As estratégias de marketing são importantes para manter as instituições de ensino superior no radar dos clientes. Estar sempre antenado com as novas tecnologias e o novo padrão de comportamento do consumidor é a chave para crescer. O Inbound para Universidades é um grande aliado nesta estratégia. Se você não sabe bem como começar, fique tranquilo. O post de hoje trata deste assunto e te ajudará a chegar lá.
Onde, quando e como?
Sua equipe de marketing deve investir por volta de 15 horas de trabalho por semana em esforços de Inbound Marketing. Foque em entregar conteúdo relevante, que agregue valor ao que seus prospects estão procurando.
No caso das universidade, por conta do comportamento dos alunos mais jovens, um dos principais focos deve ser o conteúdo voltado para as redes sociais. Busque entender em quais plataformas o seu Buyer Persona procura por informações sobre cursos superiores e como ele se relaciona com marcas e outras produtores de conteúdo. Dessa forma sua mensagem torna-se muito mais eficiente e natural.
Além disso, uma boa estratégia de Inbound ainda considera os diferentes momentos nos quais o aluno pode estar em sua Jornada do Consumidor e produz diversos conteúdos para cada etapa, ajudando alunos a completarem sua jornada e movendo-os em seu funil de vendas.
Conteúdo
Antes de começar, defina metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais) para suas ações e determine quais métricas serão utilizadas para medir a eficácia de cada uma delas. Para ter sucesso com o Inbound, a equipe de marketing da universidade deve criar um calendário de conteúdos. Este cronograma deve conter informações como o título, a palavra-chave principal e a data de publicação dos conteúdos. Tenha um cronograma para as postagens dos próximos três meses.
Crie conteúdos direcionados para cada fase da jornada do consumidor. Pesquise por palavras-chaves de cauda longa. Estas lhe permitirão alcançar uma posição melhor no rankeamento dos mecanismos de busca.
Prospect x Lead
Para conseguir direcionar seus esforços de conversão corretamente, é necessário que os responsáveis de marketing da universidade entendam bem a diferença entre o prospect e o lead. O prospect possui algum nível de interação com a universidade, deixou um e-mail no banco de dados ou segue algum perfil de rede social da instituição - nada muito intenso.
Já o lead se encaixa em alguma das suas personas e possui uma alta taxa de interação com seu conteúdo. Ele demonstra um interesse crescente na instituição de ensino, o que aumenta a probabilidade deste se tornar um aluno.
Automação
Para auxiliar a equipe de Inbound Marketing da sua universidade, tenha o HubSpot como aliado, um excelente software de automação. Com ele, você pode ter uma ideia clara do estágio do funil de compras de cada lead, enviar conteúdos segmentados para cada um e de acordo com cada um dos segmentos existentes.
Os relatórios do HubSpot são altamente customizáveis, o que significa que você consegue ver a performance de cada uma das suas métricas, de forma clara e objetiva. Ao mensurar estes resultados, sua equipe de marketing conseguirá entender quais esforços de Inbound tem melhor desempenho e quais precisam de ajustes para atrair mais leads.
A sua procura por resultados de Inbound efetivos termina hoje! Converse com um de nossos especialistas em Inbound Marketing para Universidades e entenda como a HubSpot pode ajudar a alavancar seus resultados.