o melhor é que todas, absolutamente todas as mensagens (enviadas e recebidas) ficam registradas na timeline do contato, no CRM da HubSpot. 

Com isso, você pode olhar verdadeiramente para forma com sua empresa está se relacionando e o impacto que cada canal tem sobre cada nova compra. O sonho de todo gerente de marketing!

Para tudo sobre SMS Marketing com HubSpot, clique aqui.

 

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