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HubSpot CMS x WordPress - O Guia Definitivo

HubSpot CMS x WordPress - O Guia Definitivo

HubSpot CMS vs WordPress: compare as funcionalidades e ferramentas das plataformas e veja qual é a melhor solução para o seu negócio.

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HubSpot CMS ou WordPress? Como escolher o melhor CMS para a minha empresa? Essa dúvida assombra milhares de profissionais de Marketing Digital. E não é nada fácil solucioná-la, já que NÃO EXISTE RESPOSTA CERTA. 

O WordPress é, Content Management System (CMS) mais popular do mundo, mas a solução da HubSpot tem se tornado uma alternativa poderosa para quem quer “perder” menos tempo gerenciando plugins e ganhar mais tempo para colocar suas estratégias em prática. 

Para encontrar a resposta para essa dúvida, é preciso levar em consideração fatores como disponibilidade de um time de desenvolvedores, segurança, facilidade de uso, e claro, o seu orçamento. 

Mas, superar o desafio e escolher o melhor CMS é muito importante!

 Afinal, o CMS é a base para todas as Experiências Digitais da sua marca. 

Por essa razão, levantamos alguns dos pontos que consideramos mais importantes para a escolha do CMS e dêmos a nossa visão sobre as diferenças entre o HubSpot CMS e o WordPress para empresas que querem transformar a experiência dos seus leads e clientes.

HubSpot CMS ou WordPress, como escolher? 

Se você fez essa busca no Google e viu outros artigos sobre esse assunto, certamente você notou que a comparação entre HubSpot CMS e WordPress é mais difícil do que parece. Isso porque cada plataforma surgiu com propósitos completamente diferentes, que fez com que elas se desenvolvessem de maneiras distintas.  

A HubSpot, por exemplo, possui um forte DNA de Marketing, automações e CRM. Já o WordPress surgiu com um propósito ligado estritamente à criação de Blogs 

Mesmo assim, existem fatores que são VITAIS para a tomada de decisão de quaisquer negócios. Abaixo, nós separamos aquelas que consideramos as mais importantes. 

Vamos lá? 

Segurança 

Bem, vamos começar com o que consideramos o ponto-chave de qualquer CMS: a segurança. O site é considerado, entre muitas outras coisas, a ‘Vitrine Digital” do negócio. Garantir a sua segurança, assim como dos dados armazenados nele, deve ser prioridade máxima. 

E, na minha opinião, esse é uma das principais preocupações ao trabalhar com o WordPress. 

Isso porque o WordPress é um software de código-aberto, o que aumenta os riscos de quebra de segurança - especialmente para empresas que não possuem um bom time de desenvolvedores que possam garantir a segurança do código de CADA plugin utilizado. 

Mas, calma. Não é o fim do mundo! Existem centenas de empresas de hospedagem no mercado que oferecem um ambiente seguro no WordPress. 

Mas, o que acho importante no caso da HubSpot, é que seu código é privado e extremamente seguro. Na verdade, a dedicação e forte investimento da HubSpot em questões de segurança dos dados é um dos principais alicerces do sucesso da plataforma. 

Neste link aqui, você pode ver um documento completo com todas as informações oficiais da HubSpot sobre os protocolos de segurança, o monitoramento 24/7, a proteção do Datacenter, as Auditorias e muito mais. Recomendo demais essa leitura para que você entende o quão dedicada é a plataforma nessa questão. 

Em nossa experiência nos últimos 6 anos trabalhando em parceria com a HubSpot, nem uma única vez sequer enfrentamos problemas de segurança. 

Segurança 

Facilidade de uso 

A facilidade é outro fator que eu considero muito importante para um CMS. Isso porque nossa operação simplesmente não pode depender de apenas alguns especialistas para criar páginas, duplicar templates e editar conteúdo. 

O time de marketing, por exemplo, precisa de agilidade e facilidade para aplicar suas estratégias, especialmente quando falamos de campanhas onde o timing é crucial para sua efetividade. 

