O CRM é, ou deveria ser, uma das tecnologias mais importantes para sua empresa. Afinal, conhecer quais as informações ele é capaz de armazenar e como o faz, é entender como uma empresa pode se relacionar com seus leads e clientes.
Como muita gente nos pergunta sobre as diferenças essenciais sobre o CRM da HubSpot e o RD Station, resolvemos dedicar um artigo inteiro à isso.
Veja também: HubSpot vs. RD Station: as principais diferenças dos relatórios de E-mail Marketing
Mas, antes de começarmos, vale lembrar algo muito importante: o RD e a HubSpot são plataformas muito diferentes, que oferecem oportunidades e possuem desafios bem distintos para cada tipo de empresa.
Por essa razão, sempre leve em consideração as necessidades, a maturidade tecnológica, o orçamento e os objetivos do seu negócio antes de escolher uma das duas plataformas.
CRM é a base de tudo
O CRM é a base de absolutamente todas as ações de Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente. As informações que ele armazena vão ditar a assertividade da sua comunicação com seus leads (no Marketing), com os prospects (em vendas) e com o clientes (no Atendimento).
E não é só isso. Dependendo das informações que você tem sobre os seus contatos no CRM é possível criar Réguas de Relacionamento e automações completamente diferentes e inovadores, que vão construir relações verdadeiras e relevantes.
A HubSpot e o RD Stations oferecem ótimos CRMs, que possuem integrações com diversas ferramentas de comunicação. No entanto, cada uma possui características únicas e um banco de informações diferentes.
Ferramentas da RD Station
O Histórico de Contatos do RD Station é dividido em 3 “abas”:
- Aba de Leads: o organização dos leads coloca aqueles que registraram algum tipo de conversão em formulários em primeiro na lista. Dessa forma, você pode rapidamente ver o nome, cargo e empresa, assim como a última conversão registrada no CRM;
- Aba de Empresas: nesta aba, todas as empresas as quais os leads estão associados são agrupados. Dessa forma você pode verificar quantos leads estão associados a uma mesma empresa;
- Aba de Importações: por fim, também é possível importas listas de leads e outros bancos de dados e conferir todo o histórico de importações realizadas na conta.
As abas organizam os leads, no entanto as informações registradas dos leads são todas são: Conversões, Visitas, E-Mails, Automações de Workflows, Mídia Social e Propriedades de Mídia.
Ferramentas da HubSpot
Na HubSpot, em comparação, os registros de contato podem ser filtrados pela forma de engajamento, atividades dos leads e até integrações. Ele mostra uma análise completa e todos os insights individuais das atividades de cada contato.
Na HubSpot, são dezenas de métricas que permite você ter o controle desde as Atividades de Comunicação dos contatos com sua empresa (conversas que ocorreram com o cliente, por exemplo), Atividades da Equipe Interna (as tarefas de cada vendedor, por exemplo; reuniões, e mais), as Atividades do Contato (rastreamento de cliques em anúncios, e-mails, CTA’s, redes sociais, visualizações de cada página que ele acessou), além de Atualizações para complementar os dados.
Ou seja, é possível saber por completo quem é seu contato, de onde ele veio, do quê ele se interessa e todo seu trajeto e jornada com sua empresa, para assim, sua equipe poder customizar o atendimento e entender seu padrão de comportamento completo. E, a partir disso otimizar sua comunicação e processos de atendimento, conversão, nutrição, pós-venda e muito mais!.
Um exemplo
Um exemplo de diferença praticidade das ferramentas entre as plataformas: No caso da HubSpot, as tasks (tarefas) são visíveis no topo do registro como parte da subnavegação, e não requerem o clique no histórico para visualizá-las.
Isso permite que os usuários operem seus Deals, Empresa e Contatos diretamente, em vez de acessar a task 'Fila' (queue) na RD Station. No entanto, a criação das tarefas no RD, como acontece de forma manual, pode demandar mais tempo. Isso porque toda nova empresa, negócio (deal) e tasks devem ser criados manualmente sem a associação dos contatos ou outros itens do CRM.
Integrações que aumentarão ainda mais a visão do Relacionamento com cliente
A HubSpot por si só já é uma ferramenta completa e surpreendente, certo? A gente não cansa de falar isso.
Mas, por último e não menos importante: dentro da HubSpot, você também consegue integrar dezenas de serviços e aplicativos para complementar ainda mais a plataforma. E vale destacar as integrações que podem aumentar ainda mais a visão desse relacionamento como por exemplo, a Integração do WhatsApp e SMS, promovido pela plataforma NA5 Conversas, que registra todas as conversas – mensagens enviadas e recebidas – feitas nesses canais.
Veja no exemplo abaixo algumas informações de outras plataformas que são registradas dentro da área "Integrações"
A solução permite que você use o SMS e o WhatsApp para enviar e receber mensagens, registrar TODAS as conversas no CRM da HubSpot e ainda permite a criação de automações (workflows) nestes dois canais.
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