Dentro ou fora da internet, todo marketing passa por um funil. Fora do funil está o público em geral. No topo do funil — a parte mais larga — está o tráfego, as pessoas que visitam seu site ou passam por sua loja. Na parte do meio está a geração de leads, ou seja, quem demonstrou interesse ou fez perguntas sobre produtos e serviços. Um pouco mais abaixo estão os prospectos, os consumidores em potencial. Finalmente, na parte mais baixa do funil, encontram-se os clientes, aqueles que efetivamente concluíram a compra.
Mas por que ter esse esquema em mente é importante? Por duas razões muito simples. Primeiro porque essa noção permite a elaboração de diagnósticos precisos para que se mude o que for preciso no site para que se venda mais. E segundo porque essa ilustração permite visualizar que seu site será tão mais eficiente quanto menos ele se parecer com um funil, com a boca larga e a haste fina, e quanto mais ele se assemelhar a um cano estreito, ou seja, quando quase todo o tráfego terminar em vendas.
Quer saber como aumentar a taxa de conversão do seu site e levar mais usuários do topo do funil até a compra? Então não deixe de conferir agora mesmo nosso post:
Pensando como um cientista
O comércio eletrônico permite graus muito menores de decisões fundamentadas em opiniões pessoais do que o varejo físico. Todos os passos na internet, desde os termos digitados para uma busca no Google até a medição de quanto tempo o usuário demora para chegar na página de pagamento são devidamente registrados. E se são registrados, podem ser medidos e avaliados. E, por isso, é muito fácil testar hipóteses.
Você acha que certa chamada venderia mais com outra foto? Você pode rodar duas campanhas iguais em tudo, diferentes apenas na foto, e ver se seu palpite está certo, por exemplo. Acha que a página de vendas — sua landing page — poderia ser mais convincente? É possível programar seu site de modo que metade dos usuários caia em uma versão da página e a outra metade em uma versão alternativa. Isso é chamado de teste A/B. Assim você saberá qual vende mais, baseando-se em números, não em simples intuições ou opiniões pessoais.
Antes de tomar qualquer medida específica, o mais importante para aumentar suas vendas na internet é adotar a mentalidade de um cientista: trabalhando com hipóteses e medindo resultados reais.
Abordando todas as partes do funil
Existem muitas ferramentas, entre pagas e gratuitas, que permitem que você estude os resultados do seu site e, assim, aja em cada parte dele para melhorar seu funil de vendas. Você poderá descobrir as melhores palavras-chave para anúncios no Google, os posts que mais geram tráfego no Facebook, de que Estado do Brasil acessam sua página, em que altura do processo os usuários estão abandonando o site e qual navegador e dispositivo os clientes mais usam, por exemplo. O segredo é melhorar constantemente em cada uma das diferentes partes do funil.
Fazendo Inbound Marketing
Os consumidores virtuais estão com todo o poder nas mãos. São eles que decidem ou não clicar, ler mais, preencher o formulário ou simplesmente fechar a janela, por exemplo. A concorrência é muito grande e comparar preços é fácil até demais. Anúncios podem até gerar tráfego, mas serão perda de dinheiro se a audiência trazida não resultar em vendas.
Seu funil trará melhores resultados se o site for bonito, limpo, navegável, mas, principalmente, se conseguir se estabelecer como autoridade no segmento em que atua. O site que tira dúvidas, que faz comparações ou que ensina o procedimento atrai um público qualificado, que já está interessado no assunto e pode se interessar pela sua solução. Assim, em pouco tempo, seu site pode virar referência no tópico. Aí, objetivo alcançado!
Um site que simplesmente vende roupa masculina é fraco. Um site que vende roupa masculina e ensina a dar nós de gravata e combinar as cores do paletó com as camisas está fazendo um bom Inbound Marketing. O consumidor morde a isca do conteúdo e, quando vê, está olhando as peças e se decidindo pela compra. Com isso, em breve, seu site terá um funil cada vez mais lucrativo.
E então, já é adepto do Inbound Marketing? Como anda o funcionamento do seu funil de vendas? Comente aqui e compartilhe suas experiências e opiniões conosco!