Com WordPress, os modelos gratuitos são raramente editáveis se você não tiver conhecimentos básicos sobre programação. Claro, é possível optar por temas Premium, que permitem uma edição mais simples e rápida. Mas, mesmo assim, é preciso identificar bons temas, avaliação de clientes, etc… além de os temas usarem plugins que requerem atualizações constantes que com o tempo ficam defasados e podem gerar incompatibilidade. Exigindo manutenção por um profissional.

Já no HubSpot CMS, o editor é um dos mais simples e eficazes que já vi! O estilo “drag-and-drop” permite a inclusão de formulários, CTAs, “blocos de conteúdo” e muito mais - sem precisar saber programar uma linha! E o melhor, você faz tudo em uma única página. 

Somado a isso ainda existe um Marketplace de templates com versões gratuitas e pagas, para que você escale sua operação muito mais rápido. 

O HubSpot possui uma área chamada de "Design Manager", para programadores desenvolverem módulos e templates. Além disso, a plataforma ainda conta com a área do Editor de Conteúdo, que dá liberdade para os profissionais de Marketing realizarem as edições no site - sem a necessidade de conhecimento técnico. E a melhor parte é que time de Marketing podem essas edições no mesmo sistema em que gerenciar seus leads, disparam e-mails, etc... Tudo em um único lugar

Facilidade de Uso

SEO 

Qualquer profissional de Marketing sabe da importância do Search Engine Optimization (SEO) para o funcionamento das estratégias no Digital. E, para ser sincero com você, neste caso, tanto a HubSpot quanto o WordPress (ao utilizar os Plugins adicionais, como o Yoast SEO) oferecem ferramentas bastantes robustas para a análise do SEO e formas de otimizá-lo de forma prática e fácil. 

A grande questão aqui é o gerenciamento de plugins do WordPress. Enquanto o HubSpot CMS conta várias ferramentas nativas de SEO, o WordPress exige que você manuseie um ou mais plugins. Isso significa atualizações constantes, diferentes relatórios e um gerenciamento mais custoso - o que torna o trabalho do time de Marketing menos produtivo. 

SEO 

Relatórios

Se você é focado em resultados, este talvez seja um dos tópicos mais importantes. Afinal, o objetivo do site é oferecer um ambiente de relacionamento e comunicação entre as pessoas e sua empresa. 

Então, se você não está analisando o desempenho das suas páginas, pode ter certeza que você está perdendo muitas oportunidades de negócios. 

A verdade é que as duas plataformas oferecem maneiras de coletar e analisar a performance do seu site e blog. Na HubSpot você tem uma visão muito mais completa, uma vez que pode cruzar todos os dados de visitas, contatos, vendas. Somado a isso,  a HubSpot tem mais de 130 relatórios prontos para escolher e analisar como está seu site, suas ações de marketing e vendas, sua geração de leads, a performance da sua equipe de vendas e de suporte ao cliente. 

Então a principal diferença está em como os dados são apresentados e como você pode utilizá-los em toda a sua estratégia de Marketing e Vendas.  

Na HubSpot, todos os dados coletados de visitas ao site são apresentados em um único Dashboard, simples e intuitivo. Mas isso não é o tudo. Ao integrar o CMS com o CRM da HubSpot é possível ter uma visão real do impacto do seu site na captação de leads e até mesmo nas vendas da empresa!

Relatórios

Funcionalidades Adicionais

Por último, eu selecionei alguns fatores que também precisam ser avaliados para fazer uma escolha mais consciente (melhor). 

Como falamos no tópico anterior, criar experiências incríveis é vital para que a comunicação “marca-pessoas” funcione. Mas, de nada adianta criar um site belíssimo e lento. Segundo esta pesquisa do Google, as empresas tem aproximadamente 3 segundos para carregar o conteúdo antes que o visitante se frustre com o site. 

O WordPress exige diversos plugins, que nada mais são do que softwares adicionados  ao CMS. Conforme você vai desenvolvendo um CMS completo, o WordPress começa a se tornar mais pesado. Por outro lado, a solução da HubSpot é rápida e fácil. Não é preciso ficar buscando constantemente por plugins e temas mais rápidos. 

Na verdade, quando o assunto é preocupação, a HubSpot permite o que chamamos de “Preocupação Zero” com o site. O fato da empresa ser um Unicórnio norte-americano significa que ela possui recursos para garantir que seu sites esteja sempre disponível, seguro e rápido. 

