O comportamento de compra dos consumidores mudou. Ponto. Empresas que não se adaptarem aos novos modelos de vendas estão fadadas a sumir. Por isso, o Inbound Sales é tão importante.
No post de hoje, eu vou te mostrar 4 estratégias simples, mas muito eficientes, que você pode começar a aplicar ainda hoje e como isso pode ajudar a sua empresa a crescer. Me acompanhe!
1 - Fortaleça seu valor de marca
Fortalecer sua marca é garantir que seus valores sejam reconhecidos de maneira clara. Esta é uma das maneiras mais poderosas de se estabelecer como referência em determinado assunto ou temática. Essa comunicação permite que as pessoas se relacionem com sua empresa de uma forma mais humana e íntima, associando seus próprios valores à ela.
Para fortalecer sua marca, tenha em mente que deve existir um propósito por trás dela e todas as suas comunicações devem destacar esse propósito. Ou seja, neste aspecto, a sua comunicação precisa ser unificada para todos os públicos: cliente, colaborador, fornecedor e comunidade.
É muito importante ressaltar que, experiências muito positivas e propagandas que gerem identificação com a marca são essenciais para que os clientes se tornem divulgadores da sua marca.
2 - Analise os resultados da equipe de vendas na régua de comunicação
Ao colocar sua equipe de vendas no ponto certo da régua de comunicação, você estrutura a abordagem comercial no ponto mais confortável para o cliente, aquele que gerará menos atrito, ao mesmo tempo em que aumenta a possibilidade de conversão. Esta é uma abordagem muito mais eficiente do que apostar em “cold calls” ou outras estratégias com um timing ruim.
Com o Inbound Sales, o hand-off do marketing para vendas é muito mais orgânico. Os leads que chegam para a equipe de vendas vem melhor trabalhados e com melhor “fit” com a empresa. Isso significa, na prática, mais vendas com menos esforços.
No Inbound, os vendedores têm um papel consultivo na organização, fazendo uma análise das necessidades do cliente, para oferecer soluções realmente úteis. O contato com os leads deve acontecer pouco tempo depois da conversão. Com o uso das informações fornecidas pela inteligência de marketing, é possível saber em qual estágio do funil de compras ele está e por quais produtos ou serviços ele se interessa.
O crescimento da empresa é mais previsível e escalável quando se usa Inbound Sales, uma vez que todas as decisões são baseadas em métricas reais. Para que funcione, as equipe de marketing e vendas devem trabalhar alinhadas, se ajudando mutuamente e fornecendo constantes feedbacks.
3 - Mantenha contato frequente com seus leads
Automações são um dos pontos chaves do Inbound. Elas são, de fato, a única maneira de garantir uma comunicação humana, personalizável e relevante para empresas que precisam escalar seus processos de vendas.
Um dos exemplos práticos e que aumentam o resultado quase que instantaneamente é através da criação de automações para manter contato frequente com lead. Essa estratégia evita que o lead se sinta “esquecido” ou que busque ajuda em outros lugares. Mas, também é importante que essa comunicação seja vista como importante para o lead, para que não seja interpretada com spam (a pior impressão que você passar para seus prospects e clientes).
Neste caso, a melhor estratégia é ter vários funis inbound específicos para cada produto e persona. Estes devem ser personalizados e ter diversas saídas possíveis para a conversão. A partir daí, você deve criar conteúdo para as várias etapas do funil, de cada produto ou serviço.
Você pode contar com o HubSpot para gerenciar as ferramentas de nutrição de leads. Ele te ajudará a automatizar suas campanhas de e-mail e a gerenciar seus conteúdos, de forma a gerar métricas precisas para a equipe de vendas.
Lembre-se que é importante perguntar-se quais são as principais preocupações e dúvidas dos seus clientes e, a partir daí, criar o conteúdo que irá responder a estes questionamentos.
4 - Use o lead scoring para otimizar o tempo dos seus vendedores
Já falamos aqui algumas vezes sobre o lead scoring e como ele pode ajudar nas estratégias das empresas, otimizando os resultados tanto do time de Vendas quanto o de Customer Success.
Mas ele também pode ser utilizado por vendedores que possuem um grande número de leads para identificar oportunidades mais “quentes” de maneira fácil e rápida. Ao utilizar o lead scoring para analisar quais os leads que estão mais propensos a se tornarem seus clientes, você garante que os vendedores possam aproveitar as janelas de oportunidades e aumentar os seus desempenhos.
Além disso, quando usa esta métrica, sua equipe passa a ter consciência das oportunidades de negócios que estão perdendo. Este conhecimento permite que novas estratégias sejam criadas, de forma a melhorar os processos de vendas, o que pode ampliar o alcance e as conversões da sua empresa.
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