Por fim, com o crescimento da relevância das redes sociais na vida das pessoas, desconsiderá-las nas estratégias de Marketing Digital é praticamente impossível.Mas gerenciá-las, ao mesmo tempo que as integra ao CMS pode ser um grande desafio. 

Ao menos, para quem não utiliza a HubSpot. Isso porque o HubSpot CMS possibilita uma integração nativa com as redes sociais do usuário, oferecendo um controle total e o fácil compartilhamento das informações entre o CMS e as redes sociais. 

Funcionalidades Adicionais

Experiência 

Outro fator que é tão importante quanto os anteriores, mas normalmente não é levado em consideração ao escolher o CMS é a experiência do usuário. 

Como já explicamos, o CMS é a base para toda a experiência digital que um potencial cliente terá com sua marca. Isso significa que a impressão que ele terá do seu negócio será muito influenciada pela forma que ele experiencia seu site, blog, etc… 

A HubSpot possui uma das features que eu considero mais importantes para criar uma experiência incrível: o Smart Content

Nós já escrevemos no Blog sobre como essa ferramentas pode transformar a experiência com sua marca e como, somado à outras ferramentas como o HubSpot CMS Membership, pode reduzir ao máximo as possíveis fricções com os usuários. 

O Smart Content (utilizado junto ao CRM) permite que o conteúdo do seu site seja apresentado sob medida para diferentes tipos de leads e clientes. Na prática, isso significa que você pode apresentar diferentes “Páginas Iniciais” para usuários que você identifique que possuem diferentes relações com sua empresa, a partir do tipo de produto que buscam, da sua Jornada do Consumidor, ou até mesmo do seu Ciclo de Vida com a marca. 

Essa feature é muito importante na era do “Mobile First”, permitindo que um site seja ao mesmo tempo completo em sua versão para desktop, e otimizado para a navegação por celular. Todo o conteúdo (incluindo também os formulários) podem ser reduzidos ou até mesmo substituídos ao identificar as características do visitante. 

Com isso, você pode gerar relacionamentos contextualizados para cada usuário. As opções de adaptação do conteúdo são

  • País: Dessa forma, empresas multinacionais podem oferecer produtos diferentes em diferentes países, além de adequar sua comunicação ao tom de marca local. 
  • Tipo de Dispositivo : Assim, é possível criar sites que são mais do que responsivos, são experiências únicas e feitas exclusivamente para desktops, celulares ou até tablets. 
  • Fonte de referência: Os conteúdos também podem ser otimizados de acordo com a fonte de origem do visitante, como pesquisa orgânica, anúncios, redes sociais, e até de campanhas específicas de Marketing. 
  • Idioma de preferência: Nesse caso, as empresas não precisam mais de duas urls diferentes para disponibilizar seu conteúdo em mais de um idioma. 
  • Fase do Ciclo de Vida: Essa adaptação permite que diferentes conteúdos sejam apresentados para Visitantes, Leads, MQLs, SQLs, Oportunidades (aqueles que já estão participando de um processo comercial e Clientes. 
  • Participação na lista de contatos: Neste último caso, as opções são infinitas. Contanto que o visitante da lista faça parte de determinada lista de contatos do CRM, é possível criar conteúdo exclusivo.

Se as relações com seus clientes evoluem e se transformam, o seu site deve refletir isso! 

Conclusão 

Com certeza você percebeu quem consideramos o CMS campeão né?

A HubSpot é, em nossa opinião, a melhor solução para empresas que querem todas as vantagens de um CMS super potente, sem as dificuldades de gerenciamento de plugins que o WordPress.  

E para aqueles que questionam os diferentes valores de investimento, eu proponho o seguinte: não leve em consideração apenas o preço da ferramenta, olhe também para a produtividade do seu time, as ferramentas de suporte, os preços somados de plugins extras no WordPress e, principalmente, o tempo “perdido” de aprendizado e gerenciamento destes plugins. 

Com o HubSpot CMS você foca no que realmente importa: criar relações mais fortes e orgânicas com seus leads e clientes.

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